Últimas notícias
Árvores contra o descarte irregular de lixo
Com o intuito de acabar com as ações de descarte irregular de lixo na margem direita da Rodovia Cônego Domenico Rangoni, na altura da Rua IdalinoPinez, conhecida como Rua do Adubo, a Prefeitura de Guarujá está plantando mais de 200 árvores nativas no local. Episódios de queima indevida de resíduos também eram recorrentes no espaço.
— Leia também: Guarujá quer agilidade em reconstrução de atracadouros
Antes de a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) plantar os novos exemplares arbóreos, a Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) realizou serviços de limpeza e manutenção previamente em toda a área.
Para se ter uma ideia, a remoção completa dos resíduos sólidos só foi concluída após 12 viagens com capacidade máxima do caminhão coletor. Todo o volume recolhido foi encaminhado ao local correto de descarte.
Além disso, o perímetro foi cercado e sinalizado para coibir infrações e garantir o desenvolvimento sadio das mudas até que elas atinjam o porte adequado para cumprir suas funções plenamente.
Aroeira pimenteira, guanandi, orelha-de-onça, dedaleiro, ipê e salsa são as principais espécies arbóreas a darem nova vida ao espaço que é até então conhecido como ponto viciado de descarte. Isto porque, além de ocupar o solo, o plantio favorece a recuperação do equilíbrio ecológico local, fornecendo abrigo e alimento para espécies da fauna e flora.
“Pedimos à população que não agrida mais a região. Há uma cadeia de esforços para minimizar este tipo de ataque, mas as ações de preservação só surtem efeito quando a sociedade como um todo abraça a causa”, apela o secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha.
As atividades para recuperação do território, materiais utilizados e as mudas para plantio são frutos de compensação ambiental.
Descarte irregular pode doer no bolso
O descarte irregular de lixo prevê punição, de acordo com o Código de Posturas de Guarujá, com multa que pode chegar até R$ 3 mil. As denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria do Município, pelo telefone 162 ou pelo link: www.guaruja.sp.gov.br/ouvidoria.
FOTOS: PMG
You must be logged in to post a comment Login