Coluna ‘Entre Sons & Tons’ destaca a rotina de músicos durante a pandemia

COMO TEM SIDO A ROTINA DOS MÚSICOS NA PANDEMIA?

Se viver de música sem COVID-19 já era difícil, imagina durante a pandemia? Muitos estão se desdobrando como podem, fazendo bicos em outras áreas, vendendo material na internet, compondo música para fora, divulgando seu trabalho nas plataformas, dando aulas e, até, recebendo doações. Mas, ainda assim, não estão nem próximos de como estavam antes das restrições por conta do Novo Coronavírus.

A realidade ficou ruim para todos os níveis de expressão artística. Dezenas de grandes eventos no Brasil foram cancelados, casas de espetáculo fecharam, bares fecharam, teatros fecharam. O que estava nas mãos da iniciativa privada virou pó e os músicos, simplesmente, como outras classes de trabalhadores informais, deixaram de receber por não atuarem.

Para falar sobre estes desafios conversamos com dois atuantes músicos de Guarujá, para saber como estão se reinventando neste cenário difícil:

GUGA BASTOS
Gustavo Henrique Bastos Sihle, o Guga Bastos, um campineiro que escolheu Guarujá para viver, sempre foi atuante na cena local, tocando em festas, bares e eventos corporativos.

Guga sempre intercalou sua carreira como músico lecionando durante o dia, comercializando instrumentos na loja ‘Oceano Rock’ e realizando serviços de Luthieria.

“Pela vida fui intercalando as quatro atividades e assim driblando a instabilidade. O mercado da música no Brasil sempre muito instável”, conta o músico.

“Mas, nesse momento, o quadro é desesperador! Os alunos que mantiveram as mensalidades são poucos, a música ao vivo parada sem previsão de retorno e as vendas não acontecem, assim como o trabalho na oficina de Luthieria, que ainda funciona um pouco, mas não cobre nem os custos mensais para mantê-la aberta”, desabafa.

A pergunta é: E agora Presidente?”, questiona o profissional sobre os rumos econômicos do País.

A loja Oceano Rock e escola de música ficam na Rua Petrópolis, 270, no Centro de Guarujá. Fone: (13) 9-9730-2099

Guga Bastos mantém a Escola Oceano Rock aberta no Centro

DUDU DOG JOE

Enquanto os shows não retornam, Dudu Dog Joe tem sua renda através do artesanato

Eduardo Araújo Elói, um dos músicos de blues mais conhecidos da região, mantinha sua agenda cheia, quase sem data, em bares com o projeto Dog Joe antes da Pandemia.

“Mesmo com o lance das restrições, eu ainda continuei tocando por um tempo, mas muito menos. Menos shows marcados, menos grana, tudo menos”, contou Dudu.

Com esta nova medida – Fase Vermelha do Plano São Paulo – quando os shows pararam de vez, eu comecei a fazer uns quadros em marchetaria – uma técnica de arte em madeira (fotos)”, esclarece.

Eduardo sempre manteve o ofício como artesão em paralelo a sua profissão de músico, mas nesta fase tornou-se a sua principal finte de renda.

“Eu vendo através das redes sociais, para amigos, para amigos de amigos. Assim que liberar eu pretendo expor em feiras de artesanato da Cidade”, afirma Dudu, prevendo que os shows devem demorar um pouco mais do que esses locais de comércio para serem liberados.

Você pode adquirir a arte de Dudu Dog Joe através do telefone: (13) 9-8192-8407.

Se você tem um amigo músico ou gosta de um artista tente ajudar de alguma forma: se não puder comprar um produto ajude a divulgar o seu trabalho nas redes sociais.

Quanto mais pessoas atingidas online, maiores as chances do artista “vender seu peixe” e manter-se motivado durante a crise.

Uma coisa é certa: a realidade hoje é ruim. Mas, podemos ser solidários neste momento, retribuindo e aguardando eles voltarem para alegrar nossas vidas com sua música ao vivo.

***

 

VOCÊ SABIA?

 ALGUNS EVENTOS CANCELADOS OU ADIADOS PELA PANDEMIA NO BRASIl

Festival de Parintins 
O Festival de Parintins foi suspenso. A festa tradicionalmente realizada no último fim de semana de junho atrai em média 60 mil turistas.

***

Oktoberfest Blumenau
A Prefeitura de Blumenau cancelou o Oktoberfest 2020 devido ao aumento de casos da Covid-19 na cidade e no país. Foi a primeira vez que a festa não aconteceu desde quando foi criada, em 1984.

***

Lollapalooza 
O evento musical era pra ter sido realizado em abril de 2020. Entre as bandas previstas para se apresentar estão Guns N’ Roses e o The Strokes. Ainda sem data confirmada. Virada Cultural de SP

***

Virada Cultural de SP
A Virada Cultural de São Paulo é um tradicional evento de arte nas ruas da capital paulista. Diversos artistas e bandas têm a primeira oportunidade de tocar para um grande público neste festival. No ano passado teve, pela primeira vez, algumas apresentações pela internet.

***

São João de Campina Grande
O tradicional São João de Campina Grande estava inicialmente marcado para julho de 2020, chegou a ser adiado para o último trimestre deste ano, mas foi cancelado pela organização. Seria a 37ª edição da festa junina, que costuma movimentar cerca de 2 milhões de pessoas. Ano passado foi a primeira vez que o evento não foi realizado.

***

Show Metallica
Depois de dois adiantes no ano passado, os shows no Brasil da Banda Metallica foram adiados para 2021, ainda sem data definida.

***

Imagens: Festival de Parintins/LollaPaloosa/Metallica-Reprodução da web

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Coluna Entre Sons e Tons conversa com Jangadeiro

O SOL HÁ DE BRILHAR, QUANDO ISSO TUDO ACABAR! Como todo momento desafiador, atualmente podemos optar por nos conectarmos com o lado negativo, percebendo nossas limitações, perdas e prejuízos, ou, por outro lado, olharmos para o cenário de uma forma mais positiva, vendo os obstáculos como uma oportunidade de mudança e evolução. Na arte, especialmente, Leia mais

Entre Sons e Tons: Legião Urbana a tudo vence? Eis a questão!

Em meio a Pandemia, uma decisão judicial esquenta os bastidores do rock nacional. A disputa judicial sobre a titularidade e utilização da marca Legião Urbana vem causando ansiedade entre os milhares de admiradores desse legado, que deixou 12 discos, com mais de 14 milhões de cópias vendidas, entre 1982 e 1996. Canções ecoadas até hoje Leia mais

Entre Sons e Tons: Como vai a sua saúde mental durante a pandemia?

Muitas coisas foram acontecendo, em relação a maneira como estamos expostos ao vírus, as notícias, as mortes, aos novos comportamentos. Saúde mental não é deixar de sentir coisas ruins. É não se deixar dominar por elas. “Me sinto no Titanic. O barco vai bater e o capitão não desvia. Está afundando e o povo dançando, Leia mais

Inscrições abertas para curso sobre poder dos cristais

Curso tem como objetivo promover conhecimento sobre o poder curativo e transformador dos cristais no equilíbrio do campo energético, nos aspectos físico e sutil. É voltado a todas as pessoas interessadas no poder milenar dos cristais A Universidade Internacional da Paz (Unipaz) Baixada Santista está com inscrições abertas para o curso O Extraordinário Poder dos Leia mais