Programa ‘Vizinhança Solidária’ganha força em Guarujá

Criado pela Polícia Militar (PM) em 2009 na capital paulista, o programa ‘Vizinhança Solidária’ cresce em Guarujá, graças a uma parceria entre o poder público e a população. A ação colaborativa, que tem o objetivo de promover o bem estar público, já está presente em três bairros, chegando agora na Barra Funda.
Associações, Conselhos Municipais de Segurança (CONSEGs) e PM são responsáveis pela medida na Cidade, que já é uma realidade no Guaiúba, Jardim Virgínia e agora se expande para a Barra Funda. Em Vicente de Carvalho, já existem estudos voltados à possibilidade de adesão em alguns bairros.
A presidente da Sociedade Amigos do Guaiúba, bairro precursor, Deborah da Cruz Baptista Silva, explica que há mais de cinco anos os vizinhos se comunicam, através de grupos no whatsapp, para alertar sobre ações suspeitas no local. “Isso resultou na diminuição significativa do número de ocorrências no bairro. Nós, moradores, estamos sempre atentos a qualquer atitude suspeita e quem ganha somos nós mesmos”, comenta.
Corrente positiva
Com as constantes reuniões dos CONSEGs, mais bairros aderiram à ideia. O Jardim Virgínia também participa do ‘Vizinhança Solidária’ com o apoio do 5ª Cia. da PM.
A presidente da Associação dos Proprietários do Jardim Virgínia, Joyce Carvalho, conta que as melhorias já podem ser notadas. “Em relação aos outros anos, esse verão foi muito tranquilo e seguro para nós. Quando há alguma atitude que foge do cotidiano, nos alertamos através de grupos no whatsapp e solicitamos à PM, que está de parabéns pela prontidão e agilidade, disse.”
Em Vicente de Carvalho, CONSEG, moradores e PM discutiram, em reunião na última semana (13/2), a possibilidade de implementar o programa.
Na Barra Funda, onde o ‘Vizinhança Solidária’ acaba de ser implementado, os moradores contam com o apoio de câmeras de vigilância, também. Com isso, eles e a PM acompanham a movimentação no bairro em tempo real, sendo que as imagens são armazenadas por até sete dias.
A Praça José Carlos Ferreira Canaes, conhecida como Praça da Biquinha da Barra Funda, passou por uma reforma paisagística feita pela Prefeitura de Guarujá, que ressaltou ainda mais a claridade nos arredores, reforçando a sensação de segurança.
Segundo o presidente da Associação dos Proprietários da Barra Funda, Paulo Rogério da Costa, o próximo passo será a definição de coordenadores e tutores de cada rua, o que intensificará, ainda mais, a fiscalização do local.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Guarujá congela salários de servidores comissionados

De Guarujá Medida do Executivo municipal se restringe aos servidores municipais que ocupam cargos em comissão. Para os que compõem o quadro permanente da Prefeitura, reposição salarial será de 4,31%, a partir de abril   Os servidores municipais ocupantes de cargos em comissão em Guarujá terão os salários congelados em 2020. A decisão, tomada pelo Leia mais

Governo define que obras no Morro do Macaco terão prioridade com recursos

De Guarujá Em reunião realizada no início da noite da última quarta-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o prefeito Válter Suman formalizou a totalidade dos pedidos de obras ao Governo do Estado, decorrentes das necessidades surgidas após os estragos causados pelas tempestades da semana passada. As intervenções serão custeadas com os R$ Leia mais

Defesa Civil em Guarujá interdita 477 moradias

Da Redação As ações de fiscalização de moradias em áreas de risco em Guarujá já interditou 477 até esta quarta-feira (11). O próximo boletim deve ser informado nos próximos dias, pois as ações de fiscalização prosseguem e são realizadas pela Coordenadoria de Unidades de Prevenção e Educação da Defesa Civil Municipal, em função da tragédia Leia mais

Em estado de calamidade pública, Guarujá segue buscas por sobreviventes

Da Redação As chuvas da última terça-feira (3) que causaram mortes e muita destruição na região da Baixada Santistas ainda ameaçam a população de áreas de risco nos morros e ruas vulneráveis à enchentes. As previsões climáticas destacam que as chuvas serão mais leves no fim de semana, porém, com o solo ainda encharcado, as Leia mais