Ministro Fachin anula condenações de Lula na Lava Jato

Ministro considerou Vara de Curitiba incompetente para julgar o caso

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (8) anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. Na decisão, o ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. Com a decisão, o ex-presidente não terá mais restrições na Justiça Eleitoral e está elegível para disputar um cargo público.

Pela decisão, ficam anuladas as condenações nos casos do triplex do Guarujá (SP), com pena de 8 anos e 10 meses de prisão, e do sítio em Atibaia, na qual Lula recebeu pena de 17 anos de prisão. Os processos deverão ser remetidos para a Justiça Federal em Brasília para nova análise do caso.

A anulação ocorreu porque Fachin reconheceu que as acusações da força-tarefa da Lava Jato contra Lula não estavam relacionadas diretamente com os desvios na Petrobras. Dessa forma, seguido precedentes da Corte, o ministro remeteu os processos para a Justiça Federal em Brasília.

“Apesar de vencido diversas vezes quanto a tema, o relator [Fachin], tendo em consideração a evolução da matéria na 2ª Turma em casos semelhantes, entendeu que deve ser aplicado ao ex-presidente da República o mesmo entendimento, reconhecendo-se que a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o juiz natural dos casos”, diz nota do gabinete de Fachin.

A condenação no caso do triplex foi proferida pelo então juiz Sergio Moro. No caso do sítio de Atibaia, Lula foi sentenciado pela juíza Gabriela Hardt.

A decisão também atinge o processo sobre supostas doações irregulares ao Instituto Lula. O processo ainda está em tramitação na 13ª Vara e também deverá ser enviado para Brasília.

Matéria atualizada às 16h24 para acréscimo de informações – Agência Brasil

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Vacinação contra a covid-19 segue no feriado e amplia faixa etária

Imunização será somente no Ginásio Guaibê nesta quarta-feira (21), com horário especial de funcionamento, das 9 às 14 horas; idosos com 65 anos já poderão garantir a primeira dose Guarujá manterá a vacinação no feriado de Tiradentes nesta quarta-feira (21). A imunização ocorrerá apenas no Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio) e Leia mais

Fundo Social atende a famílias já agendadas pelos Cras, neste feriado

Atendimento será das 8 às 17 horas, conforme pré-agendamento Nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá estará com suas portas abertas, das 8 às 17 horas, para atender exclusivamente as famílias já agendadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para retirada de cestas básicas. “Sabemos que Leia mais

SP: estudo aponta incidência maior de covid-19 entre professores

Docentes seriam três vezes mais infectados que população geral Levantamento realizado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade (Repu) indicou que a incidência de covid-19 entre professores das escolas estaduais de São Paulo no início deste ano foi maior do que a registrada na população em geral. Os resultados mostraram que a incidência da Leia mais