Desfile Show Oficial leva multidão para a Praia da Enseada

Desfile de escolas de samba animou o público, que lotou a estrutura montada para o evento na segunda-feira de Carnaval (24)

De Guarujá

Um grande público se aglomerou na passarela do samba para assistir ao Desfile Show Oficial de escolas de samba na Praia da Enseada. A estrutura de 300 metros de comprimento ficou lotada em ambos os lados para a apresentação das cinco escolas, que desfilaram na noite da última segunda-feira (24). O desfile ocorreu após um intervalo de cinco anos, desde a última vez em que as agremiações da Cidade desfilaram.
A primeira a animar os foliões foi a Unidos da São Jorge, que apresentou o enredo ‘Com a São Jorge, vou cantando e encantando nesse mar de alegria!’. Os 200 componentes, divididos em oito alas, abordaram a importância da preservação e a proteção da natureza, além trazer seus encantos, mistérios e magias. O tema foi uma reedição do samba de 2012, campeão do carnaval do ano.
Em seguida foi a vez da ‘Imperador da Ilha’, com o enredo ‘A Imperador é do Baralho’, representada com 200 componentes divididos em oito alas. A última tricampeã do Carnaval guarujaense cantou sobre a história das cartas, desde o seu surgimento, passando pela época medieval, na criação dos naipes, tarô cigano e, também, nos jogos virtuais que envolvem o baralho.
A Mocidade São Miguel escolheu festejar não apenas o Carnaval, mas todas as festas do ano. O samba ‘São Miguel comemora e a galera faz a festa’ – uma reedição do que a agremiação apresentou em 1997 – tratou das festas e feriados que ocorrem durante o ano. Os 200 componentes, divididos em cinco alas da escola, 12 vezes campeã do Carnaval de Guarujá, levaram o clima de festa para a passarela.
Marcando a diversidade de temas escolhidos pelas escolas, a Renascer de Santa Cruz representou as culturas indígenas, com o enredo ‘Aruarã’. Em 200 componentes divididos em sete alas, a apresentação narrou a lenda que fala de um peixe que, insatisfeito com a sua condição, suplica para Tupã que o transforme em humano e o tire das águas. Seu pedido é atendido e ele se transforma no forte guerreiro Aruarã, que forma o povo Karajá nas margens do Rio Araguaia.
Convidada de honra
A última escola a se apresentar foi a Mocidade Amazonense, convidada de honra da noite. Tradicional participante e bicampeã do Carnaval de Santos, a escola apresentou uma versão reduzida do desfile, que levou para a cidade vizinha neste ano. ‘Quilombo do Samba… Coisa de Pele’, representou a história do negro no Brasil e o surgimento do samba.
O secretário de Cultura e interino de Turismo de Guarujá, Marcelo Nicolau, avalia que o evento foi bem sucedido. “Tivemos a lotação máxima da estrutura montada. As festas deste ano representaram uma retomada para que desfiles competitivos possam ser realizados já em 2021”, destaca.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Artistas da cidade devem se cadastrar em plataforma interativa

Ferramenta mapeia artistas, grupos, entidades, espaços e projetos culturais; a plataforma permite vários tipos de conteúdo, como vídeos, fotos, contatos e redes sociais A pandemia da Covid-19 afetou o setor cultural do Brasil e do mundo, cancelando eventos e fazendo com que artistas e produtores procurassem novas maneiras de chegar ao público. É o caso Leia mais

‘Pontos MIS’ exibe O Homem que Virou Suco neste sábado (16)

Filme será exibido online, a partir das 16 horas; iniciativa conta com bate-papo com especialistas sobre a obra. Projeto também lança o terceiro episódio de um podcast nesta quinta-feira (14) O marco do cinema nacional ‘O Homem que Virou Suco’ (1980), dirigido por João Batista Andrade, é a atração deste sábado (16) no projeto Pontos Leia mais

‘O Grande Ditador’, de Chaplin é a dica cultural online do MIS

Clássico de Chaplin é atração online do ‘Pontos MIS’ deste sábado (9) Da Redação O clássico ‘O Grande Ditador’ (1940), dirigido e estrelado por Charlie Chaplin, é a atração deste sábado (9) no projeto Pontos MIS Online. A ação é realizada na Cidade por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Leia mais

Carro, ‘mergulha’ no mar e motorista foge

Acidente aconteceu na Praia da Enseada, em Guarujá. Veículo foi retirado com apoio de um guindaste. Um carro encalhado no mar chamou a atenção de pedestres que caminhavam pela orla de Guarujá, no litoral de São Paulo, na manhã de sábado (2). Imagens obtidas pelo G1 mostram o momento em que um guindaste retira o Leia mais