Connect with us

Guarujá em Foco

Dia Nacional de doação de órgãos é lembrado em cerimônia

Publicado

em

O dia 27 de setembro é o dedicado nacionalmente à Doação de Órgãos e a Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes do Hospital Santo Amaro organizou uma programação bem interessante para destacar a importância da data.

Na segunda feira (27) às 12h será realizada cerimônia de abertura da semana do doador, com homenagem aos doadores de órgãos do HSA, dos últimos três anos. Com esta ação será montada uma ‘árvore da vida’, no ambiente de convivência de colaboradores do HSA.

— Leia também: CDHU construirá 580 novas unidades habitacionais em Guarujá

Além da árvore da vida, uma enfermeira do HSA cuja mãe falecida teve seus órgãos doados por sua anuência fará um depoimento contando a experiência e o processo sob os pontos de vista de responsável pela decisão da doação dos órgãos da progenitora e da profissional da saúde que é.

No dia 28, nas dependências do grêmio de funcionários, anexo à unidade hospitalar, será ministrado, pela equipe de assistência psicossocial do HSA, o curso “Comunicação de má notícia em processo de luto”, com entrega de certificado e realização de coffee break, destinado a 30 profissionais do hospital, que lidam diretamente com o processo de doação de órgãos.

A comissão de transplantes foi criada há três anos, de acordo com portaria da presidência da Associação Santamarense de Beneficência e conta com representantes dos setores médico, de enfermagem, humanização e assistência psicossocial, entre outros.

Sua atribuição é localizar possíveis doadores no ambiente hospitalar e intermediar o processo de captação dos órgãos, que consiste em diversas etapas, e que é realizado por equipe externa.