Guarujá em Foco
Alunos desenvolvem pesquisa sobre bullying entre os colegas
De 32 alunos da EM Professora Lúcia Flora dos Santos, em Guarujá, 20 relataram ter sofrido com a prática
O bullying tem sido abordado nas escolas de Guarujá com ações de conscientização de alunos, professores e familiares. Na Escola Municipal Professora Lúcia Flora dos Santos (Jardim Progresso), por exemplo, os estudantes desenvolveram uma pesquisa sobre o bullying na própria unidade. O levantamento foi elaborado pelo 6º ano, com entrevistas dos colegas do 9º ano de ensino fundamental II.
– Leia também: Mutirão de Vacinação atende no Perequê nesta quarta
A pesquisa mostrou vários tipos de bullying, como são realizados, por quem, consequências e o que foi feito para amenizar.
Dados sobre bullying
Ao todo, 32 estudantes responderam aos questionamentos dos colegas. Destes, 20 relataram terem sofrido a prática, em seus diversos tipos. A pesquisa revelou ainda que as meninas são as que mais sofrem, e os meninos os que mais praticam. Outro detalhe apontado é que os estudantes que praticam bullying não reconhecem tal prática.
Os indicadores trabalhados foram na sua maioria violência verbal, xingamentos, apelidos, entre outros. A ideia de desenvolver uma pesquisa na unidade surgiu em agosto deste ano, após a implementação do livro “Bullying é o quê?”, pela Secretaria de Educação (Seduc) junto à rede municipal.
A professora de matemática, Marta Menezes da Macena, que coordenou a pesquisa na EM Lúcia Flora, considerou o resultado satisfatório. “Este é um tema de grande importância, presente na sociedade, mas que deve ser combatido por todos. Para o levantamento, os alunos fizeram a apuração e tabulação de dados, com posterior reflexão com os professores. Nosso objetivo é através deste trabalho, conseguir cada vez mais conscientizar os nossos alunos”, contou ela. A docente contou também com o apoio da professora de língua portuguesa, Lídia Maria da Silva.
Livro
Incorporado em agosto na rede municipal de ensino, o material paradidático é destinado a nove mil alunos, entre 9 e 12 anos. Com 20 páginas, o livro é semanalmente utilizado nas escolas. O intuito é melhorar a convivência e incentivar o exercício da cidadania em sala de aula. A abordagem está em conformidade com os dispositivos legais, que indicam ações de conscientização, prevenção e combate ao bullying, como as Leis Federais nº 13.185/15 e nº 13.663/18, além da Lei Municipal nº 4.658/19.
O que é bullying ?
Palavra de origem inglesa, que vem de bully, o que significa valente. Pode ser identificado por meio de apelidos, xingamentos, humilhações, perseguições ou ainda por constantes agressões, nas mais diferentes formas, seja ela física, verbal ou psicológica.
You must be logged in to post a comment Login