Estudo mapeia bairros com maior incidência de casos do novo coronavírus

Levantamento em Guarujá aponta que Pae Cará, Enseada e Astúrias concentram o maior número de casos confirmados da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá mapeou a incidência de casos de Covid-19 por bairros da Cidade. Nesta segunda-feira (27), o Pae Cará, no Distrito de Vicente de Carvalho, ocupava o topo dessa lista, com 21 diagnósticos positivos. Em seguida, vêm a Enseada, com 18 contaminações – incluindo um óbito –, e Astúrias, que registrou 13 infecções e também um óbito.

Os números ajudam a entender que a Cidade já está vivenciando a chamada contaminação comunitária, a maior preocupação não é mais a entrada do vírus por outros municípios ou países, mas, sim, a propagação dele entre a própria população residente.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Antônio Chagas, a disseminação da doença, causada pelo novo coronavírus, segue uma lógica ligada à densidade demográfica dos bairros. “A incidência populacional conta muito, além de estarem sempre muito movimentados, principalmente o Pae Cará e a Enseada. São locais onde as pessoas são frequentemente vistas nas ruas e, o que é pior, sem a proteção adequada”, coloca.

Ainda segundo o diretor, os dados servem para alertar as pessoas quanto à importância do isolamento e distanciamento social, das medidas de higiene e o devido uso de máscaras quando precisar sair de casa.

Óbitos por bairro

O mapeamento mostrou os bairros onde o coronavírus causou mortes. Além de Enseada e Astúrias, Parque Estuário, Jardim Santa Maria, Perequê, Jardim Conceiçãozinha e Vila Áurea também tiveram vítimas da Covid-19, uma em cada um deles.

Flexibilização

O ato natural de flexibilização dos comércios não deve, em hipótese alguma, trazer à população uma falsa sensação de normalização. Ao contrário, deve ser encarado como a oportunidade de mostrar que é possível retomar a atividade econômica sem fazer com que os índices de contaminação aumentem de forma desordenada.

Até porque tais medidas precisarão ser adotadas de maneira mais severa, até que exista uma solução definitiva para barrar os impactos que o novo coronavírus tende a causar no organismo das pessoas.

Reforço na conscientização

Desde o dia 18 de março, a Prefeitura tem realizado uma série de iniciativas de conscientização da importância do isolamento e distanciamento social. Carros de som têm circulado com mensagens destacando que é importante as pessoas ficarem em casa, máscaras foram distribuídas em locais ainda com grande movimento e a presença da Fiscalização nas ruas e comércios são algumas delas. É o que será mais ainda reforçado a partir de então nos bairros com maior incidência de contaminação.

O mapeamento servirá também para que a Prefeitura saiba exatamente onde deve intensificar as ações e monitorar ainda mais de perto os casos suspeitos que têm aparecido nas unidades de Saúde com origem nessas regiões.

Onde estão os casos confirmados

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Governo do Estado apresenta nova quarentena

O Governador João Doria apresentou nesta quarta-feira (27) o Plano São Paulo para reabertura de setores da economia durante a quarentena de enfrentamento ao coronavírus. A partir de 1º de junho, índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos em 17 regiões do estado vão definir cinco níveis restritivos de retomada produtiva segundo critérios Leia mais

Guarujá tem novo aumento no número de recuperados

A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que neste segunda-feira (25) confirmou um óbito que teve como causa principal a infecção pelo novo coronavírus. A covid-19 matou 61 pessoas na Cidade. Nas últimas 24 horas, a Vigilância Epidemiológica informou 8 exames positivos para a doença. O consolidado de casos confirmados é de 735. São 158 os Leia mais

Comissão de vereadores está de olho em ações de combate à covid-19

Trabalhos incluirão a análise de gastos com serviços, equipamentos e obras, além da checagem de materiais e cumprimento de prazos contratuais Por unanimidade de votos, o plenário da Câmara Municipal de Guarujá aprovou nesta terça-feira (5) a criação de comissão específica para acompanhar as tratativas e decisões do Executivo relacionadas ao combate ao Covid-19, em Leia mais