Guarujá participa do Seminário Internacional de Fortificações

Guarujá marcou presença no “II Seminário Internacional de Fortificações Brasileiras: Patrimônio Mundial – Desafios para Gestão do Conjunto de Fortificações do Brasil”, realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Rio de Janeiro. A Cidade apresentou a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, candidata a Patrimônio da Humanidade com a Unesco, como parte do Conjunto de Fortificações do Brasil, que compreende 19 fortalezas na costa do Brasil.
O evento foi organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o objetivo de compartilhar experiências de referência, em âmbito nacional e internacional para favorecer o aperfeiçoamento da gestão e preparação da candidatura do conjunto. Para cumprir esta finalidade, o evento contou com a presença de autoridades e especialistas nacionais e estrangeiros, além dos gestores dos bens envolvidos.
Ao longo do ano, diversas ações foram realizadas envolvendo a Fortaleza, que neste ano teve 4.027 visitas registradas até o mês de novembro. A diretora de Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico de Guarujá, Lúcia Helena da Silva, participou do evento.
“Tivemos um ano positivo. O processo de candidatura para a UNESCO está bem encaminhado, e acreditamos que é também um passo importante para que outros bens da Cidade possam ser reconhecidos. A participação no Seminário Internacional de Museus foi uma ação importante não só para apresentarmos o trabalho que estamos fazendo, como também para discutirmos com representantes de outras Cidades o processo de candidatura de bem-seriado”. Explica a diretora.
A fortificação também recebeu projetos e eventos para ressaltar a sensação de pertencimento do monumento com a comunidade. Com público acadêmico frequente, houve também integração com a Universidade Católica de Santos (Unisantos).

Sítio arqueológico

Ruínas da Ermida do Guaibê é patrimônio da Baixada Santista

Além da Fortaleza, Guarujá também abriga outros monumentos históricos importantes no sítio arqueológico localizado na região conhecida como Rabo do Dragão, que compreende a Armação das Baleias, Ermida de Santo Antônio do Guaibê e o Forte São Felipe.
Com o objetivo de manter a preservação do local e oferecer um atrativo para turistas e moradores, o município vem realizando ações de zeladoria, que incluiu limpeza e paisagismo, no local, que é considerado o maior da região.
O sítio arqueológico é um patrimônio histórico cultural e um dos atrativos turísticos da Baixada Santista. “Essa manutenção visa preservar e incentivar cada vez mais o turismo cultural na Cidade e resgatar o local para visitação pública, que faz parte da história não só de Guarujá, como do Brasil”, explicou o secretário de Cultura, Marcelo Nicolau.

Ermida do Guaibê

A Ermida de Santo Antônio do Guaibê é uma capela construída no século XVI no extremo norte de Guarujá, junto ao canal de Bertioga, e foi uma das primeiras igrejas do Brasil, frequentada pelo Padre Anchieta, que rezava missas e catequizava índios. Foi construída por José Adorno e é feita de pedras de sambaquis e óleo de baleia com conchas. O acesso à Ermida é feito pela Trilha das Ruínas, que tem início na Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, na estrada Guarujá-Bertioga. O caminho é feito por uma área preservada da Mata Atlântica.

Forte de São Felipe

O Forte de São Felipe foi construído em 1.552, por ordem de Tomé de Souza, fica na Ponta da Armação, na Ilha de Santo Amaro. É um dos mais belos marcos da arquitetura militar portuguesa do século XVI. Nele, o famoso artilheiro alemão Hans Staden viveu parte de sua vida aventurosa, durante nove meses, quase sendo devorado pelos índios tupinambás.


Show da Virada

O Réveillon em Guarujá foi marcado pela tradicional queima de fogos na Praia de Pitangueiras e pelo mar de pessoas que lotou as areias para prestigiar o espetáculo. A virada do ano contou com show pirotécnico de 12 minutos e cerca de 50 toneladas de explosivos distribuídos em 4 balsas.
Segundo a Secretaria de Turismo (Setur), cerca de 2 milhões de turistas visitaram Guarujá nessa virada de ano. O espetáculo foi realizado pela Prefeitura em parceria com a Vision Show, empresa famosa por realizar as queimas de fogos em Copacabana e no festival de música Rock in Rio.


