Guarujá monta hospital de campanha na Base Aérea

Estrutura, que totaliza 1,9 mil metros quadrados, reforça aparato da Cidade visando aumento de demanda causado pelo novo coronavírus; Município terá, agora, 192 leitos à disposição

De Guarujá

Começa a ser montado nesta sexta-feira (3), no hangar da Base Aérea de Santos (Av. Presidente Castelo Branco, s/n° – Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho), o hospital de campanha que a Prefeitura de Guarujá providenciou para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No local, serão montados 70 leitos de apoio à rede municipal de saúde, sendo 50 clínicos e 20 de UTI.

A estrutura será composta por duas tendas, uma de 20×45 e outra de 20×50, totalizando 1.900 metros quadrados. O hangar possui cerca de 4 mil metros quadrados, o que permite a expansão do hospital de campanha, com o funcionamento de mais leitos, se for necessário. A previsão é de que a montagem esteja concluída dentro de uma semana.

A estrutura das tendas é feita, basicamente, do material conhecido como octanorm, um sistema de tubos de alumínio, com oito lados, utilizados para montagem de stands. O material é de fácil higienização, sendo, inclusive, lavável. Cada um dos 70 leitos terá estrutura individual medindo 7,5 metros, garantindo o distanciamento necessário entre os pacientes.

O hospital de campanha de Guarujá foi viabilizado com a autorização do Estado Maior das Forças Armadas, em articulação iniciada pelo prefeito Válter Suman. “O hangar da Base Aérea é um local amplo, arejado e ideal para a estrutura de um hospital de campanha. Por enquanto, é uma estrutura preventiva, já que a rede municipal, com o apoio do Hospital Santo Amaro, que ganhou mais 10 leitos contratados pelo Município, está dando conta da demanda”, ressalta o prefeito.

Suman, porém, destaca que a curva de casos no Brasil é ascendente. “Todas as cidades brasileiras, de porte médio para cima, precisam investir o que puderem para combater o novo coronavírus. Guarujá está fazendo sua parte”, disse.

Prefeitura viabiliza 192 leitos para combate ao Covid-19

Com o reforço do hospital de campanha na Base Aérea de Santos, a Prefeitura de Guarujá passa a ter 192 leitos para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Além do Hospital Santo Amaro (que é filantrópico e atende pelo SUS), onde o Município conseguiu implantar, há uma semana, 10 novos leitos de UTI, há unidades reservadas em diversos próprios da rede de Saúde da Cidade.

Um deles é o Ambulatório Referência em Especialidades (ARE) da Vila Júlia, que foi desmobilizado e agora possui 20 leitos de clínica médica que servirão de retaguarda para o hospital de campanha. Abaixo, a lista de leitos disponíveis:

Remove the row

Column: 1

Hospital de Campanha
UPA Vicente de Carvalho
UPA Rodoviária
ARE Vila Júlia
CAPS AD e CAPS 3
UPA Enseada
Hospital Santo Amaro

Column: 2

70 leitos (50 clínicos e 20 de UTI)
30 leitos (12 clínicos, 8 semi-intensivos e 10 de pediatria)
24 leitos (20 de observação e 4 de isolamento)
20 leitos de clínica médica
20 leitos (retaguarda para pessoas em situação de rua)
18 leitos (14 clínicos e 4 semi-intensivos)
10 leitos extras de UTI contratados pelo Município

(Foto: PMG)

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Covid-19: Guarujá registra recorde de novos casos em 24 horas

Foram 45 positivações no dia 20 de maio, média de quase dois novos infectados por hora; número crescente de testes realizados é principal motivo da subida Guarujá registrou recorde no número de novos casos da covid-19 em 24 horas. Foram 45 confirmações no final da tarde da última quarta-feira, 20 de maio. É o que Leia mais

Guarujá congela salários de servidores comissionados

De Guarujá Medida do Executivo municipal se restringe aos servidores municipais que ocupam cargos em comissão. Para os que compõem o quadro permanente da Prefeitura, reposição salarial será de 4,31%, a partir de abril   Os servidores municipais ocupantes de cargos em comissão em Guarujá terão os salários congelados em 2020. A decisão, tomada pelo Leia mais

Governo define que obras no Morro do Macaco terão prioridade com recursos

De Guarujá Em reunião realizada no início da noite da última quarta-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o prefeito Válter Suman formalizou a totalidade dos pedidos de obras ao Governo do Estado, decorrentes das necessidades surgidas após os estragos causados pelas tempestades da semana passada. As intervenções serão custeadas com os R$ Leia mais

Defesa Civil em Guarujá interdita 477 moradias

Da Redação As ações de fiscalização de moradias em áreas de risco em Guarujá já interditou 477 até esta quarta-feira (11). O próximo boletim deve ser informado nos próximos dias, pois as ações de fiscalização prosseguem e são realizadas pela Coordenadoria de Unidades de Prevenção e Educação da Defesa Civil Municipal, em função da tragédia Leia mais