Saúde, prioridade nº 01

A repercussão do caso do jovem que morreu enquanto aguardava liberação de uma vaga em UTI em Guarujá foi um momento muito triste na semana que passou. Especialmente tão próximo do período de festa pelo Natal.
Nossos sentimentos à família nesse momento de luto e dor. Apesar da triste realidade, o clamor da sociedade que se mobilizou na causa pelas redes sociais foi ouvido. E não é novidade. Pedem para que os governos e autoridades se unam para evitar que novas mortes venham a ocorrer no futuro.
A população em geral tem conhecimento de que a falta de leitos UTI do Sistema Único de Saúde em Guarujá é crônico, mas não deve e nem pode continuar a aceitar passivamente essa situação.
Já passou da hora de se promover uma gestão eficiente nesta questão. A opinião da população que depende do atendimento do Hospital Santo Amaro, que detinha uma infraestrutura inteira destinada ao atendimento SUS e agora divide essa estrutura com atendimento particularizado, é de que nenhuma mudança significativa para a população foi sentida com essa mudança.
Não é com palavras duras nas redes sociais que essa realidade irá mudar. É preciso gestão, ação e vontade política de fazer, planejar e entregar essas melhorias. Entre todas as melhorias que alcançamos, esta deverá ser a prioridade número 01 para o governo municipal no novo ano que se inicia.
As eleições 2020 já começaram em Guarujá, e será ainda mais triste assistir aos oportunistas usarem a desgraça da população para se projetar politicamente. Quem viver, verá.
Oxalá seja feito o melhor por nós. Boas Festas.

Palavras duras
A semana que passou foi pesada para a administração municipal por conta da morte de um jovem por falta de leito de UTI e ataques por meio das redes sociais. O prefeito Válter Suman não deixou por menos e mandou seu recado: “Uma legião de levianos, oportunistas, crápulas, hipócritas já começam a usar as mídias sociais e através de centenas de perfis falsos, bem pagos, disseminam calúnias, injúrias, difamação visando macular minha história pessoal e a história de muito trabalho e realizações que temos alcançados! São oportunistas que nada produziram em prol da cidade, sem qualquer história de ações sociais ou de solidariedade, e buscam manipular a opinião pública em prol de seus próprios interesses ou interesses de grupos que abominam a palavra TRABALHO! Optam em pisarem, denegrirem, mentirem e buscarem incessantemente saírem das trevas tentando apagar a luz daqueles que pelo trabalho, brilham e fazem o bem sem olhar a quem!!”

Trabalho
Para deixar claro sua posição, uma enxurrada de posts se seguem destacando tudo o que de melhor já foi realizado na cidade pelo governo. É como ele mesmo diz, o “Trabalho é a melhor resposta”.

IPTU
À uma semana do final do ano, a Prefeitura de Guarujá já começa a organizar a distribuição dos carnês de IPTU para 2020, que sofreu reajuste de 3,94%. Para chegar a esse patamar, houve classificação de despesa da Prefeitura, separando o percentual de gastos com pessoal e encargos; e de outros compromissos da municipalidade.

IPTU II
Para o percentual gasto com pessoal e encargos, na ordem de 43%, foi aplicado índice relacionado à despesa com pessoal, que chegou no patamar de 1,98%; e para outras despesas foi utilizado o IPCA, que resultou em um patamar de 1,96%. A soma desses dois percentuais totalizou o índice de reajuste de 3,94%, seguindo estudo apresentado pela Secretaria de Governo e acolhido pela Secretaria de Finanças.

IPTU III
O contribuinte que quitar o IPTU em cota única terá 3% de desconto. Mais informações no site da Prefeitura de Guarujá.

Dedé no DEM I
O pré candidato a prefeito de Guarujá, Dedé do Adélia, decidiu nesta semana a legenda pela qual ele irá entrar no pleito de 2020, na eleição Municipal. Dedé irá se filiar oficialmente neste sábado (21), no Democratas (DEM).

Dedé no DEM II
A cerimônia de filiação acontece no Sindaport, com a presença do Deputado Estadual Paulo Corrêa Jr e do vice governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, a partir das 9 horas. O Sindaport fica na Rua Júlio Conceição, 91 – Vila Matias, em Santos.

Réveillon
Para o Réveillon, munícipes e turistas poderão assistir à tradicional queima de fogos, que acontecerá na Praia de Pitangueiras. A virada do ano na Cidade vai contar com seis balsas, marcada por um show pirotécnico no céu de Guarujá, que terá duração de 13 minutos, proporcionada por cerca de 50 toneladas de explosivos.

Fundo Social
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) entregou nesta semana, panetones e brinquedos para as 80 entidades assistidas. A presidente do FSS e primeira dama da cidade, Edna Suman, agradeçe a valorosa equipe que atua em conjunto em prol de milhares de famílias carentes da Cidade.

Cartões postais
O Guarujá é tema de exposição de cartões postais antigos no City Plaza Ferry Boat Shopping. As imagens dos postais retratam imagens do início do século XX – de 1910 a 1950 – do município e revelam a beleza da cidade conhecida como “Pérola do Atlântico”.

