Índice aponta queda nas fatalidades de trânsito na Baixada

A divulgação do balanço anual de estatísticas sobre acidentes de trânsito no Estado de São Paulo apontou que, de janeiro a dezembro de 2019, a região administrativa de Santos registrou 268 fatalidades contra 274 no ano anterior, uma redução de 2%.
Os dados são do Infosiga SP, sistema de gerenciamento mensal de dados do programa estadual Respeito à Vida. Motocicletas lideraram as estatísticas com 95 mortes, seguidas por pedestres (83), ciclistas (59) e ocupantes de automóveis (22).
O município de Guarujá registrou 09 ocorrências a mais no período comparativo entre 2018 e 2019, um aumento de 26% nas ocorrências. Foram 35 em 2018, e 44 em 2019. Apenas Santos e Praia Grande obtiveram uma redução drástica nos números de ocorrências, o que reduziu o índice da região.


São Vicente registrou aumento de 07 ocorrências (16%) e Cubatão de 33 passou para 34 casos. Os demais municípios da região acumularam alta de 18%, cerca de 10 ocorrências a mais.
Em todo o Estado, houve 5.433 fatalidades em ruas e rodovias, queda de 0,6% na comparação com 2018 e menor índice desde o início da série histórica da entidade, em 2015. No mesmo período, foram registrados 143 mil acidentes com vítimas fatais e não fatais.
O levantamento destaca ainda que as vias municipais concentram 50% das fatalidades e 80% dos acidentes com vítimas. Em 2019, houve redução de 0,5% nos óbitos em vias municipais.
Nas rodovias que cortam o Estado, foi registrado aumento de 2,5% nas ocorrências e, no Estado, 11 das 16 regiões administradas tiveram redução nos índices. A região de Registro apresentou a maior queda nas fatalidades (-23%), enquanto a região de Barretos teve o maior aumento (+26,2%).


Secretários de Segurança Pública pedem ministério exclusivo para área

Grupo se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira

Integrantes do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) se reuniram (22/01), em Brasília, com o presidente Jair Bolsonaro, e pediram a recriação do ministério exclusivo para o setor. O encontro foi transmitido ao vivo na conta oficial do presidente no Facebook. Ao assumir o governo, no ano passado, Bolsonaro decidiu fundir os ministérios da Segurança Pública e o da Justiça, resultando na pasta que vem sendo comandada desde então pelo ex-juiz Sergio Moro.
Além de pedirem a recriação da pasta especializada, os secretários estaduais pediram a ampliação das verbas do fundo nacional de segurança pública, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de equipamentos de segurança e a determinação, nos contratos de concessão, para que operadoras de telefonia façam o bloqueio de sinal de celular em áreas de segurança, como presídios. O presidente disse que vai avaliar os pedidos “o mais rápido possível”.
“A demanda passa aqui, passa pela isenção de IPI para material de segurança, passa pela questão de telefonia, passa por mais recursos, os fundos, e uma proposta que os senhores trouxeram, que seria a recriação do Ministério da Segurança. (…) Estudaremos essas questões e daremos uma resposta o mais rápido possível”, afirmou Bolsonaro após ouvir o pleito dos secretários.
O presidente estava acompanhado dos ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria Geral) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). Participaram também os secretários de segurança do Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.


 

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Ecovias faz acordo com MP e terá que devolver R$ 650 milhões

Empresa administra o sistema Anchieta-Imigrantes desde 1998 De Agência Brasil – São Paulo A concessionária Ecovias celebrou, nesta segunda-feira (6), um acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), em que se compromete a investir R$ 650 milhões em obras, redução de pedágio e devolução ao erário, como forma de reparação pelo Leia mais

Anvisa autoriza navio Scenic Eclipse a desembarcar tripulantes

Embarcação estava há 26 dias sem parar em nenhum porto. Navio Costa Fascinosa (foto) permanece atracado em quarentena no terminal santista De Agência Brasil A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na noite de ontem (2) o atracamento e o desembarque de 54 tripulantes do navio de bandeira australiana Scenic Eclipse, no Porto de Leia mais

Governo de São Paulo vai doar leite para 21 mil idosos

Distribuição começa segunda-feira e vai até 6 de junho De Agência Brasil O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (1º) que o programa Viva Leite será ampliado no estado, destinando leite gratuitamente para 21 mil idosos que estão em abrigos e residências socioassistenciais. A medida terá início na próxima segunda-feira (6) e valerá Leia mais

Ao vivo: Bolsonaro faz pronunciamento sobre combate à covid-19

De Agência Brasil – Brasília O presidente Jair Bolsonaro faz pronunciamento na manhã de hoje (27), no Palácio do Planalto, sobre medidas adotadas pelo governo federal para reduzir os efeitos do novo coronavírus (covid-19) no país. Em seguida, haverá entrevista coletiva com os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, da Caixa Econômica Federal Pedro Leia mais