Guarujá consegue reduzir em 30% os casos de sarampo

Foram 40 registros da doença em munícipes em 2019 contra 12 em 2020

Guarujá registrou uma redução de 30% dos casos de sarampo no comparativo entre os anos de 2019 e 2020. No ano passado, foram 40 registros da doença em munícipes. Já em 2020, segundo o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram 12 pessoas acometidas até o final do ano passado.

Os dados demonstram que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a população não deixou de garantir a dose. Prova disso é que o número de pessoas que compareceram aos postos de saúde neste ano superou o anterior: 28.013 em 2019 e 33.073, em 2020.

“A principal forma que temos para combater doenças como o sarampo são as vacinas. Por isso é muito importante que as pessoas busquem pela imunização para diminuir a circulação do vírus”, ressalta Ana Teresinha Lopes Plaça, enfermeira técnica responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria de Saúde.

O público de 6 meses a 49 anos, que ainda não se imunizou, deve comparecer a uma unidade mais próxima de sua residência para receber a dose. Estão à disposição 20 postos de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). O atendimento é das 9 às 15 horas. É necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação, se tiver.

Os profissionais utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e seguem todos os protocolos de higiene e segurança, que estão sendo tomados para evitar a propagação do novo coronavírus, conforme recomendado por órgãos oficiais de Saúde.

FOTOS: Helder Lima

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Volta às aulas presenciais é prorrogada para 22 de fevereiro

Creches municipais e conveniadas já retornaram às atividades presenciais no último dia 11 A Prefeitura de Guarujá decidiu prorrogar o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino para o dia 22 de fevereiro. Por isso, na data devem retornar os estudantes da Educação Infantil (a partir dos 4 anos), Pré-Escola, Fundamental I e Leia mais

Enfermeira de São Paulo é primeira brasileira vacinada contra covid-19

Uso emergencial da vacina foi aprovado hoje pela Anvisa Logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, o governo paulista aplicou a primeira dose no país. A primeira pessoa vacinada fora Leia mais

Vazamento de esgoto e rachaduras no solo mantêm túnel fechado até terça, 19

Prefeitura de Guarujá convocou uma reunião emergencial para cobrar soluções da Sabesp, que foi notificada a apresentar esclarecimentos formais para incidente que levou a novo fechamento do Túnel Juscelino Kubitschek. Guarujá – Após mais um incidente que obrigou a Prefeitura de Guarujá a fechar o Túnel Juscelino Kubitscheck para obras emergenciais da Sabesp, técnicos da Leia mais