Prefeitura cria ‘Sala de Situação’ em prevenção aos coronavírus

Prefeito Válter Suman realizou reunião com diversos agentes das redes pública, particular e conveniada, entre outros órgãos (PMG)

De Guarujá

A Prefeitura de Guarujá criou uma ‘Sala de Situação’ para atuar de maneira estratégica na prevenção e monitoramento a possíveis casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Por isso, mesmo sem registros, ainda que suspeitos, da doença na Cidade, o prefeito Válter Suman convocou para reunião, nesta sexta-feira (28), diversas autoridades das redes de saúde municipal, particular, estadual, e, ainda, de representantes da autoridade portuária para discutir o tema.
Mais de 50 pessoas compareceram ao encontro. Na oportunidade, além de abordar o que é a doença, como ela se manifesta e principais sintomas, a equipe da Prefeitura detalhou o Plano Municipal de Assistência ao Paciente com Sintomatologia Respiratória, publicado no Diário Oficial do Município do último dia 19.
O documento é um guia estratégico referência a ser adotado na rede de saúde (municipal, estadual e particular) para o atendimento a possíveis suspeitas de infectados. O Plano padroniza normas e tem como uma de suas bases as recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde. Trata-se de um material provisório, que reúne diretrizes aos profissionais de saúde, além de orientações e encaminhamento de pacientes, sendo ainda referência para os coronavírus COVID-19, SARS e MERS.
Mesmo Guarujá não tendo casos suspeitos da doença, o prefeito entende que é necessário toda a rede de saúde estar preparada e a população informada. E sem alarmismo. “A Sala de Situação não tem data para terminar. Nosso objetivo é trabalhar de maneira integrada com toda a rede e seus profissionais, garantindo, assim, ao máximo, a agilidade necessária, caso de termos casos suspeitos da doença em nossa Cidade”. Na ocasião, o chefe do Executivo falou da criação de um grupo de whatsapp entre os gestores de saúde para dirimir dúvidas, dar orientações, e demais questões acerca do fluxograma.
Treinamentos e procedimentos
Desde o dia 11 de fevereiro as equipes de Saúde estão sendo treinadas pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura. O diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura comentou ainda sobre a importância das equipes das unidades estarem atentas aos procedimentos estabelecidos no Plano.
“Além dos principais cuidados de higiene que todos devemos adotar, ao identificar um caso suspeito, o profissional deve levar este paciente a uma sala isolada (já reserva e preparada na Unidade). Lá ele vai fazer a coleta de amostra, em que a Vigilância Municipal deverá encaminhar para análise do Instituto Adolfo Lutz, que é quem atesta o laudo”.
Dentre os participantes estavam ainda o secretário de Saúde de Guarujá, a coordenadora do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado na Região, Janice Silva dos Santos; a especialista portuária Marcela Ribeiro, representante da Santos Port Authority (SAP), além de representantes do Hospital Santo Amaro (HSA), Unidade Complexa William Rocha, Organização-Social Pró-Vida, Laboratório Itapema, hospitais públicos, particulares e conveniados da Cidade.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Ao vivo: Bolsonaro faz pronunciamento sobre combate à covid-19

De Agência Brasil – Brasília O presidente Jair Bolsonaro faz pronunciamento na manhã de hoje (27), no Palácio do Planalto, sobre medidas adotadas pelo governo federal para reduzir os efeitos do novo coronavírus (covid-19) no país. Em seguida, haverá entrevista coletiva com os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, da Caixa Econômica Federal Pedro Leia mais

Detentos de SP vão produzir máscaras de proteção contra o coronavírus

Serão produzidas 320 mil máscaras nas fábricas adaptadas De Agência Brasil O governador de São Paulo, João Doria, disse hoje (24) que os detentos do estado vão produzir, a partir de amanhã (25) máscaras descartáveis não cirúrgicas de proteção contra o novo coronavírus. Segundo ele, serão produzidas 320 mil máscaras nas fábricas adaptadas especialmente para Leia mais

São Paulo investiga mais 4 mortes suspeitas de infecção por Covid-19

Casos ocorreram na mesma rede de hospital onde morreu primeira vítima De Agência Brasil Quatro óbitos estão sendo investigados em São Paulo por suspeita de infecção pelo novo coronavírus, Covid-19. A informação é do secretário de Saúde estadual de São Paulo, José Henrique Germann, e do infectologista David Uip, coordenador do Comitê de Contigência do Leia mais

Saiba tudo sobre o novo coronavírus e a doença que ele provoca

De Agência Brasil Conheça os sintomas, as formas de transmissão e saiba como se prevenir A cada dia novos casos de Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, se confirmam no mundo. Até a tarde desta quinta-feira (12), o Brasil registrava 77 casos confirmados da doença e monitorava 1.422 situações suspeitas. Outros 1.163 casos já Leia mais