Curso de formação de auxiliares de veterinária

A Clínica Veterinária Filetti está com matrículas abertas para o Curso de Auxiliar de Veterinária. As aulas são ministradas por médicos veterinários da própria clínica e terão início em 11 de fevereiro, com vagas limitadas e aulas todas as terças e quintas-feiras, das 20 às 21H30.
O curso capacita para concursos públicos, trabalho em clínicas veterinárias e petshops, com atuação na área de banho e tosa. Mais informações nos telefones (13) 3227-5770 e 997115545.


Agenda Cultural

Espetáculo gratuito
O palhaço Surubim promete encantar a plateia e arrancar boas risadas com o espetáculo “Om co tô? Quem co sô? Prom co vô?”, na próxima sexta-feira (3), às 20 horas, na Tenda de Eventos de Bertioga. A apresentação faz parte da programação “Em Bertioga, o Verão é + Cultura”, que traz no mês de janeiro diversas peças teatrais com entrada gratuita.
Em um encontro inusitado Surubim com sua ingenuidade faz o público rolar de rir em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, provoca o público para uma vivência das rotinas de um show circense, misturando o clássico e o contemporâneo. Confira todas as peças em cartaz no mês de janeiro em Bertioga:
– 10/01 – Espetáculo “Cirquim do Serafim”, às 20 horas, na Tenda de Eventos. Entrada gratuita.
– 17/01 – Espetáculo “As incríveis histórias de Mariazinha e seu amigo Sol”, às 20 horas, na Tenda de Eventos. Entrada gratuita.
– 24/01 – Espetáculo “O Tambor Africano”, às 20 horas, na Tenda de Eventos.

Magia dos Vaga-lumes
Na sexta-feira (03) e sábado (04), a peça “A Magia dos Vaga-lumes” será apresentada em Guarujá, no Teatro Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba). A obra tem como objetivo impulsionar a reflexão e incentivar o cuidado com o meio ambiente, principalmente no cotidiano, através da arte do teatro. A entrada custa R$30,00, e a meia R$15,00. O horário da apresentação nos dois dias será a partir das 18 horas. Classificação: livre.

 

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Museu do Café de Santos é um passeio para toda a família

Um passeio repleto de aromas, histórias e sensações que vale a pena ser visto e sentido por todos os públicos e gerações. Datado de 7 de setembro de 1922, o prédio que abriga hoje o Museu do Café guarda objetos, documentos e recursos audiovisuais que recontam ao público de forma interessante, divertida e cheia de Leia mais

Férias de verão com diversão e conforto no Casa Grande Hotel

Férias de verão no Casa Grande Hotel Resort & Spa conta com várias atrações para a garotada. Com mais de 30 atrações, o Boulevard Sport Center, maior parque de diversão indoor do litoral brasileiro (4mil m²), oferece brinquedos infláveis, bumpers cars, piscina de bolinha gigante, bungee trampolim, futebol inflável, touro mecânico, plade boat, diversão eletrônica, Leia mais

Projeto Arte e Cultura terá arena na Enseada

O projeto itinerante Arte e Cultura vai levar muitas atividades gratuitas para o Guarujá de sexta-feira a domingo (dias 10, 11 e 12), quando a trupe desembarca na Praia da Enseada. Atrações culturais para todas as idades prometem agitar ainda mais o verão, pois o projeto tem o objetivo de difundir diversos elementos da cultura Leia mais

Espetáculo de queima de fogos terá 13 minutos de duração em Guarujá

Queima de fogos neste ano será mais silenciosa. Evento que acontece na Praia de Pitangueiras contará com mesma empresa que Copacabana, e tem a expectativa de ser prestigiado por mais de dois milhões de pessoas. O Réveillon em Guarujá será marcado pela tradicional queima de fogos, que neste ano acontecerá na Praia de Pitangueiras. A Leia mais