Connect with us
Pedidos de mamografia devem ser feitos somente por mensagem de texto | Reprodução/PxHere

Regional

Disque Mamografia agenda exames por app em São Vicente

Publicado

em

Pedidos de mamografia devem ser feitos somente por mensagem de texto | Reprodução/PxHere
Pedidos de mamografia devem ser feitos somente por mensagem de texto | Reprodução/PxHere

Serviço começa a funcionar nesta quarta-feira, 13, das 9h às 16 horas

A programação do Outubro Rosa de São Vicente, que ressalta a importância da prevenção ao câncer de mama, contará com uma grande funcionalidade. A Secretaria de Saúde (Sesau) disponibiliza, a partir desta quarta-feira, 13, o número de WhatsApp (13) 99717-0946 para agendamento de exames de mamografia. Os pedidos podem ser feitos somente por mensagem de texto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas. Não é necessário ter encaminhamento médico.

– Leia também: Moradores de Guarujá serão beneficiados com lâmpadas econômicas

Além do Disque Mamografia, a Sesau disponibiliza, durante todo o mês de outubro, livre agendamento de mamografias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF).

Mulheres com mais de 50 anos, com a última mamografia realizada há mais de um ano, podem fazer o agendamento diretamente na recepção ou passar os seus dados para o agente comunitário de saúde agendar.

Já as mulheres com menos de 50 anos, que apresentem, durante o autoexame, quadros suspeitos de nódulos ou histórico familiar de câncer de mama, devem procurar a unidade de saúde para agendamento de consulta e/ou exame. Os casos serão avaliados pelo médico, que verificará o melhor exame a ser feito.

Exame de mamografia

Em São Vicente, o exame de mamografia é realizado no Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), e também pode ser realizado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ou no Hospital Guilherme Álvaro (HGA).

Em caso se resultados de exames alterados, será necessário o retorno ao médico da unidade para realização de novos exames ou encaminhamento para especialista. Se necessário, a paciente será direcionada para a Rede Hebe Camargo, para início do tratamento.