Guarujá acessível – Fiscais notificam seis comércios

A Prefeitura de Guarujá deu início a uma mega operação, intitulada Guarujá Acessível. A ação tem o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais quanto ao cumprimento da legislação de acessibilidade. Na manhã da última terça-feira (26), foram vistoriados comércios localizados na Avenida Dom Pedro I, na Enseada. No total, seis locais foram notificados por desrespeitar as normas de acessibilidade.
Os fiscais identificaram a falta de reservas de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência e idosos. De acordo com a legislação de trânsito, 2% do total de vagas regulamentadas de estacionamento devem ser destinadas aos veículos que transportam pessoas com deficiência física ou visual, e 5% aos idosos.
Para estacionar nessas vagas é preciso ter uma credencial exclusiva. Caso contrário, a utilização da vaga é irregular e o condutor estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima, podendo ser multado e ter o carro guinchado.
A aposentada Sabina Pezzili, 75 anos, já precisou estacionar o carro e a vaga exclusiva estava sendo ocupada indevidamente. “É importante essa fiscalização, principalmente, nos supermercados onde o pessoal abusa, com a desculpa de que é só um minutinho”, afirmou a munícipe.

Sinalização

Foi observado também que, em alguns estabelecimentos a sinalização de chão já estava apagada. “Tanto no caso da falta de vagas quanto da sinalização, os proprietários têm prazo de 20 dias para se adequar. Caso não atenda a notificação, serão multados em 150 UFMs (Unidade Fiscal do Município), que equivale a aproximadamente R$ 500,00”, explicou o fiscal de Posturas da Prefeitura, Lindson Lima.
Em outros três comércio foi constatado que o estacionamento ocupava todo o passeio público, bloqueando a passagem de cadeirantes e pedestres. A passagem livre não chegava nem mesmo a 1 metro. Os proprietários foram notificados a providenciarem a adequação.
Outra irregularidade que chamou a atenção dos fiscais foi a obstrução do passeio público. Em uma das lojas, materiais que seriam usados para reforma do local estavam depositados nas vagas de estacionamento, bloqueando o trânsito dos pedestres. O estabelecimento terá um prazo de 48 horas para desobstruir o passeio, caso contrário, será multado.
“Há dois anos temos orientado os estabelecimentos públicos e privados sobre a padronização das vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência e também idosos. Agora estamos cobrando que a lei seja cumprida e que os deficientes e idosos tenham seu direito garantido”, afirmou o assessor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Valdinei Santos.


Unaerp aborda o futuro da Medicina Diagnóstica

Evento apresentou tendências de evolução tecnológica na saúde

O desenvolvimento de novas tecnologias e da inteligência artificial estão trazendo mudanças também na área da saúde. Para conhecer o futuro da Medicina Diagnóstica, estudantes e docentes de Medicina e Enfermagem da Unaerp Guarujá participaram de palestra com a física Patrícia Guedes Braguine. Ela abordou estudos e inovações tecnológicas desenvolvidos na Europa e apresentou o projeto do IG11, um dispositivo portátil que pretende auxiliar no diagnóstico de patologias.
Patrícia Guedes Braguine teve a ideia da criação do IG11 depois da experiência de ter tido uma infecção generalizada que a obrigou a fazer coletas de sangue diariamente. O aparelho permite, com uma gota de sangue, detectar várias doenças como anemias e câncer, por exemplo, a partir da inteligência artificial.
“É um dos primeiros do mundo nessa linha. É um dispositivo compacto, podendo ser utilizado tanto em centros médicos quanto para uso pessoal, com sistema bastante avançado de monitoramento da saúde. Além disso, ele é capaz de entender o uso que as pessoas têm feito de determinado medicamento”, explica Braguine.
A pesquisadora observa, porém, que a intenção do aparelho é auxiliar e não competir com o trabalho do médico. “O uso da inteligência artificial não pode nunca substituir o médico, ele tem que vir como ferramenta acessória.” O equipamento, desenvolvido com pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, está em fase de registro de patentes na Europa e no Brasil antes de estar disponível no mercado para comercialização.