Mostra
A Fortaleza da Barra, o Farol do Itapema, o antigo Grande Hotel, além das praias são algumas das reproduções de Guarujá que já encantava os turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Ao todo, 30 imagens ampliadas dos postais estão à mostra. A exposição é gratuita e fica no segundo piso do shopping (Praça das Nações, s/nº – Vila Ligia – Guarujá). Horário de funcionamento: 12h às 22h.

“Guarujá no azul”

Uma das máximas mais populares na Administração Pública diz que não se deve governar olhando para o retrovisor. É, também, uma das máximas mais corretas, diga-se de passagem. Mesmo quando esse retrovisor é avaliado em nada menos que R$ 200 milhões, valor da dívida que o Município de Guarujá tinha com diversos fornecedores em atraso, incluindo várias parcelas de precatórios.
Foi esse o déficit encontrado no dia 1º de janeiro de 2017, início da atual Administração, que dentro de menos de um mês inicia seu quarto ano de trabalho. Ter as contas equilibradas é uma obrigação legal de todo gestor público, porém, se for possível comparar um Plano de Governo a um plano de voo, é inegável reconhecer que os restos a pagar representam um peso e tanto no delicado momento da decolagem.
Hoje, após três anos, Guarujá não só decolou como, com as dívidas herdadas pagas, conquistou autonomia de voo. O passivo compreendido entre 2012 e 2017 foi, finalmente, quitado. Há três anos, negociar com credores de um Município com grandes sinais de abandono – sobretudo no aspecto da zeladoria – e a credibilidade completamente abalada não foi tarefa das mais fáceis.
Manter a máquina funcionando e encontrar uma maneira de fazer mais com menos, sem desobedecer a legislação vigente, foi um verdadeiro desafio. Foi adotada uma estratégia inusitada, com parcelas variadas, uma proposta que dependia da aceitação de todos os 51 credores da fila, sem exceção, para sair, de fato, do papel. Funcionava assim: nos meses de maior arrecadação, pagamentos maiores. Nos meses com retração, pagamentos menores. Tudo com o devido aval do Tribunal de Contas do Estado, logicamente.
E assim foi feito, com o respaldo de legislação municipal específica para tal. Por isso, é imprescindível frisar que a parceria com a Câmara Municipal foi fundamental. A proposta inicial era quitação em 48 meses, prazo que acabou antecipado para 35 meses, findando o compromisso em novembro de 2019.
O planejamento foi rigorosamente cumprido, sem comprometer a execução do plano de governo e o princípio da evolução na administração pública, com foco nas prioridades de Saúde e Educação, sem esquecer das obrigações para com os servidores públicos.
Mesmo diante dos enormes obstáculos decorrentes da chamada década perdida, definição dada por economistas de renome para o cenário de severa crise econômica no Brasil, Guarujá venceu. Criatividade, inovação, diálogo permanente e resultado. Com união de propósitos e gestão focada e séria, é possível fazer um trabalho diferente e recobrar a credibilidade de toda uma cidade. O trabalho é, e sempre será, a melhor resposta.

Válter Suman, médico gastroenterologista e prefeito de Guarujá

A resposta da Câmara vai ser não (para) imposto sobre movimentação financeira com o nome que você queira dar.
Você pode dar o nome que você quiser.

Rodrigo Maia – Presidente da Câmara dos Deputados, sobre a criação de um imposto sobre transações financeiras digitais

 

 

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Opinião 03/04/2020

Reconfortante As ações do governo Suman frente a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) vem dando exemplo de responsabilidade e apreço à vida. Nos últimos 30 dias a cidade teve duas emergências que culminaram em dois decretos de calamidade: um pelas chuvas, outro pela pandemia. Se na primeira emergência o governo precisou lidar Leia mais

Opinião Nos vemos na internet

Nos vemos na internet Informamos aos nossos leitores e parceiros comerciais que, em consequência da pandemia covid-19, iremos suspender, temporariamente, a impressão e distribuição física da nossa edição semanal do jornal A Estância de Guarujá. Isso NÃO significa que o jornal A Estância encerrou suas atividades. Muito pelo contrário. Continuamos firmes e atuantes nas redes Leia mais

Opinião – Deflagrada a terceira Guerra Mundial?

Deflagrada a terceira Guerra Mundial? A peste, chamada em nossa era de Covid-19, está em guerra contra os seres humanos e tem fome de quem não leva a sério as recomendações de prevenção, levando à morte os entes queridos de quem deixa a porta aberta a um ataque aos mais vulneráveis. Apesar da semelhança, não Leia mais

Opinião As muitas prioridades de uma cidade

As muitas prioridades de uma cidade A polêmica da semana sobre uma possível atuação do Exército Brasileiro nos dois primeiros dias da tragédia em dois morros de Guarujá, causada pelas chuvas intensas da semana passada, tem sido bastante explorada pelos diversos grupos políticos da cidade. Para alguns, seria possível salvar mais pessoas se a atuação Leia mais