Guarujá participa do Seminário Internacional de Fortificações

Guarujá marcou presença no “II Seminário Internacional de Fortificações Brasileiras: Patrimônio Mundial – Desafios para Gestão do Conjunto de Fortificações do Brasil”, realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Rio de Janeiro. A Cidade apresentou a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, candidata a Patrimônio da Humanidade com a Unesco, como parte do Conjunto de Fortificações do Brasil, que compreende 19 fortalezas na costa do Brasil.
O evento foi organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o objetivo de compartilhar experiências de referência, em âmbito nacional e internacional para favorecer o aperfeiçoamento da gestão e preparação da candidatura do conjunto. Para cumprir esta finalidade, o evento contou com a presença de autoridades e especialistas nacionais e estrangeiros, além dos gestores dos bens envolvidos.
Ao longo do ano, diversas ações foram realizadas envolvendo a Fortaleza, que neste ano teve 4.027 visitas registradas até o mês de novembro. A diretora de Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico de Guarujá, Lúcia Helena da Silva, participou do evento.
“Tivemos um ano positivo. O processo de candidatura para a UNESCO está bem encaminhado, e acreditamos que é também um passo importante para que outros bens da Cidade possam ser reconhecidos. A participação no Seminário Internacional de Museus foi uma ação importante não só para apresentarmos o trabalho que estamos fazendo, como também para discutirmos com representantes de outras Cidades o processo de candidatura de bem-seriado”. Explica a diretora.
A fortificação também recebeu projetos e eventos para ressaltar a sensação de pertencimento do monumento com a comunidade. Com público acadêmico frequente, houve também integração com a Universidade Católica de Santos (Unisantos).

Sítio arqueológico

Ruínas da Ermida do Guaibê é patrimônio da Baixada Santista

Além da Fortaleza, Guarujá também abriga outros monumentos históricos importantes no sítio arqueológico localizado na região conhecida como Rabo do Dragão, que compreende a Armação das Baleias, Ermida de Santo Antônio do Guaibê e o Forte São Felipe.
Com o objetivo de manter a preservação do local e oferecer um atrativo para turistas e moradores, o município vem realizando ações de zeladoria, que incluiu limpeza e paisagismo, no local, que é considerado o maior da região.
O sítio arqueológico é um patrimônio histórico cultural e um dos atrativos turísticos da Baixada Santista. “Essa manutenção visa preservar e incentivar cada vez mais o turismo cultural na Cidade e resgatar o local para visitação pública, que faz parte da história não só de Guarujá, como do Brasil”, explicou o secretário de Cultura, Marcelo Nicolau.

Ermida do Guaibê

A Ermida de Santo Antônio do Guaibê é uma capela construída no século XVI no extremo norte de Guarujá, junto ao canal de Bertioga, e foi uma das primeiras igrejas do Brasil, frequentada pelo Padre Anchieta, que rezava missas e catequizava índios. Foi construída por José Adorno e é feita de pedras de sambaquis e óleo de baleia com conchas. O acesso à Ermida é feito pela Trilha das Ruínas, que tem início na Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, na estrada Guarujá-Bertioga. O caminho é feito por uma área preservada da Mata Atlântica.

Forte de São Felipe

O Forte de São Felipe foi construído em 1.552, por ordem de Tomé de Souza, fica na Ponta da Armação, na Ilha de Santo Amaro. É um dos mais belos marcos da arquitetura militar portuguesa do século XVI. Nele, o famoso artilheiro alemão Hans Staden viveu parte de sua vida aventurosa, durante nove meses, quase sendo devorado pelos índios tupinambás.


Show da Virada

O Réveillon em Guarujá foi marcado pela tradicional queima de fogos na Praia de Pitangueiras e pelo mar de pessoas que lotou as areias para prestigiar o espetáculo. A virada do ano contou com show pirotécnico de 12 minutos e cerca de 50 toneladas de explosivos distribuídos em 4 balsas.
Segundo a Secretaria de Turismo (Setur), cerca de 2 milhões de turistas visitaram Guarujá nessa virada de ano. O espetáculo foi realizado pela Prefeitura em parceria com a Vision Show, empresa famosa por realizar as queimas de fogos em Copacabana e no festival de música Rock in Rio.


