Connect with us
banner Por Onde Anda

Nelsinho Filho

Por Onde Anda: Nancy Aparecida da Silva Pinto

Publicado

em

banner Por Onde Anda

Nome: Nancy Aparecida da Silva Pinto
Naturalidade: Guarujá
Data de Nascimento: 11/07/1956
Esporte: Basquete
Posição: Ala/Pivô

Ala pivô NancyA coluna Por Onde Anda destaca Nancy, um dos grandes destaques do basquete feminino da Ilha de Santo Amaro. Aos 14 anos e com estatura que chamava a atenção, ela deu início a sua trajetória esportiva no Vila Souza Atlético Clube, sob o comando do técnico César de Amorim.

       — Leia também: Por Onde Anda – Esmeraldo ‘Mera’ Silva

Aos poucos, diante de muito treinamento, nossa homenageada foi ganhando personalidade dentro da quadra, e se definiu como uma brilhante ala/pivô. As principais qualidades eram: o movimento rápido, que a possibilitava se desmarcar dos adversários e receber bolas em condições de arremessos intermediários e a extrema habilidade nos rebotes.

Além do Vila Souza, defendeu por várias oportunidades a seleção de Guarujá nos Jogos Regionais e Abertos. Segundo a ex-jogadora, uma das melhores colocações da equipe, foi nos Abertos de Tupã, em 1976, quando a Cidade ocupou a 4º colocação, perdendo o bronze para Piracicaba, base da seleção brasileira à época.

Publi Na onda do esporteEm 1978, foi convidada a jogar pelo São José, de São José dos Campos, que iniciava um time feminino. Mas, foram apenas seis meses de atuação, pois teve que optar entre jogar ou trabalhar na Prefeitura de Guarujá. Nem preciso dizer o que ela escolheu, né… O trabalho é claro.

Nancy parou de jogar aos 25 anos de idade, porém, ao completar 10 anos de afastamento, não resistiu a um convite feito pela seleção guarujaense. Voltou às quadras e sagrou-se campeã dos Jogos Regionais, em Cubatão.

Funcionária pública municipal há mais de 40 anos, Nancy é divorciada, tem três filhos e quatro netos.