Governo executa pavimentação em mais de 100 ruas

De Guarujá

Uma nova realidade na infraestrutura urbana de Guarujá e Vicente de Carvalho começa a tomar corpo, com os serviços de repavimentação, drenagem e sarjetas em mais de 100 vias públicas de ruas e avenidas, obra em andamento na Cidade. No Pae Cará, já são 32 vias praticamente concluídas.
Na última terça-feira (18), técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra) de Guarujá fizeram uma vistoria técnica em ruas e avenidas do Pae Cará, com a presença do prefeito Válter Suman. Operários e máquinas interrompem as operações durante o período do Carnaval, retomando-as em seguida.
O pacote de melhorias foi viabilizado com investimento de R$ 60 milhões captados pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal, em convênio assinado em 2019.

Intervenções
As intervenções começaram pela Avenida Atlântica, entre as ruas Joana de Menezes Faro e São João, no último dia 9. Na última quinta, passaram pelas ruas Pedro Lopes, Ernesto Santos Cláudio e adjacências.
De acordo com informações da Seinfra, após o Carnaval as operações seguirão pelo Pae Cará e bairros vizinhos, conforme cronograma de ações da Administração e as demandas recebidas pela Ouvidoria Municipal, entre outros canais de comunicação.
Nessas primeiras vias contempladas pelo contrato, estão sendo executados só o recapeamento. Nas demais, serão feitos também outros serviços, tais como drenagem, guias e sarjetas, de acordo com a necessidade de cada uma. O contrato total tem prazo estimado de execução de 24 meses.

Aprovaram
Aos 82 anos, a aposentada Luiza Rodrigues mora há 45 no Pae Cará e diz que é a primeira vez que vê asfalto novo na Rua Operário José Dias de Moura. “A pavimentação diminuiu a poeira e a lama que ficava empoçada por vários dias. Além disso, facilitou a vida, porque sofríamos para caminhar por aqui quando chovia”, disse.
Com 59 anos de vida e 57 de Pae Cará, Manoel Alves dos Santos já faz planos após a pavimentação. “Era só buraco e pó nas nossas casas. Hoje até tenho mais vontade de comprar um carro, pois sei que não vai quebrar o veículo”, afirmou. Maria Vera Lúcia dos Santos, 68 anos, cansou de ver acidentes com ciclistas na Rua Santa Isabel, onde vive. “As pessoas não conseguiam passar por causa dos buracos. Com o asfalto novo, reduziu o risco de acidentes”, apontou.

“A pavimentação diminuiu a poeira e a lama que ficava empoçada por vários dias. Sofríamos para caminhar por aqui quando chovia”. Luiza Rodrigues
“Era só buraco e pó nas nossas casas. Hoje até tenho mais vontade de comprar um carro, pois sei que não vai quebrar o veículo”. Manoel Santos
“As pessoas não conseguiam passar por causa dos buracos. O asfalto novo reduziu o risco de acidentes” Maria Vera

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevista

Obras seguirão em Vicente de Carvalho e também em Guarujá, diz prefeito

Da Redação

Qual a importância dessas obras para o Município?

Válter Suman Prefeito de Guarujá

Válter Suman – Guarujá possui uma malha viária muito antiga e é necessário esse aprimoramento. O trabalho sempre foi feito no sentido de melhorar a infraestrutura urbana como um todo, mas asfalto e drenagem sempre estiveram entre os focos principais porque interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Que outras localidades mais serão contempladas com esse serviço?
Válter Suman
– O Pae Cará foi apenas o primeiro bairro. Depois do Carnaval daremos continuidade ao recapeamento de diversas ruas em Vicente de Carvalho, ainda. Seguimos uma programação que inclui diversas demandas que chegam à Prefeitura, inclusive via Ouvidoria Municipal, por exemplo. Uma coisa é certa: mais de 60% dos bairros atendidos serão de Vicente de Carvalho.

Além dessa extensa obra de pavimentação, o que mais está por vir?
Válter Suman
– Há mais de 30 convênios para o Município assinar e dezenas de obras que dependem apenas de detalhes para serem iniciadas, dando seguimento aos projetos da Administração Municipal iniciados em 2017. São obras de interesse turístico, saneamento, infraestrutura urbana, entre outras. Nem tudo corre na velocidade que gostaríamos, mas desafios grandes estão sendo vencidos e há muita coisa para acontecer.

