Guarujá deve receber mais de 2 milhões de turistas

A temporada 2019/2020 é só otimismo para o trade turístico de Guarujá. A cidade vem passando por uma reestruturação em sua infraestrutura e as mudanças já são percebidas por moradores e visitantes, que voltaram a frequentar a cidade o ano todo.
Hotéis e estabelecimentos comerciais projetam números animadores para a temporada. Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes), a expectativa é de que 97% dos hotéis da Cidade estejam ocupados para as festas de fim de ano, e 80%, em média, para o mês de janeiro, registrando um aumento para o mês, se comparado aos 78% do mesmo período de 2019.
A Cidade deve receber mais de dois milhões de pessoas, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que acredita que os números deste ano devem superar os dois milhões registrados na temporada passada.
Para o Réveillon, munícipes e turistas poderão assistir à tradicional queima de fogos, que acontecerá na Praia de Pitangueiras. A virada do ano na Cidade vai contar com seis balsas, marcada por um show pirotécnico no céu de Guarujá, que terá duração de 13 minutos, proporcionada por cerca de 50 toneladas de explosivos.
O secretário interino de Turismo de Guarujá, Marcelo Nicolau, garante que a festa será maior do que a do ano passado. “No Réveillon do ano passado, estimamos que dois milhões de pessoas assistiram ao show pirotécnico da virada. A expectativa é de um evento ainda maior, visto que esperamos receber mais turistas nesta temporada, e as pessoas poderão desfrutar de um belíssimo espetáculo”, destaca.

Fluxo de turistas
De acordo com a concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) Ecovias, de 765 mil a 1 milhão e 240 mil veículos são esperados rumo ao litoral, entre os dias 20 deste mês e 2 de janeiro. Só para o Natal, a Rodoviária de Guarujá receberá, aproximadamente, 16 mil passageiros, segundo estimativa da Socicam, empresa que administra o local.
A sócia-administrativa do Grand Hotel Guarujá, Nalva Lima, conta que já tem 90% de suas ocupações reservadas para o Ano Novo. Entre os motivos para acreditar que as festas deste ano movimentarão mais turistas do que as do ano passado, ela destaca as ações tomadas pela Administração Municipal. “Houve melhoria da estrutura física para receber os turistas, bem como diversas ações para a consolidação do nosso destino”, afirma.

Iluminação e infraestrutura
Entre essas ações está a iluminação da orla das praias, como destacou Alex Avelino Najas, sócio do Restaurante Avelino’s (Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1771, Pitangueiras), que também espera uma alta em seu estabelecimento. Na opinião de José de Ávila, presidente da Associação Pró Hotelaria e Turismo de Guarujá (APROHOT), a iluminação aumenta a sensação de segurança e torna a praia mais convidativa para turistas e moradores.
Ávila conta que, desde a iluminação, passou a ver pessoas caminhando pela Praia da Enseada em horários em que isso não costumava acontecer, muitas vezes depois das 23 horas. A expectativa dele para as pousadas na Cidade é de até 98% de ocupação.
Nos quiosques das praias o clima também é de otimismo. Segundo a vice-presidente da Associação dos Quiosques da Orla, Renata Venticique, os estabelecimentos esperam de 20% a 30% de aumento de consumidores em relação ao último ano, em que os 54 quiosques da Praia da Enseada receberam em média 800 a 1.000 clientes por dia. “Houve um empenho da Prefeitura em melhorar as condições para atender os turistas, tanto na questão da estrutura quanto na da iluminação”, conta.

