Connect with us
banner Por Onde Anda

Nelsinho Filho

A Bola da Vez – Manoel Nabeto – Neo

Publicado

em

banner Por Onde Anda

Neo defendendo o time do Colorado (PR).

Nome – Manoel Marques Nabeto
Apelido – Neo
Naturalidade – Vicente de Carvalho (Gjá)
Data de nascimento – 29/07/1945
Esporte – Futebol
Posição – Ponta de lança e centroavante

Nosso homenageado da semana é mais um craque de bola nascido pelas mãos de Dnª Ana Parteira, na Bocaina, em Vicente de Carvalho.

Meio campista de extrema habilidade técnica, “Neo” foi um jogador diferenciado, pois driblava e tocava a bola com a mesma qualidade em ambos os pés. Aonde caísse a “gorduchinha”, tanto no direito como no esquerdo, o desempenho era o mesmo.

— Leia também: Por Onde Anda – Celso Gavião

Sua trajetória no futebol começou no infantil Paraná em 1958, sob o comando do técnico Josino. Dois anos depois, a convite do técnico Nívio, transferiu-se para o Itapema FC. No amador ainda vestiu as camisas do Brasil AC e da Sociedade Esportiva Itapema.

Em 1966, Néo fôra indicado por Daltro Rodrigues (falecido), então técnico da Socia, ao profissional do São Bento de Sorocaba. No ano seguinte voltou para o Guarujá, e, para não ficar parado, aceitou o convite do saudoso Jackson, para disputar um torneio pelo Jabaquara AC.

Do Jabuca seguiu para o Guarani de Ponta Grossa, no Paraná. Na sequência participou de um período de testes no Olimpique de Marselle, na França e no Sporting, de Portugal, mas, optou em voltar ao Brasil e treinar no Corinthians, até chegar no Sport Clube Recife, equipe que permaneceu por dois anos.

Nelsinho- Na onda do esporte

A saga futebolística de Neo continuou nos times do Pontagrossense (PR), Coritiba (PR), Paulista de Jundiaí, Colorado (PR) e Operário (PR), quando encerrou a carreira em 1978.

Aposentado como Carpinteiro Naval, nosso ex-craque, que residia em Vicente de Carvalho, mudou-se com a sua esposa Júlia Ricetti para a Cidade de Ponta Grossa, no Paraná.