Abrigo provisório recebe 48 pessoas em situação de rua no primeiro dia

De Guarujá
Abrigo provisório funcionará 24 horas, com a oferta de alimentação, higiene e o isolamento social adequados

Em seu primeiro dia de funcionamento, o alojamento provisório instalado no Ginásio Tejereba (Rua Sílvio Daige, s/nº, Jardim Tejereba), em Guarujá, acolheu 48 pessoas em situação de rua. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e tem como objetivo garantir a segurança da população de risco, no período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A iniciativa, teve início na noite da última quarta-feira (25) e funcionará 24 horas, com a oferta de alimentação, higiene e o isolamento social adequados. No local, que tem capacidade para receber 120 pessoas, os leitos foram montados conforme o protocolo emitido pelo Ministério da Saúde, que prevê o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Além disso, os sanitários são higienizados diversas vezes ao dia.

Ao chegar ao abrigo, a pessoa é atendida pela equipe da assistência social, que realiza o cadastro e conscientiza sobre a importância do isolamento social, e também o combate à proliferação do vírus.

“A proteção social é nosso principal objetivo. No momento complexo em que vivemos o acolhimento a essa população tão vulnerável é a possibilidade de garantia de direitos”, declarou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social.

Rede
Além do alojamento provisório, o Município ainda conta com os atendimentos tradicionais voltados à população de rua, oferecidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Pop), de segunda a sexta-feira, agora funcionando em horário especial, das 9 às 16 horas; e pela Unidade de Acolhimento José Calherani (Albergue), que funciona 24 horas.

Atualmente, Guarujá atende cerca de 120 pessoas em situação de rua e tem o cadastro de mais 150 que são considerados volantes, ou seja, sem permanência fixa na Cidade. Só neste ano, 385 abordagens foram realizadas junto à população de rua do Município.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Boletim Coronavírus: Guarujá soma 1.197 casos até este sábado

BOLETIM CORONAVÍRUS Guarujá, 30 de maio de 2020, às 18 horas ✅Confirmados: 1.197 (736 em isolamento domiciliar, 351 curados e 74 óbitos) ✅Internados confirmados: 36 (10 em UTI) ✅Descartados: 936 ✅Aguardando exames: 632 ✅Internados suspeitos: 98 (20 em UTI) ✅Óbitos em investigação: 10 A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que neste sábado (30), confirmou quatro Leia mais

Reabertura de comércio em Guarujá deve ocorrer na próxima semana

De Guarujá Pró-Guarujá. É este o nome do plano de retomada da economia da Cidade, apresentado neste sábado (30) durante coletiva para anúncio de implantação do Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá para indução da indústria do turismo, importante pilar da recuperação. A estratégia de como será o processo de reabertura gradual do comércio foi mostrado Leia mais

Novo coronavírus já matou 64 pessoas em Guarujá

Atualizado em 27 de maio de 2020, às 18 horas A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que nesta quarta-feira (27) confirmou dois óbitos que tiveram como causa principal a infecção pelo novo coronavírus. A covid-19 foi responsável pela morte de 64 pessoas na Cidade. ✅Confirmados: 879 (601 em isolamento domiciliar, 184 curados e 64 óbitos) Leia mais

Confira onde retirar merenda a partir desta terça (26)

Antes, a região tinha como polo o Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Joana Mussa Gaze; já foram entregues mais de 80 mil refeições aos alunos, desde o início da suspensão das aulas A partir desta terça-feira (26), a Escola Municipal Paulo Freire (Santa Clara), em Guarujá, passa a ser uma unidade polo para retirada Leia mais