Connect with us

Destaque

Guarujá reforça segurança com a ‘Operação Padroeira’

Publicado

em

Ditran realiza a partir das 7 horas desta sexta-feira (8), operação especial de recepção aos turistas, nas principais entradas da Cidade /Crédito:PMG

Operação que acontece desta sexta-feira (8) a terça-feira (12) envolve as forças de segurança do Município e visa ampliar a cobertura e a efetividade das ações de patrulhamento, monitoramento e abordagens

Com o objetivo de garantir o ordenamento da Cidade e a segurança de munícipes e turistas que vêm curtir o feriado prolongado da Padroeira do Brasil, a Prefeitura de Guarujá realiza a partir desta sexta (8) até terça-feira (12), a ‘Operação Padroeira’, que envolve as forças de segurança do Município e visa ampliar a cobertura e a efetividade das ações de patrulhamento, fiscalização e abordagem.

— Leia também: Feriado prolongado altera expediente de repartições públicas

A partir das 7 horas desta sexta-feira (8), haverá fiscalização já nos principais acessos ao Município, tais como Avenida Santos Dumont, com acesso à Rodovia Cônego Domenico Rangoni; Avenida Adhemar de Barros, com vistas à fila da balsa; e na entrada do bairro Morrinhos. O efetivo atuará na orla das praias e nos principais pontos turísticos, além do patrulhamento preventivo em áreas estratégicas.

A operação será coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), em conjunto com as polícias Militar, Civil e Rodoviária. Uma das estratégias dos agentes municipais e policiais militares será a intensificação de abordagens e patrulhamento em localidades onde há maior incidência de roubos ou utilização como rota de fuga por criminosos, segundo estatísticas policiais.

Para o patrulhamento preventivo, a Guarda Civil Municipal (GCM) contará com 13 viaturas, quatro bicicletas, quatro quadriciclos e quatro motos. A Diretoria de Força-Tarefa vai intensificar o patrulhamento preventivo nos atendimentos de perturbação de sossego, pistões, combate a invasões, captura de animais, bem como fiscalização do lazer náutico no canto do Tortuga e ordenamento das praias não urbanas no Rabo do Dragão.

Toda a operação envolve equipes das diretorias da GCM, Força-Tarefa, Monitoramento e Análise de Informação e Trânsito e Transporte. A iniciativa conta também com o reforço da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e com o serviço dos cães treinados do Canil da GCM.

Operação da Ditran vai garantir a fluidez do trânsito no feriadão

Para garantir a fluidez do trânsito durante o feriadão, a Ditran realiza a partir das 7 horas desta sexta-feira (8), operação especial de recepção aos turistas, nas principais entradas da Cidade. As equipes vão monitorar o volume de veículos e reprogramar o tempo dos semáforos. Os motoristas precisam ficar atentos aos horários de pico e às mudanças de direção das vias (ver orientações abaixo).

Na fila da balsa, os agentes vão fiscalizar o acesso sentido Guarujá/Santos. Serão implantados bolsões de embarque, na altura da Rua Rouxinol (Jardim Primavera), que comportam em fila dupla mais de 500 veículos, diminuindo, assim, o fluxo.

Vans e ônibus
Haverá fiscalização fixa e itinerante de ônibus e vans de turismo nas entradas da Cidade.

Pátio Municipal
A Ditran terá plantão para liberação de veículos apreendidos no feriado, do dia 9 ao dia 12, das 9 às 17 horas, para autuações de fiscalização de trânsito municipal.

Operação Entrada
Na ‘Operação Entrada’, se necessário, está prevista a inversão de sentido da Rua Cavalheiro Nami Jafet, no trecho entre a Av. Puglisi e a Rua Buenos Aires, aumentando a capacidade de recepção de veículos em direção à Enseada.

Os principais corredores da Cidade terão semáforo com plano especial para garantir a maior fluidez, em especial às entradas da Cidade.

Orientações
Para o retorno dos turistas, a Prefeitura recomenda que os melhores horários para deixar a Cidade são no período da manhã até às 14 horas, ou à noite, a partir das 21 horas. No período entre as 15 e 19 horas, a recomendação é evitar viagem, em todos os dias do feriado.

Operação Saída
Para os condutores que estão deixando a região da Enseada, evitar a saída pela Avenida da Saudade (Túnel da Vila Zilda). A melhor rota é seguir sentido Centro, pela Rua Buenos Aires e Avenida Puglisi. Outra recomendação é evitar a saída pela balsa Guarujá-Santos.
Os principais corredores da Cidade terão semáforo com plano especial para garantir a maior fluidez, em especial nas entradas da Cidade.