Fiscalização de praias registra mais de 11.400 ocorrências

A Operação Verão, que visa garantir o ordenamento das praias de Guarujá – do Guaiúba a Pernambuco, iniciada em 14 de dezembro, já registrou até o último dia 1º, 11.416 ocorrências, referentes a práticas não regulamentadas pelo Município, como som abusivo, montagem de churrasqueiras e tendas, circulação de animais na faixa de areia, entre outras irregularidades.
De todas as ocorrências registradas pela fiscalização municipal, 40,16%, ou seja, 4.585 são referentes a som abusivo na faixa de areia. O maior número de casos foi na Praia de Pitangueiras (Centro), onde os agentes públicos efetuaram 2.292 registros; seguido pela Enseada (858 ocorrências), Pernambuco (409), Guaiúba (193) e Astúrias (133).

Multas
De acordo com a fiscalização, no primeiro contato, as pessoas são orientadas a desligarem e guardarem os equipamentos. A prática do uso de equipamento de som nas praias é proibida pelo artigo nº 100 A, do Código de Posturas de Guarujá, quando causa perturbação ao sossego público. A infração ou não observância do disposto nesse artigo pode sujeitar o infrator a pagar multa de 250 UFs (Unidade Fiscal do Município) – o equivalente a R$ 867,50, além da apreensão do material, equipamento ou instrumento utilizado, prevista na Lei Complementar nº 64/2002.

Tendas
Conforme relatório de ocorrências divulgado pelas equipes de fiscalização que estão atuando nas praias do Município, também se destacaram na Operação Verão nesses quase 20 dias, o número de tendas montadas.
No total foram 781 tendas, a maioria na Enseada (325), além de circulação de animais na faixa de areia (617), maior parte em Pitangueiras (282); e prática de esportes não permitidos em determinados locais e horários, 371 ocorrências, sendo 336 só em Pitangueiras. Também foi encontrado um número significativo de ambulantes irregulares pelas praias, sendo 908, também, só em Pitangueiras.
A Operação Verão, além de fiscalizar irregularidades na orla, orienta banhistas e ambulantes, por meio de distribuição de panfletos. A fiscalização ostensiva segue durante a temporada de verão até terça-feira de Carnaval.

Atenção aos golpes no seu celular!

Comecemos o ano com um dos maiores problemas atuais da internet: golpes no WhatsApp! Provavelmente você conhece alguém que tenha sido vítima de hacker por esse aplicativo de celular. Os casos crescem, pois, as pessoas estão cada vez mais abraçando a tecnologia deste recurso por facilitar a comunicação – usado por, aproximadamente, 1,5 bilhão de pessoas em 180 países – isso também chama atenção de criminosos, por isso, fique atento(a) às dicas de hoje!
Primeiramente, existe aquele ditado popular que diz: ‘‘quando a esmola é muita, o santo desconfia’’. Portanto, suspeite de promoções de recarga ilimitada para o celular, brindes de tênis de empresas famosas, camisetas e etc. A maior forma de garantir sua segurança é fazer uma busca na internet sobre o que você recebeu, não clique no link que foi enviado pela pessoa, faça uma busca antes e, mesmo que seja verdade, acesse por seu próprio celular, sem clicar no link enviado pela pessoa.
Mesmo que o contato seja da sua confiança, pois, ele pode ter sido ‘‘hackeado’’. Outro golpe muito comum é o ‘‘Roubo do Chip’’, o hacker conversa com seus contatos se passando por você, geralmente, pedindo auxílio financeiro, para que deposite um certo valor em conta, pois, está passando por alguma necessidade. Se você receber este tipo de mensagem de algum contato seu, procure confirmar esta informação de outra forma e, até ter certeza, não deposite nenhum valor!
Nesses casos, Beatriz, juridicamente, algo pode ser feito? É difícil nos utilizarmos de alguma medida, exatamente pela dificuldade de identificar essas pessoas responsáveis pelos golpes, mas, a depender de seu caso específico pode existir alguma alternativa, busque o Juizado Especial Cível (pequenas causas) ou um profissional de sua confiança e fique atento ao seu Direito!


Programe-se

Terapias Integrativas
O Lar Assistencial Rubataiana (Rua Manoel Penellas, 536- Santa Rosa) promove o curso gratuito de Biocibernética Ramatis. Os futuros terapeutas podem se registrar no Sindicato dos Terapeutas Holistico/Interativo e trabalhar em clínicas de saúde, onde as terapias Integrativas são praticadas. As aulas têm início no próximo dia 22 e serão disponibilizadas 150 vagas. Os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e podem fazer inscrição no dia da aula inaugural, apresentando os documentos pessoais. A formação, que dura 2 anos, contempla o aprofundamento da medicina integrativa e de terapias orientais tais como Reiki, Reflexologia, Florais de Bach, Cromoterapia aplicada na área Terapêutica, Calatônia (massagem de desbloqueio de tensão), entre outras. Outras informações pelo telefone (13) 99636-0163.

Carreta da Mamografia
A Carreta da Mamografia, que começou a atender o público feminino na terça-feira (7), em Guarujá, segue realizando exames visando à prevenção do câncer de mama, até o próximo dia 31. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; e aos sábados, das 9 às 13 horas. O veículo está estacionado em frente à Unidade de Pronto Atendimento Doutor Matheus Santamaria – o ‘PAM Rodoviária’– na Avenida Santos Dumont, 856, no bairro Santo Antônio. O atendimento é voltado às mulheres de 35 a 49 anos, desde que munidas de encaminhamento médico, cartão SUS e RG. Para mulheres acima de 50 anos, é necessário somente apresentar o cartão SUS e RG.


 

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Trio é preso em flagrante por matar homem à facadas em Praia Grande

Suspeitos confessaram o crime e foram indiciados por homicídio simples. A polícia investiga a motivação do homicídio. Um rapaz foi morto à facadas após uma briga com três homens, no bairro Cidade Ocian, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, na madrugada de segunda-feira (6). Segundo informações confirmadas pelo G1, o corpo só foi localizado Leia mais

Detento relata luta por sobrevivência no CPP de Mongaguá

Desde alimentação e água racionadas até falta de itens de higiene básica, detento relata que ele e companheiros estão ‘apenas sobrevivendo’. Centro de Detenção Provisória foi cenário da fuga de mais de 500 detentos em março. Uma reportagem do site G1 deste sábado destaca uma carta de um detento à família relatando a luta por Leia mais

Fiscais vistoriam marinas e condomínios de luxo no Rabo do Dragão

Documentações, higienização e regras de não-aglomeração foram alguns dos itens observados De Guarujá No reforço do combate ao Covid-19, os fiscais da Prefeitura de Guarujá vistoriaram, na manhã da última quinta-feira (2), sete marinas e outros quatro condomínios de luxo, localizados na região do Rabo do Dragão, às margens do Canal de Bertioga. A missão Leia mais

Guarujá cria central de informações sobre saúde e a covid-19

De Guarujá Efetivo de 20 profissionais da área de enfermagem, entre técnicos e auxiliares, além de profissionais de psicologia, farão esse atendimento via telefone A partir desta sexta-feira (27), Guarujá contará com uma central de atendimento para tratar de questões de saúde relacionadas à epidemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). A equipe contará com um Leia mais