Este domingo tem Caminhada Ecológica

Neste domingo (1º), o Forte dos Andradas realizará a 10ª Caminhada Ecológica, com concentração a partir das 8h30 e largada às 9 horas. O evento comemora o 39º aniversário da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e ao 77º aniversário do Forte dos Andradas. A organização espera reunir cerca de três mil pessoas.
A caminhada terá 8 km e percorrerá o interior do quartel em direção à Praia do Monduba. A atração contará com praça de alimentação e atrações como aulas de zumba e música ao vivo. No local, os participantes também poderão conferir exposições de equipamentos militares e carros antigos, além de verificar a pressão arterial, com o suporte de enfermeiros.
Para participar da caminhada, basta comparecer ao local no dia do evento, e doar um 1 kg de alimento não perecível. O Forte dos Andradas fica na Rua Horácio Guedes Barreiro, s/n, na Praia do Monduba.


Isenção do IPTU 2020 expira nesta sexta-feira (29)

Termina nesta sexta-feira (29), o prazo para interessados em solicitar à Prefeitura de Guarujá, isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2020. O benefício é concedido a aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (física ou intelectual), ex-combatentes, pessoas com mais de 65 anos, além de imóveis localizados em área de feiras livres, clubes e entidades de assistência social.
Para ter direito ao benefício é necessário que o contribuinte possua renda de até cinco salários mínimos, um único imóvel e nele resida, além de não ter débitos com a Prefeitura de Guarujá até a data do pedido de isenção.
Mais informações podem ser obtidas nos telefone (13) 3308-7655 e no (13) 3342-5872.


Mutirão
Cerca de 220 kg de lixo foram recolhidos por 80 alunos do Centro de Atividades Educacionais Comunitárias (Caec) Vereador André Luiz Gonzalez e da Escola Municipal Maria Aparecida Araújo, ambos localizados no bairro Morrinhos. Os participantes realizaram o mutirão de limpeza junto à 1ª Caminhada de Conscientização pelas proximidades do bairro, na terça-feira (19).


Expectativa de vida
A expectativa de vida ao nascer no Brasil subiu para 76,3 anos em 2018, segundo informações divulgadas (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2017, a expectativa de vida era de 76 anos, ou seja, aproximadamente três meses a menos do que em 2018.


 

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Trio é preso em flagrante por matar homem à facadas em Praia Grande

Suspeitos confessaram o crime e foram indiciados por homicídio simples. A polícia investiga a motivação do homicídio. Um rapaz foi morto à facadas após uma briga com três homens, no bairro Cidade Ocian, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, na madrugada de segunda-feira (6). Segundo informações confirmadas pelo G1, o corpo só foi localizado Leia mais

Detento relata luta por sobrevivência no CPP de Mongaguá

Desde alimentação e água racionadas até falta de itens de higiene básica, detento relata que ele e companheiros estão ‘apenas sobrevivendo’. Centro de Detenção Provisória foi cenário da fuga de mais de 500 detentos em março. Uma reportagem do site G1 deste sábado destaca uma carta de um detento à família relatando a luta por Leia mais

Fiscais vistoriam marinas e condomínios de luxo no Rabo do Dragão

Documentações, higienização e regras de não-aglomeração foram alguns dos itens observados De Guarujá No reforço do combate ao Covid-19, os fiscais da Prefeitura de Guarujá vistoriaram, na manhã da última quinta-feira (2), sete marinas e outros quatro condomínios de luxo, localizados na região do Rabo do Dragão, às margens do Canal de Bertioga. A missão Leia mais

Guarujá cria central de informações sobre saúde e a covid-19

De Guarujá Efetivo de 20 profissionais da área de enfermagem, entre técnicos e auxiliares, além de profissionais de psicologia, farão esse atendimento via telefone A partir desta sexta-feira (27), Guarujá contará com uma central de atendimento para tratar de questões de saúde relacionadas à epidemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). A equipe contará com um Leia mais