Connect with us
banner Por Onde Anda

Nelsinho Filho

Por Onde Anda – Celso Gavião

Publicado

em

banner Por Onde Anda
Celso Gavião - Nelsinho

Celso no F.C. do Porto

 

 

Nome = Celso Dias dos Santos
Apelido = Celso Gavião
Nascimento = 28/02/1956
Naturalidade = Santos
Esporte = Futebol
Posição = Zagueiro

O ex-zagueiro Celso Gavião saiu dos campos de várzea de Vicente de Carvalho para o futebol profissional e se tornar o maior colecionador de títulos da história da Cidade.

Com passagens em dezenas de clubes do futebol brasileiro e internacional, Celso sagrou-se campeão em quase todos.

Sua passagem pelos gramados iniciou aos 14 anos de idade no infantil do Brasil A.C, em Vicente de Carvalho. Aos 15 anos, foi para o Santos FC, dirigido por José Macia, o Pepe.

Em 1974, a convite do amigo e ponta-esquerda Mingo (falecido recentemente), transferiu-se para o Guarani de Campinas. Mas, foi no Botafogo de Ribeirão Preto, no ano seguinte, que Celso assinou o seu primeiro contrato e deu inicio à sua vitoriosa trajetória profissional.

Com 1,87m de altura, nosso homenageado seguiu à risca as qualidades do seu “espelho”, o ex-zagueiro Amaral, craque do Guarani e da Seleção Brasileira.

Zagueiro clássico, “Celsão” gostava de sair jogando, além de ser um exímio batedor de faltas e pênaltis, qualidades que lhe garantiram a vice artilharia do campeonato cearense com 16 gols, em 1979.

 

Clubes, títulos e ano
Grêmio Maringá (PR) – Campeão Paranaense em 1977
Fortaleza (CE) – Campeão Cearense em 1978
Ferroviário (CE) – Campeão Cearense em 1979
Fortaleza (CE) – Campeão Cearense no 1º Turno (depois transferiu-se para o Vasco)
Vasco da Gama (RJ) – Campeão Carioca em 1981
Atlético Paranaense (PR) – Bi-Campeão Paranaense em 1982 e 1983
Santa Cruz (RE) – Vice-Campeão em 1984
Bahia (BA) em 1985
F.C. do Porto (POR) – Bi-Campeão Português / Bi-Campeão Mundial / Campeão da Taça Portugal / Campeão Taça das Taças
Goiás (GO) em 1991
Ferroviário (CE) em 1992, clube ao qual encerrou a sua carreira profissional

 

Os mais antigos do futebol Santamarense garantem que o zagueiro “papa títulos” tinha um irmão que jogava muito, o atacante Claudio, falecido há alguns anos.

Nelsinho- Na onda do esporte

Já o meia Carlinhos, outro irmão de Celso Gavião e com memorável passagem pelo futebol, costuma desfilar suas habilidades no campo do Itapema, onde é um dos responsáveis pelo time do ABC. Esse também merece uma homenagem do Bastidores do Esporte.

Aposentado do futebol, Celso fixou residência no Ceará, tem comércio locado para terceiros e é presidente da Associação Garantia ao Atleta Profissional (AGAP) do Estado do Ceará.

É casado com Maria Auxiliadora, professora aposentada, e tem dois filhos, Lídia Noêmia, médica, e Celso Antônio, professor de Educação Física, que trabalha no F.C. do Porto.