Atendimentos da Carreta da Mamografia superam o de 2019

Foram mais de mil atendimentos realizados na Cidade neste ano, contra 561 em 2018

O número de atendimentos feitos na Carreta da Mamografia, que ficou na Cidade de 7 a 31 de janeiro foi bem superior aos exames realizados na última edição. Os números deste ano superaram as expectativas da coordenação de Saúde da Mulher, uma vez que a cidade não tem demanda reprimida nas unidades de saúde para realização dos exames.
Neste ano, foram realizadas 980 mamografias e 25 ultrassonografias de mama, que perfaz um total de 1.005 atendimentos. O número de exames realizados em 2018 foi de 561 (529 mamografias e 32 ultrassonografias de mama). Mediante distribuição de senhas, a Carreta atendeu mulheres a partir de 35 anos, munidas de documentos e comunicadas pela rede municipal.
Para a ginecologista Adriana Machado, coordenadora municipal da Saúde da Mulher, a praticidade de poder realizar o exame no mesmo dia de atendimento pode ter motivado a grande procura pela carreta, no entanto ressalta que “não há fila para realização dos exames de imagem no município”.
A coordenadora pontuou que cerca de 1/3 das pacientes agendadas acaba faltando às consultas de exames, e precisa remarcar uma nova data, o que pode ter influenciado de algum modo na procura pela carreta neste ano. “No entanto, os exames que são solicitados nas consultas regulares são feitos atualmente em até 15 dias. Realizamos diversos plantões para atender à lista de espera que havia e, mesmo com a demanda da campanha do Outubro Rosa conseguimos zerar essa lista de espera e trabalhamos com agendamento diário de pedidos que chegam das consultas nas unidades”, explica a coordenadora.
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Programa Mulheres de Peito, em parceria com a Prefeitura e o veículo permaneceu estacionado na frente do PAM Rodoviária, onde prestou atendimento de segunda a sábado.
Os atendimentos realizados na carreta estão sendo triados e terão acompanhamento nas unidades de saúde. “Os resultados dos exames já estão disponíveis na Casa Rosa e, aqueles que apresentaram alguma alteração estão sendo encaminhados para avaliação dos nossos mastologistas clínico e cirúrgico para agilizar o atendimento às pacientes que realmente necessitam”.
O Instituto da Mulher, a Casa Rosa fica na Rua Quinto Bertoldi, 5, na Vila Maia, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

No Ideb, entre as 100 melhores escolas públicas do Brasil, 50 são Etecs

Média obtida pelas Etecs foi 6, superior à das escolas de Ensino Médio do Brasil e acima dos resultados de todas as regiões do país As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) mostraram novamente a qualidade do ensino que oferecem à população de São Paulo. Nesta terça-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) anunciou o Índice de Leia mais

Empreender em tempos de crise é possível

Da Reportagem Os efeitos da pandemia pelo novo coronavírus na economia do Brasil já podem ser medidos. Recentemente, o IBGE divulgou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), onde destaca que segundo trimestre de 2020 encerrou com taxa de desemprego de 13,3%, quantidade recorde de desalentados e o menor número Leia mais

Caixa paga hoje auxílio emergencial para nascidos em março

A Caixa Econômica Federal segue com o Ciclo 2 de pagamentos das parcelas do auxílio emergencial. Hoje (4) é a vez de 4,1 milhões de beneficiários, nascidos em março, receberem o crédito na poupança social. Os créditos começaram no dia 28 de agosto pelos beneficiários nascidos em janeiro. Depois, no dia 2 deste mês, o Leia mais

Leilão arrecada R$ 505 milhões com concessões no Porto de Santos

De Agência Brasil – São Paulo Foram leiloadas hoje (28) por R$ 505 milhões duas áreas no Porto de Santos (SP) para movimentação de celulose. As vencedoras foram a Eldorado Celulose e a Bracell Celulose. As concessões têm validade de 25 anos. O certame foi promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O leilão Leia mais