HISTÓRIA

 

No dia 25 de setembro de 1949, surgia nas bancas de jornais

da cidade, a primeira edição de “A Estância de Guarujá”

(Clique nestes links para ver a  e a    página desta edição).

 

Fundada por Benedito de Souza, trazia na capa de seu número inicial, nomes dos primeiros diretores ou sejam: Abílio dos Santos Branco, Hermínio Amado (secretário) e professor Alcides Pacheco (diretor superintendente). No editorial de apresentação o jornal expunha sua finalidade, ou seja, divulgar a cidade de Guarujá, no Brasil e no exterior; defesa dos interesses da coletividade, dentro de uma moral cristã e respeito às leis vigentes.


Sendo um jornal municipalista, sem dúvida, o noticiário das atividades do prefeito seria prioridade e a intenção dos fundadores era de que a “Estância” se tornaria, um tipo de imprensa oficial, prioridade que manteve durante muitos anos.
 

Embora a boa intenção dos responsáveis no início desse órgão de imprensa, o jornal que circulava com oito páginas, somente teve incentivo, depois que Antonio Baraçal, inicialmente diretor comercial, começou a tomar a frente como principal dirigente, a partir de 1953, embora tivesse atuado desde o seu início como responsável pela parte financeira da publicação.

 

Com relação aos demais diretores; Benedito de Souza, agente de Estatística lotado na então Alfândega de Santos, tornou-se um colaborador do jornal; Abílio dos Santos Branco foi eleito o primeiro-secretário municipal de Guarujá; Hermínio Amado, funcionário público, anos depois ocupou o cargo de prefeito, em substituição a Jayme Daige; Alcides Pacheco teve se de ausentar devido as suas atividades, mais ligadas à cidade de Santos.
 

Na direção do “Estância”, Antonio Baraçal tornou-se muito popular na cidade tendo sido eleito vereador por quatro legislaturas seguidas. Ele fez do “Estância”, um dos mais populares órgãos de imprensa da Baixada Santista e mesmo não sendo jornalista profissional, tinha o jornalismo no sangue e sem ter freqüentado faculdade. Foi professor de muitos jovens, que nos dias de hoje atuam com destaque em jornais, rádios e TVs de Santos e São Paulo. Com seu falecimento, a partir de 1988, o jornal passou a ser dirigido por Antonia Baraçal.

 

 

www.facebook.com/EstanciaDeGuaruja

web statistics

 

Jornal A Estância de Guarujá - Todos os direitos reservados - www.estanciadeguaruja.com.br