Guarujá retoma ano letivo nesta segunda-feira (5), com Projeto de Ensino Remoto

Aulas presenciais estão suspensas na rede municipal

Nesta segunda-feira (5), Guarujá vai retomar as aulas na rede municipal, por meio do Projeto de Ensino Remoto. Com isso, cerca de 34 mil alunos voltarão às suas atividades remotas, seja por meio do acesso on-line dos roteiros de estudo, que são disponibilizados no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br, na aba educação seguido por Ensino Remoto) ou ainda, a partir da retirada do material impresso na escola de origem, aos estudantes que não possuem internet. As aulas presenciais continuam suspensas.

Desde o último dia 22 de março, as escolas da rede municipal de ensino de Guarujá estavam em recesso escolar, em medida oficializada por meio da resolução 006/2021 e publicada no Diário Oficial do Município de 16 de março. A normativa tratou da antecipação do recesso referente ao mês de julho, que iniciou no dia 22 de março e que termina nesta sexta-feira, dia 2 de abril.

Desta forma retomam as aulas remotas todas as unidades da rede municipal. São elas as escolas de ensino infantil; níveis de ensino fundamental I e II; profissionalizante; educação de jovens e adultos (EJA); além dos centros de atividades educacionais e comunitárias (Caecs). O retorno na segunda (5) também envolverá os núcleos de educação infantil, cujas unidades municipais (Neims) estavam com as atividades suspensas; e os conveniados (Neics), em férias coletivas.

Os roteiros de estudo serão disponibilizados semanalmente, tanto impresso quanto no site da Prefeitura. Com o Projeto de Ensino Remoto, os professores e demais profissionais que atuam na educação, respeitando a especificidade de cada segmento, realizarão interações com os alunos através de grupos de whatsapp, e-mails, plantões virtuais para esclarecimento de dúvidas e acolhimento socioemocional aos alunos.

O secretário de educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, acrescenta inclusive, que a Prefeitura está com o processo de busca ativa permanente. “As equipes das unidades escolares já vêm entrando em contato com os alunos e seus responsáveis para que todos estejam inseridos neste período de ensino remoto”, destacou.

As aulas presenciais na rede municipal de ensino foram suspensas no último dia 15 de março – quando os estudantes prosseguiram com o ensino remoto até o dia 19 do mês. Foi que nesse período, a Secretaria Municipal de Educação fomentou o “Acelera Conecte”, uma formação on-line aos professores para utilização da plataforma digital Conecte Educação, que em breve deverá ser colocada em prática, também, aos estudantes da rede municipal.

Outro fator que levou à paralisação do ensino presencial veio posteriormente com as novas restrições impostas pelo Governo do Estado no Plano São Paulo, o que reclassificou a Baixada Santista para a fase vermelha emergencial em função da pandemia do novo coronavírus.

Fotos – PMG

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Construção da nova sede do 21º Batalhão da PM em Guarujá recebe alvará

Área de pouco mais de 3.600 metros quadrados, doada pela Prefeitura, está localizada em ponto estratégico na Avenida Atlântica (Enseada), há 300 metros da praia A Prefeitura de Guarujá deu mais um passo importante para reforçar a segurança na Cidade. Na manhã desta terça-feira (20), o prefeito Válter Suman entregou ao Estado o alvará para Leia mais

Autoridades vistoriam futura escola cívico-militar do Estado, em Guarujá

O programa será implantado na Escola Estadual Marechal do Ar Eduardo Gomes, localizada ao lado da Base Aérea Nesta segunda-feira (19), o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, esteve em Guarujá realizando uma vistoria na Escola Estadual Marechal do Ar Eduardo Gomes, ao lado da Base Aérea, em Vicente de Carvalho. O local foi escolhido Leia mais

Guarujá terá praias fechadas e barreiras no final de semana

Objetivo é de desestimular o turismo de um dia, durante esse momento agudo da pandemia Guarujá – Como forma de desestimular o turismo de um dia, Guarujá mantém a proibição de acesso às praias durante o primeiro final de semana de retorno a Fase Vermelha do Plano São Paulo. A Prefeitura também segue com barreiras Leia mais