Abrigo provisório recebe 48 pessoas em situação de rua no primeiro dia

De Guarujá
Abrigo provisório funcionará 24 horas, com a oferta de alimentação, higiene e o isolamento social adequados

Em seu primeiro dia de funcionamento, o alojamento provisório instalado no Ginásio Tejereba (Rua Sílvio Daige, s/nº, Jardim Tejereba), em Guarujá, acolheu 48 pessoas em situação de rua. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e tem como objetivo garantir a segurança da população de risco, no período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A iniciativa, teve início na noite da última quarta-feira (25) e funcionará 24 horas, com a oferta de alimentação, higiene e o isolamento social adequados. No local, que tem capacidade para receber 120 pessoas, os leitos foram montados conforme o protocolo emitido pelo Ministério da Saúde, que prevê o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Além disso, os sanitários são higienizados diversas vezes ao dia.

Ao chegar ao abrigo, a pessoa é atendida pela equipe da assistência social, que realiza o cadastro e conscientiza sobre a importância do isolamento social, e também o combate à proliferação do vírus.

“A proteção social é nosso principal objetivo. No momento complexo em que vivemos o acolhimento a essa população tão vulnerável é a possibilidade de garantia de direitos”, declarou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social.

Rede
Além do alojamento provisório, o Município ainda conta com os atendimentos tradicionais voltados à população de rua, oferecidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Pop), de segunda a sexta-feira, agora funcionando em horário especial, das 9 às 16 horas; e pela Unidade de Acolhimento José Calherani (Albergue), que funciona 24 horas.

Atualmente, Guarujá atende cerca de 120 pessoas em situação de rua e tem o cadastro de mais 150 que são considerados volantes, ou seja, sem permanência fixa na Cidade. Só neste ano, 385 abordagens foram realizadas junto à população de rua do Município.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Prefeitura inicia obras de limpeza de redes pluviais para minimizar alagamentos

Serviços preventivos iniciados nesta quarta-feira (20), tem intervenções na Rua Mário Ribeiro, na Barra Funda (Centro); investimento é de pouco mais de R$ 200 mil, provenientes de convênio firmado entre o Município e o Fehidro A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb), inicia serviços de limpeza, desassoreamento e reparos das Leia mais

Covid-19: Guarujá reduz taxa de internação e média móvel de óbitos cai 63%

Medidas restritivas tomadas no começo de dezembro apresentam resultados; taxa de internação saiu da faixa próxima de 50% para 17%; média móvel de óbitos no último mês diminuiu de 1,57 para 0,57 As medidas mais restritivas para contenção da disseminação da covid-19 tomadas pela Prefeitura de Guarujá surtiram resultado: o cenário da pandemia do novo Leia mais

Governo municipal acompanha serviços emergenciais no túnel da Vila Zilda

Já foram instaladas válvulas para controle do volume de efluentes; os próximos passos consistem no reparo da rede danificada, aterramento e aplicação de nova camada asfáltica no túnel Técnicos da Prefeitura de Guarujá estão fiscalizando, nesta sexta-feira (15), as intervenções emergenciais da Sabesp no Túnel Juscelino Kubitscheck, popularmente conhecido como Túnel da Vila Zilda. Até Leia mais