Expediente

As repartições públicas municipais de Guarujá terão o horário de expediente alterado, em virtude dos feriados na próxima quarta-feira (25) e no dia 1º de janeiro, devido às festas de Natal e Ano Novo. Os serviços essenciais, como a coleta de lixo e unidades de saúde 24 horas, seguem com seu funcionamento ininterrupto.
Os Paços Municipais Raphael Vitiello e Moacir dos Santos Filho, localizados na Avenida Santos Dumont, número 640 e 800 respectivamente, no bairro Santo Antônio, fecham no dia 24 e reabrem na quinta-feira (26). Na semana seguinte, estarão fechados a partir do dia 31 e reabrem no dia 2 de janeiro.
A Guarda Civil Municipal (GCM) permanece atuando 24 horas por dia. A Delegacia Sede de Guarujá (Avenida Puglisi, 656 – Centro) não sofrerá alteração em seu horário de funcionamento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3386-6992.


Divulgação internacional reforça imagem turística

Após uma década difícil para o turismo em Guarujá, a cidade comemora o fortalecimento do turismo. Na última semana, de 15 a 17 deste mês, Guarujá recebeu representantes de cinco agências de turismo peruanas e da Companhia Aérea Gol Peru, para conhecer e divulgar a Cidade.
A famtur foi organizada em razão da inauguração de uma linha direta entre São Paulo e Lima, pela companhia aérea. O primeiro vôo – o da comitiva do Peru, ocorreu no dia 12 deste mês, e a linha está aberta desde o dia 14. Eles participaram de visitas guiadas pelos pontos turísticos da Cidade e de uma reunião, que contou com representantes do Estado e de cinco cidades da Região.
O grupo chegou ao Município a tempo de contemplar a Carreata Natal Iluminado, no último domingo (15), e no dia seguinte conheceu o Forte dos Andradas e as praias. Para Tatiana Orbe, da agência Continental Travel, conhecer o Forte foi uma experiência nova. Ela destacou a vegetação do local, bem como as praias que podem ser vistas na fortificação. Foi a primeira vez da agente de Turismo na Cidade, que deve começar a fazer parte das opções de sua empresa para turistas peruanos.


Enseada Viva

Um trecho de aproximadamente 3 km da avenida da praia na Enseada ganhou 87 bancos de concreto desde o início da orla até a altura da Avenida Atlântica. Além disso, mais de 25 bancos sofreram reparos e tiveram suas pinturas realçadas.
A chamada Operação Enseada Viva foi realizada em toda a orla da Enseada, e tem como objetivo revitalizar e reorganizar a orla da Praia da Enseada, que é a maior do município, com quase seis quilômetros de faixa de areia. As ações incluem obras, segurança social e pública, além de fiscalização.


 

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Guarujá congela salários de servidores comissionados

De Guarujá Medida do Executivo municipal se restringe aos servidores municipais que ocupam cargos em comissão. Para os que compõem o quadro permanente da Prefeitura, reposição salarial será de 4,31%, a partir de abril   Os servidores municipais ocupantes de cargos em comissão em Guarujá terão os salários congelados em 2020. A decisão, tomada pelo Leia mais

Governo define que obras no Morro do Macaco terão prioridade com recursos

De Guarujá Em reunião realizada no início da noite da última quarta-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o prefeito Válter Suman formalizou a totalidade dos pedidos de obras ao Governo do Estado, decorrentes das necessidades surgidas após os estragos causados pelas tempestades da semana passada. As intervenções serão custeadas com os R$ Leia mais

Defesa Civil em Guarujá interdita 477 moradias

Da Redação As ações de fiscalização de moradias em áreas de risco em Guarujá já interditou 477 até esta quarta-feira (11). O próximo boletim deve ser informado nos próximos dias, pois as ações de fiscalização prosseguem e são realizadas pela Coordenadoria de Unidades de Prevenção e Educação da Defesa Civil Municipal, em função da tragédia Leia mais

Em estado de calamidade pública, Guarujá segue buscas por sobreviventes

Da Redação As chuvas da última terça-feira (3) que causaram mortes e muita destruição na região da Baixada Santistas ainda ameaçam a população de áreas de risco nos morros e ruas vulneráveis à enchentes. As previsões climáticas destacam que as chuvas serão mais leves no fim de semana, porém, com o solo ainda encharcado, as Leia mais