Desfile Show Oficial leva multidão para a Praia da Enseada

Desfile de escolas de samba animou o público, que lotou a estrutura montada para o evento na segunda-feira de Carnaval (24)

De Guarujá

Um grande público se aglomerou na passarela do samba para assistir ao Desfile Show Oficial de escolas de samba na Praia da Enseada. A estrutura de 300 metros de comprimento ficou lotada em ambos os lados para a apresentação das cinco escolas, que desfilaram na noite da última segunda-feira (24). O desfile ocorreu após um intervalo de cinco anos, desde a última vez em que as agremiações da Cidade desfilaram.
A primeira a animar os foliões foi a Unidos da São Jorge, que apresentou o enredo ‘Com a São Jorge, vou cantando e encantando nesse mar de alegria!’. Os 200 componentes, divididos em oito alas, abordaram a importância da preservação e a proteção da natureza, além trazer seus encantos, mistérios e magias. O tema foi uma reedição do samba de 2012, campeão do carnaval do ano.
Em seguida foi a vez da ‘Imperador da Ilha’, com o enredo ‘A Imperador é do Baralho’, representada com 200 componentes divididos em oito alas. A última tricampeã do Carnaval guarujaense cantou sobre a história das cartas, desde o seu surgimento, passando pela época medieval, na criação dos naipes, tarô cigano e, também, nos jogos virtuais que envolvem o baralho.
A Mocidade São Miguel escolheu festejar não apenas o Carnaval, mas todas as festas do ano. O samba ‘São Miguel comemora e a galera faz a festa’ – uma reedição do que a agremiação apresentou em 1997 – tratou das festas e feriados que ocorrem durante o ano. Os 200 componentes, divididos em cinco alas da escola, 12 vezes campeã do Carnaval de Guarujá, levaram o clima de festa para a passarela.
Marcando a diversidade de temas escolhidos pelas escolas, a Renascer de Santa Cruz representou as culturas indígenas, com o enredo ‘Aruarã’. Em 200 componentes divididos em sete alas, a apresentação narrou a lenda que fala de um peixe que, insatisfeito com a sua condição, suplica para Tupã que o transforme em humano e o tire das águas. Seu pedido é atendido e ele se transforma no forte guerreiro Aruarã, que forma o povo Karajá nas margens do Rio Araguaia.
Convidada de honra
A última escola a se apresentar foi a Mocidade Amazonense, convidada de honra da noite. Tradicional participante e bicampeã do Carnaval de Santos, a escola apresentou uma versão reduzida do desfile, que levou para a cidade vizinha neste ano. ‘Quilombo do Samba… Coisa de Pele’, representou a história do negro no Brasil e o surgimento do samba.
O secretário de Cultura e interino de Turismo de Guarujá, Marcelo Nicolau, avalia que o evento foi bem sucedido. “Tivemos a lotação máxima da estrutura montada. As festas deste ano representaram uma retomada para que desfiles competitivos possam ser realizados já em 2021”, destaca.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Acompanhe aqui atualizações e medidas contra a Covid-19 em Guarujá

Atualizado em 26/03 – 17h00 A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informa que monitora 169 casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19) na Cidade. Todos aguardando resultado laboratorial do Instituto Adolfo Lutz (IAL). Seguindo a orientação da Sesau, essas pessoas estão em isolamento domiciliar. Outros cinco casos suspeitos já foram descartados. Até o momento, nove Leia mais

Jogo beneficente é adiado

Evento beneficente em Guarujá conta com grandes nomes do futebol brasileiro Da Redação (Atualizado em 17/03/2020) – A organização do Jogo das Estrelas Beneficente informa que a edição está adiada com data prevista para 25 de abril. A medida segue a recomendação da Prefeitura de Guarujá, do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, Leia mais

Especial Carnaval – Não é assédio, é importunação sexual

Da Redação Nesse carnaval, assim como nos últimos anos, tornou-se comum encontrar mulheres com camisetas, tatuagens e cartazes com os dizeres “não é não”. A campanha é uma das inúmeras, deflagradas por movimentos da sociedade civil, em busca da mudança de comportamento, especialmente dos homens, em relação à abordagem sem consentimento. Popularmente conhecida pelo nome Leia mais

Nova pista de skate é entregue no Jardim Helena Maria

No ano em que o skate estará presente como uma modalidade olímpica, nos Jogos que ocorrerão em Tóquio (Japão), a Prefeitura de Guarujá finalizou a conclusão das obras da primeira pista de skate da Cidade, situada no bairro Jardim Helena Maria. Composta por rampas e escadaria, a pista fica em uma área de 320 metros Leia mais