Coluna Por Onde Anda Maria José Tomaz de Aquino

Nome: Maria José Tomaz de Aquino
Esporte: Atletismo
Nascimento: 16/11/1958
Natural: Areia, PB

Nascida na cidade de Areia, Paraíba, Maria José Tomaz de Aquino veio para Guarujá aos 29 anos de idade, após ter residido no Rio de Janeiro, onde iniciou no atletismo (pedestrianismo). Chegando ao Guarujá, conheceu o professor Eduardo, da Edu Corredores Associados (Educa), que viu em nossa homenageada um grande potencial para as corridas de média e longa distância.

Logo tornou-se a principal corredora de sua categoria. Ao longo de sua carreira, Maria José competiu em diversos estados do Brasil. Fora do País, participou de provas na Espanha e na Argentina.

Algumas das principais conquistas da corredora foram: A medalha de Prata nos 10 Km Jogos Regionais; bicampeã geral dos 100 Km de Cubatão, 3ª colocada geral na ultramaratona de 24 horas do Rio de Janeiro, ente outras.

Em Guarujá, além de trabalhar como técnica de enfermagem, Maria José alcançou excelentes resultados em provas de longa distância, o que a credenciou representar a secretaria de Esportes da Cidade em Jogos Regionais, Abertos, e outras competições oficiais.

Detentora de dezenas de títulos, tem no seu currículo a participação em várias competições, tais como: 50 km do Rio Grande; 80 km de Ilha Bela; 42 km de Porto Alegre; 42 km de Foz do Iguaçu e 24 horas no Rio de Janeiro, dentre outras.

Em 2014, nossa supercampeã voltou ao Rio de Janeiro, e, lá conheceu um atleta espanhol que a pediu em casamento. Casou-se com o espanhol José Luiz Posado Pérez, que também é ultramaratonista e foi morar em Zamora, na Espanha, onde defende o Clube Vino de Toro.

Depois de sua ida para a Espanha, cita as duas vitórias na corrida de 24 horas das Ilhas Canária como as principais.

Em 2019 ela foi convidada pelo técnico da Seleção Brasileira de atletismo Oscar Susso para representar o Brasil no mundial de 24 horas, ocorrido na cidade de Belfast, na França.

Em maio ela correrá uma prova de 24 horas na Cidade de Valencia, na Espanha, com o intuito de tentar chegar aos 180km, marca que serve de referência para disputar outro mundial, representando o Brasil, é claro!

Garantiu que ao se aposentarem (ela e o esposo) retornam em definitivo para o Guarujá.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

A Bola da Vez: Bazuca Edson Joaquim de Oliveira

A BOLA DA VEZ   Nome – Edson Joaquim de Oliveira Apelido – Bazuca e Pai Bobó Naturalidade – Vicente de Carvalho Nascimento – 12/11/1951 Esporte – Futebol Posição – Volante   Nascido pelas mãos de Dnª Ana Parteira, em Vicente de Carvalho, Edson iniciou seu currículo esportivo aos 11 anos de idade jogando no Leia mais

Por Onde Anda – João Bacalhau

      Nome: João Carlos Albuquerque da Cunha Apelido: João Bacalhau Naturalidade: Santos Esporte: Basquetebol Posição: Pivô Nascimento: 05/05/1949   Nosso homenageado da semana é o querido amigo João Carlos Cunha, popularmente conhecido por “João Bacalhau”, um dos mais conhecidos e conceituados professores de Educação Física e atleta de basquete da Ilha de Santo Leia mais

Coluna Por Onde Anda Nagóya

      Nome – Ronaldo Ramos Faustino Apelido – Nagóya Naturalidade – Guarujá Data de Nasc. – 25/05/1962 Esporte – Futebol Posição – Centroavante   Nascido em Guarujá, portanto, caiçara da gema, Ronaldo Ramos Faustino, popularmente conhecido por Nagóya, é também um grande amigo do futebol e da vida. Centroavante impetuoso, habilidoso e artilheiro Leia mais

Coluna Por Onde Anda Mojica

Nome – Mojica RodriguesApelido – MojicaNaturalidade – SantosNascimento – 12/04/1953Posição – Ponta direita     Hábil, veloz e de chute forte, Mojica Rodrigues, nosso craque do passado começou sua trajetória futebolística aos 11 anos de idade na ponta direita do Corinthinhas de Guarujá, dirigido pelo técnico Valdemar Morora. No mesmo ano transferiu-se para aquele que Leia mais