O que a população pode esperar após essas obras de recapeamento?
Válter Suman
– Asfalto sempre foi muito atrelado à ideia de desenvolvimento urbano, ao progresso dos municípios. Mas há ações diversas sendo executadas em prol da infraestrutura urbana na Cidade, como a troca da iluminação de mais de 170 ruas. Saíram as lâmpadas de vapor e vieram as lâmpadas LED, uma medida que veio após um longo período de parque de iluminação completamente abandonado na Cidade. Recentemente foi feita a recuperação da Avenida Thiago Ferreira, com a instalação de novas tubulações da Sabesp, também. Há os novos mirantes, da Campina, que já é um sucesso, e o da Galhetas, que está em execução. Todas são obras que valorizam os bairros e a cidade inteira, proporcionando bem estar e garantindo os empregos e o desenvolvimento trazidos pela indústria do turismo, o que beneficia a população como um todo, sem distinções de nenhuma natureza. Todo mundo sai ganhando, em diversos aspectos, sobretudo no social.

 

Diversas ações realçam infraestrutura urbana de Guarujá

Ruas dos bairros foram totalmente remodeladas

Não são só as obras de pavimentação, guias e sarjetas em andamento em Vicente de Carvalho que estão chamando a atenção em Guarujá. O trabalho de recuperação da infraestrutura urbana da Cidade nos últimos anos vem, aos poucos, mudando a cara do Município.
Um dos pontos de partida dessa mudança foi a retomada do parque público de iluminação municipal, que já resultou na substituição de quase sete mil pontos de luz em mais de 170 ruas e avenidas, no Morrinhos, em Vicente de Carvalho, nas orlas das principais praias, entre outras regiões.
Todos os locais hoje têm lâmpadas LED, em substituição às de vapor. Elas iluminam mais e consomem menos energia, apresentando um resultado que vem atraindo os olhares de todos.
No Cantagalo, foram erguidas 400 unidades do Programa Minha Casa Minha Vida em 2018, beneficiando famílias que viviam em áreas de risco. Há uma segunda etapa prevista, com mais 240 unidades, e uma terceira, com outras 420, totalizando 1.060 unidades.
Outro projeto próximo de se tornar realidade é o Parque da Montanha, que foi retomado após mais de 10 anos paralisado. Atualmente, 180 unidades, de 574, estão sendo recuperadas e estão próximas da conclusão. É para lá que vão centenas de famílias que hoje vivem em áreas e situação de vulnerabilidade social em diversas regiões da Cidade.
Orlas
Na orla da Enseada, outros dois grandes empreendimentos entregues em 2019 vêm se destacando: o Mirante da Campina, sucesso absoluto entre moradores e turistas, e a nova Praça Horácio Lafer, já livre do esqueleto de um antigo palco de concreto que por décadas deu aspecto de abandono ao local. Hoje, a praça é ponto de encontro das famílias.
Outro projeto bastante aguardado e que está avançando é o novo Mirante das Galhetas, cujas obras estão a todo vapor. A estrutura terá piso de vidro e diversas outras atrações.
Em Vicente de Carvalho, a Avenida Thiago Ferreira foi totalmente remodelada, ganhando novas guias, sarjetas, calçadas em concreto polido, novos bicicletários, floreiras e lixeiras. Obras complementares de pavimentação em alguns pontos vão concluir as intervenções.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Oferta de leitos de UTI salta de 27 para 53 em Guarujá

Guarujá supera o índice preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de pelo menos um leito de UTI para cada 10 mil habitantes. Atualmente, o município possui mais de 320 mil habitantes De Guarujá Nesta semana, a rede municipal de saúde de Guarujá ganhou o reforço de 26 novos leitos de Unidade de Leia mais

Sabesp culpa estiagem para falta de água em diversos bairros de Guarujá

Uma semana após a reunião entre a Prefeitura de Guarujá e o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, no Palácio dos Bandeirantes, para tratar sobre os problemas de desabastecimento de água em diversos bairros de Guarujá, a situação segue sem alteração. As torneiras continuam secas, até quatro dias da semana, em bairros como Leia mais

Guarujá terá 900 novas moradias para famílias em áreas de risco

O prefeito de Guarujá, Válter Suman e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo, Reinaldo Iapequino, assinaram nesta quarta-feira (23), na sede do órgão, convênio que vai garantir o desenvolvimento de um novo empreendimento habitacional que propiciará a construção de 900 moradias para famílias que vivem em Leia mais