Curso de formação de auxiliares de veterinária

A Clínica Veterinária Filetti está com matrículas abertas para o Curso de Auxiliar de Veterinária. As aulas são ministradas por médicos veterinários da própria clínica e terão início em 11 de fevereiro, com vagas limitadas e aulas todas as terças e quintas-feiras, das 20 às 21H30.
O curso capacita para concursos públicos, trabalho em clínicas veterinárias e petshops, com atuação na área de banho e tosa. Mais informações nos telefones (13) 3227-5770 e 997115545.


Agenda Cultural

Espetáculo gratuito
O palhaço Surubim promete encantar a plateia e arrancar boas risadas com o espetáculo “Om co tô? Quem co sô? Prom co vô?”, na próxima sexta-feira (3), às 20 horas, na Tenda de Eventos de Bertioga. A apresentação faz parte da programação “Em Bertioga, o Verão é + Cultura”, que traz no mês de janeiro diversas peças teatrais com entrada gratuita.
Em um encontro inusitado Surubim com sua ingenuidade faz o público rolar de rir em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, provoca o público para uma vivência das rotinas de um show circense, misturando o clássico e o contemporâneo. Confira todas as peças em cartaz no mês de janeiro em Bertioga:
– 10/01 – Espetáculo “Cirquim do Serafim”, às 20 horas, na Tenda de Eventos. Entrada gratuita.
– 17/01 – Espetáculo “As incríveis histórias de Mariazinha e seu amigo Sol”, às 20 horas, na Tenda de Eventos. Entrada gratuita.
– 24/01 – Espetáculo “O Tambor Africano”, às 20 horas, na Tenda de Eventos.

Magia dos Vaga-lumes
Na sexta-feira (03) e sábado (04), a peça “A Magia dos Vaga-lumes” será apresentada em Guarujá, no Teatro Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba). A obra tem como objetivo impulsionar a reflexão e incentivar o cuidado com o meio ambiente, principalmente no cotidiano, através da arte do teatro. A entrada custa R$30,00, e a meia R$15,00. O horário da apresentação nos dois dias será a partir das 18 horas. Classificação: livre.

 

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Acompanhe aqui atualizações e medidas contra a Covid-19 em Guarujá

Guarujá investiga mais duas mortes por suspeita de coronavírusAtualizado em 02 de abril de 2020, às 18 horas Após a confirmação do terceiro caso de Coronavírus (Covid-19) na manhã desta quinta-feira (02), a Secretaria de Saúde (Sesau) adicionou mais dois óbitos na lista de investigados nesta tarde. Então, até o momento, são oito que estão Leia mais

Jogo beneficente é adiado

Evento beneficente em Guarujá conta com grandes nomes do futebol brasileiro Da Redação (Atualizado em 17/03/2020) – A organização do Jogo das Estrelas Beneficente informa que a edição está adiada com data prevista para 25 de abril. A medida segue a recomendação da Prefeitura de Guarujá, do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, Leia mais

Desfile Show Oficial leva multidão para a Praia da Enseada

De Guarujá Um grande público se aglomerou na passarela do samba para assistir ao Desfile Show Oficial de escolas de samba na Praia da Enseada. A estrutura de 300 metros de comprimento ficou lotada em ambos os lados para a apresentação das cinco escolas, que desfilaram na noite da última segunda-feira (24). O desfile ocorreu Leia mais

Especial Carnaval – Não é assédio, é importunação sexual

Da Redação Nesse carnaval, assim como nos últimos anos, tornou-se comum encontrar mulheres com camisetas, tatuagens e cartazes com os dizeres “não é não”. A campanha é uma das inúmeras, deflagradas por movimentos da sociedade civil, em busca da mudança de comportamento, especialmente dos homens, em relação à abordagem sem consentimento. Popularmente conhecida pelo nome Leia mais