Connect with us

Destaque

Acompanhe aqui atualizações e medidas contra a doença em Guarujá

Publicado

em

Atualizado em 24/03 – 11h30 – Casos Suspeitos de Coronavírus em Guarujá

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informa que monitora 108 casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19) na Cidade. Todos aguardando resultado laboratorial do Instituto Adolfo Lutz (IAL). Seguindo a orientação da Sesau, essas pessoas estão em isolamento domiciliar.

Outros quatros casos suspeitos já foram descartados. Até o momento, quatro pessoas estão internadas. Não há casos confirmados da doença no Município.

A Secretaria lembra que no dia 19 de fevereiro foi publicado no Diário Oficial do Município, o Plano de Assistência ao Paciente com Sintomatologia Respiratória, documento que reúne diretrizes aos profissionais de saúde, além de orientações e encaminhamento de pacientes.

O material de Guarujá foi pioneiro no Estado de São Paulo, sendo a primeira Cidade a adotar um fluxograma na rede de saúde. Os profissionais da saúde, inclusive, começaram a ser treinados pela Sesau no dia 11 do mês passado.

No último dia 13, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, solicitou ao Condesb reunião (realizada no último dia 16), para adotar um Plano de Contingência Metropolitano de Enfrentamento ao Coronavírus, onde foram definidas 11 estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Atualizado em 20/03 – 11h10 – Casos Suspeitos de Coronavírus em Guarujá

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informa que, até a manhã desta sexta-feira (20), monitora 46 casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19). Essas pessoas estão em isolamento domiciliar e aguardam resultado laboratorial. A maioria dos pacientes possui histórico de viagem à China ou Itália. Não há casos confirmados da doença.

Atualizado em 18/03 – 12h13
Da Redação

A Prefeitura de Guarujá tem enviado boletins diários sobre a situação dos casos em monitoramento e vamos manter essa postagem sempre atualizada para que nossos leitores tenham sempre uma fonte confiável de informações para se prevenir e manter seus familiares e amigos próximos protegidos.

Infectados
Até a manhã desta quarta-feira, na região Baixada Santista, cerca de 1,9 mil casos do novo coronavírus (Covid-19) estão em análise, segundo o Secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz. A região conta com cerca de 1 leito para cada 10 mil habitantes no SUS, o que é insatisfatório para atender todos os possíveis casos de coronavírus.
A Baixada Santista ainda não registrou nenhum caso confirmado da doença, mas há 44 casos suspeitos da doença.

Casos suspeitos
A Prefeitura de Guarujá monitora 21 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), que estão em isolamento domiciliar e aguardam resultado laboratorial do Instituto Adolfo Lutz. Todos possuem histórico de viagem para China e Itália.

Atividades esportivas suspensas

Os Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs) e Centros Esportivos Municipais estão com as aulas paralisadas preventivamente. Além deles, também estão suspensos também os treinamentos das equipes que representam a Cidade em competições oficiais e o Programa Praia Acessível. As seletivas para o Programa de Incentivo Ao Esporte foram realizadas quase em sua totalidade, restando apenas as do tênis de mesa e xadrez.

Decisões metropolitanas

Onze medidas preventivas foram tomadas, em comum acordo entre todos os municípios da Baixada Santista, para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).

1) Escolas fechadas – aulas das escolas municipais suspensas por tempo indeterminado a partir do próximo dia 23 (segunda-feira). Recomendação para as instituições privadas. Sendo assim, até a próxima sexta-feira (20), as escolas municipais de Guarujá permanecerão abertas para orientação de pais e alunos, com a manutenção das aulas. Porém, durante este período não serão repassados conteúdos regulares em sala de aula, apenas de prevenção e reforço escolar. Por isso, as faltas não serão computadas. O mesmo vale para as entidades conveniadas, Caecs, EJA e de contraturno escolar e rede privada.

2) Equipamentos e atividades públicas – todos os equipamentos e atividades esportivas, culturais e de lazer serão suspensas a partir desta terça-feira (17), por tempo indeterminado, com exceção dos serviços de Saúde, Segurança e Assistência Social (abrigos e restaurantes populares – Bom Prato). Com isso, estão suspensas as apresentações, exposições e reuniões no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no Anfiteatro Ferreira Sampaio, na Usina Cultural e no Museu da Fortaleza da Barra Grande, em Guarujá, bem como os cursos e oficinas realizados nesses locais.

3) Alteração do regime de trabalho das prefeituras – permitindo home office (trabalho em casa), de acordo com a deliberação das chefias imediatas, avaliando a idade, doenças pré existentes e de acordo com a natureza do serviço.

4) Eventos públicos em geral – cancelados. Os cursos organizados pela Secretaria de Relações Sociais de Guarujá – entre eles o de Libras, Mulheres que Cuidam, Promotoras Legais Populares, Dança de Salão e formação de doulas, nos seus respectivos polos, estão suspensos por tempo indeterminado.

5) Eventos privados – suspensão de autorização para eventos privados por tempo indeterminado, incluindo os já autorizados.

6) Locais de grande circulação – recomendação de restrição de circulação de público e atividades em locais como shopping, igreja, clube, centro comercial, cinema, teatro e similares. Força-tarefa para orientação de higiene e medidas preventivas.

7) Plano Regional de Contingência – definição de pauta de demandas de recursos, insumos e equipamentos necessários para o enfrentamento da doença e assistência aos pacientes. A proposta conjunta será elaborada pelos secretários municipais de Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS-4) e encaminhada nesta segunda-feira (16) aos governos Estadual e Federal.

8) Comitê Metropolitano Permanente – colegiado com as nove prefeituras irá se reunir periodicamente para definir novas estratégias. A próxima reunião está marcada para quinta (19), às 9h30.

9) Comunicação – campanha conjunta de divulgação das ações e medidas preventivas, com início nesta segunda-feira (16). Destaque para a importância da adesão da sociedade, principalmente idosos e pessoas com comorbidades (grupos de risco) e jovens (principais agentes de transmissão da doença). Grupo de secretários municipais do setor desenvolverá material informativo.

10) Visitas hospitalares – suspensas por tempo indeterminado. Será permitido apenas acompanhante que não tenha comorbidades.

11) Suspensão de autorização para vans e ônibus de turismo – medida válida para todas as cidades da Baixada Santista, por tempo indeterminado

Aulas suspensas

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá tomará medidas preventivas em toda a rede de ensino com relação ao novo coronavírus (Covid-19). Por isso, a partir da próxima segunda-feira (23), as aulas ficarão suspensas por tempo indeterminado, de acordo com o cronograma abaixo:

De 16 a 17/03 – Acolhimento dos alunos e funcionários, com reforço dos protocolos de higiene; elaboração de cronograma para reunião com responsáveis e convocação

De 17 a 20/03 – Reunião com pais e responsáveis, em diversos horários, visando coibir a aglomeração em sala

19/03 – Divulgação de boletim informativo da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel)

20/03 – Último dia letivo antes da suspensão das aulas


 

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement