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Opinião Nos vemos na internet

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Nos vemos na internet

Informamos aos nossos leitores e parceiros comerciais que, em consequência da pandemia covid-19, iremos suspender, temporariamente, a impressão e distribuição física da nossa edição semanal do jornal A Estância de Guarujá.
Isso NÃO significa que o jornal A Estância encerrou suas atividades. Muito pelo contrário. Continuamos firmes e atuantes nas redes sociais e no nosso site, com postagens atualizadas diariamente, destacando o que é notícia em nossa cidade e no mundo, sempre com conteúdo jornalístico de qualidade, informações de fontes oficiais e opiniões com credibilidade.
Para os nossos leitores mais tradicionais, destacamos que a versão digital em formato PDF continuará a ser postada semanalmente no site, sempre às sextas-feiras pela manhã.
Certos de que essa crise passará, seguimos trabalhando com esperanças em uma breve retomada da normalidade e confiantes de que nossa sociedade conseguirá enfrentar essa crise com a esperança que lhe é característica, e sair transformada na melhor versão que poderíamos desejar para construir o futuro que queremos para as novas gerações.
Continue contando conosco nessa caminhada. Nos vemos na internet: www.estanciadeguaruja.com.br e www.facebook.com/estanciadeguaruja.

Vacinação
Com mais de 30 mil vacinas recebidas até o momento, sendo 11 mil apenas na quinta-feira (26), Guarujá aplicou 19.521 doses desde o último dia 23. O público alvo da primeira etapa da campanha são pessoas com idade acima de 60 anos e profissionais da Saúde.

Sem definição
A última remessa recebida pelo Município não é suficiente para atender a população nos próximos dias. A previsão é de que um novo lote seja encaminhado pela Secretaria Estadual de Saúde na próxima segunda-feira (30). Porém, não há definição de quantas doses da vacina serão disponibilizadas para Guarujá nessa remessa.

Continua
Até o final da campanha de vacinação, a expectativa é de que 103.605 pessoas sejam imunizadas. Ao todo, até agora, 61% da população idosa estimada já foi vacinada, além de 26% dos profissionais de Saúde. A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza vírus H1N1, A e B) ocorrerá em três etapas de acordo com a faixa etária, sendo a segunda etapa no dia 16 de abril e o Dia ‘D’ da campanha, no dia 9 de maio.

Doações
A campanha “O Hospital Santo Amaro precisa de você!”, foi laçada nesta semana com o objetivo de arrecadar recursos para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e equipamentos médico-hospitalares para ajudar no combate ao Covid-19.

Doações II
Para contribuir e fortalecer a corrente de solidariedade em prol dos pacientes e dos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao covid-19, basta ligar na central de Teledoações: 13-3389-1511/1509.

Doações III
A Secretaria Municipal de Saúde também está apelando à rede solidária. A Sesau informa que está aceitando doações de máscaras cirúrgicas, máscaras N-95 e luvas descartáveis. O pedido é direcionado aos profissionais da saúde, que atuam na rede particular (dentistas, médicos, centros de estéticas e esteticistas em geral) e que possuem estoque acima do normal desses materiais. A Sesau também tem a disponibilidade de comprar esses itens.

Doações IV
Os materiais podem ser entregues na Diretoria de Vigilância em Saúde, na Avenida Leomil, 518, 1º andar – Centro. Todas as doações serão utilizadas por funcionários da Secretaria da Sesau, que estão na linha de frente do combate ao Covid-19, atendendo pacientes com sintomatologia respiratória.

Sem calote
A prefeitura de Guarujá também informa que realizará o pagamento das premiações dos concursos culturais realizados no ano de 2019, nas próximas semanas. “Houve atraso devido à exigência da Lei Federal nº 4320/64, que requer ajustar a data do empenho com a efetiva liquidação dos serviços executados, considerando ainda o encerramento do exercício orçamentário do ano de 2019 e a abertura da peça orçamentária do ano vigente”.

Sem calote II
A Secretaria de Cultura de Guarujá informa que trabalha para cumprir todas as obrigações fiscais referentes ao caso, e realizar o pagamento o mais rápido possível, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo Município durante o último mês, em que deslizamentos de terra e o combate ao novo coronavírus (Covid-19) deixaram a Cidade em estado de calamidade pública, causando reajustes no calendário previsto para o ano.

O setor turístico apela: não cancele, remarque!

Em tempos incertos de trágico afastamento social e isolamento domiciliar, um dos setores econômicos que mais sofre com as medidas de prevenção e contenção do Covid-19 é o Turismo. Estamos falando de um setor responsável por cerca de 10% do Produto Interno Bruto Mundial e que de forma imediata praticamente parou. O setor passou a assumir diretamente as consequências do fechamento dos aeroportos e das fronteiras mundo afora. Sofre com a abrupta interrupção do seu fluxo normal, com o congelamento das vendas e com o enfrentamento dos cancelamentos generalizados em toda a sua cadeia produtiva.
Ainda é incipiente pensar em alternativas que solucionem os problemas do setor, no entanto, destaca-se em meio a tantos desafios o surgimento de um movimento de conscientização direcionada aos consumidores. Em todo o mundo existem campanhas de informação sobre a crise enfrentada pela propagação da pandemia no Turismo desde o inicio de 2020, quando surgiram os primeiros casos da doença. A Organização Mundial do Turismo (OMT) agência vinculada a Organização das Nações Unidas para o Turismo, tem disseminado campanhas de conscientização na cadeia turística em larga escala. No Brasil, iniciativas semelhantes surgiram com a Associação Brasileira das Agencias de Viagens e tem se propagado a todos os envolvidos no turismo. A proposta caminha em consonância com a OMT que tem a intenção de levar ao conhecimento do público as consequências negativas do cancelamento das viagens e a orientação de promover a remarcação dos serviços já adquiridos.
A ideia central é informar amplamente o consumidor sobre a importância das viagens já compradas ou planejadas para que o setor consiga superar a crise. Neste sentido, qualquer cancelamento dos serviços turísticos já adquiridos gera sérias consequências para toda a cadeia produtiva comprometendo diretamente o futuro do setor. Com esta ação, os empresários esperam sensibilizar o viajante sobre o momento crítico que o setor enfrenta e o cenário de desafios que deverá ser encarado em breve.
Mais uma vez a informação se configura como uma aliada fundamental para o enfrentamento do momento. A informação sobre a REMARCAÇÃO das viagens em detrimento ao cancelamento é um apelo a sensibilização dos turistas em ampla escala. Neste sentido, ações imediatas já foram tomadas pelas companhias aéreas com a isenção de custos para remarcação das passagens nacionais ou internacionais, outros setores trabalham na mesma orientação. Os ajustes de datas e a dilatação dos prazos de remarcação para até um ano são providenciais para que as pessoas aguardem a passagem do estado de emergência e sigam se protegendo adequadamente neste período.
Frente a tantas adversidades ainda é complicado vislumbrar ações positivas, mas elas surgem em todo o mundo. Em um momento como este, se observa como máxima a participação coletiva e o espírito solidário inerentes do ser humano e que por inúmeras razões foram sendo desprezadas ano após ano, geração após geração. Enquanto acompanhamos os esforços dos organismos sanitários e de saúde para contenção dos casos da doença, o espírito de fortalecimento comunitário tem demonstrado que a base da informação e da empatia pode gerar uma comunicação mais assertiva e solidária.
A comunidade do setor segue encorajando os empresários a enfrentar as dificuldades e buscar soluções conjuntamente. Que tenhamos serenidade para enfrentar juntos o desafio da saúde e da sobrevivência e que estejamos fortalecidos e engajados para agir na reciprocidade e no respeito amplo aos recursos do planeta e com o outro.

Grazielle Ueno Maccoppi
Coordenadora dos cursos de Gestão de Turismo e Gestão Empreendedora de Serviços da Uninter

 

Sejam solidários. Podemos acertar ou errar, nós só não podemos minimizar problemas. O Governo de São Paulo fundamenta todas as suas ações em informações científicas no plano da saúde e técnicas no âmbito da economia.
João Doria Jr – Governador do Estado de São Paulo

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