São Paulo confirma dois casos da variante inglesa do novo coronavírus

Mulher de 25 anos e homem de 34 anos tiveram resultado positivo

A variante do novo coronavírus, detectada inicialmente no Reino Unido, já está no Brasil. A confirmação foi feita na tarde de segunda-feira (4) pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, após análise de amostras no Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz.

Dois casos foram confirmados em São Paulo. Uma das pessoas com resultado positivo é uma mulher de 25 anos, residente em São Paulo, que se infectou após contato com viajantes que passaram pelo território britânico. No dia 20 de dezembro, ela começou a apresentar sintomas como dores de cabeça e garganta, tosse, mal-estar e perda de paladar.

O outro infectado é um homem de 34 anos, e a Secretaria de Saúde investiga seu local de moradia e sintomas.

Segundo a secretaria, ambos os casos são da linhagem B.1.1.7, nova cepa que não se mostra mais letal, mas pode ser mais transmissível.

Na última quinta-feira, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de São Paulo foi notificado pelo laboratório de medicina diagnóstica Dasa da suspeita de dois casos de uma variante do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no estado de São Paulo. A confirmação da cepa em dois pacientes foi feita por meio de sequenciamento genético realizado em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Após a confirmação do laboratório Dasa sobre essa suspeita, as amostras foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, que deu início ao trabalho de análise e sequenciamento genético para identificar se a nova cepa já teria mesmo chegado ao Brasil. Essa análise foi concluída hoje e confirmou a suspeita.

Os sequenciamentos de amostras realizados pelo Adolfo Lutz mostraram-se, segundo a secretaria, mais completos que o do Reino Unido e foram então depositados no banco de dados online e mundial GISAID, uma Iniciativa Global de Compartilhamento de Todos os Dados sobre Influenza.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Governo lança site Vacina Já para pré-cadastro da imunização contra COVID-19

Ferramenta irá agilizar atendimento nos locais de vacinação; profissionais de saúde e indígenas são o público-alvo neste primeiro momento O Governo de São Paulo lançou neste domingo (17) o site www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar a campanha de vacinação contra o COVID-19 no estado. Nele, todas as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem fazer Leia mais

Primeira indígena vacinada no país, Vanuzia Santos é técnica em enfermagem

Moradora da aldeia multiétnica Filhos Dessa Terra, em Guarulhos, ela tem 50 anos e também é formada em Assistência Social Vanuzia Costa Santos, 50, moradora da aldeia multiétnica Filhos Dessa Terra, na cidade de Guarulhos, é a primeira indígena do Brasil a se vacinar contra a COVID-19. Técnica em enfermagem e assistente social, Vanuzia também Leia mais

Nova classificação do Plano SP será anunciada nesta sexta-feira

Na 2ª semana epidemiológica do ano, o estado de SP segue em quarentena. A média de internações segue superior a 1600 internações diárias. Números estes semelhantes aos do pico da pandemia, em agosto. São Paulo – Na quarta-feira (13), o governo do Estado informou que uma nova classificação do Plano SP será anunciada nesta sexta-feira Leia mais

Suman mantém estrutura do secretariado para o segundo mandato e traça metas

Reuniões com secretários serão bimestrais e acompanhamento será feito pelo Gabinete do prefeito e Secretaria Municipal de Coordenação Governamental O prefeito de Guarujá, Válter Suman, realizou, na manhã de hoje, a primeira reunião com os secretários nomeados para compor a Administração Municipal em 2021. O titular de cada pasta apresentou ao chefe do Executivo e Leia mais