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Instagramável – modo de vida e promoção do seu negócio. Conhece?

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Nesta semana, recebi um convite, para mim, inusitado. Uma amiga, conceituada designer de cílios, me chamou para um coquetel de inauguração. Quem não gosta de um coquetel? Aceitei e questionei: – Está inaugurando um novo local ou é aniversário do estúdio?

Para minha surpresa, ela respondeu: – Não! Vou inaugurar uma parede instagramável! Eu nunca havia escutado aquele termo antes. E você? Já conhece o mundo instagramável? Você pode até achar que não, mas, certamente, já até faz parte dele!

Fui buscar referências sobre esse conceito, ou tendência e, para outra surpresa, descobri que os novos profissionais de marketing já trabalham nesse conceito há muito tempo. Como é o caso de Beatriz Almeida, uma jornalista especialista em comunicação estratégica da Gummy, famosa produtora de conteúdo digital na capital paulista, “que acredita no poder do conteúdo para impactar pessoas e melhorar o mundo”. Então vamos lá!

O que é um ambiente instagramável

vitrine instagramavel

Vitrine Instagramável de uma Loja Marisa, em São Paulo

Não é de hoje que muito se fala sobre a criação de experiências com uma marca para as estratégias de Marketing terem sucesso. E o negócio agora é colocar os clientes e leads (os contatos que você gera através das suas ações de marketing) no centro do processo comercial, criando interações significativas entre eles.

“O básico de qualquer estratégia é gerar conteúdo relevante e de qualidade para as diferentes mídias. Posts para redes sociais, blogs, vídeos para YouTube, enfim… A lista vai longe!”, afirma Beatriz. “Essa estratégia é limitada apenas pela sua criatividade e capacidade técnica de executar as ideias mais mirabolantes”, garante.

Nesse sentido, pensando em causar impacto em um mundo cada vez mais apegado à imagem e conteúdos visuais, chegou essa tendência do ambiente instagramável. O objetivo dessa técnica é criar ambientes, produtos e experiências que valham o clique. “Ela apela para o hábito contemporâneo de registrar tudo em imagens e oferece conteúdo visual impactante. Tudo – é claro – sempre muito bem alinhado com os interesses das pessoas e com próprio branding da empresa”, explicou.

O ambiente instagramável deve ser visualmente tão instigante a ponto de agregar valor às fotos das pessoas. Logo, ela irá voluntariamente compartilhar essa imagem em suas redes sociais, geralmente marcando os perfis oficiais da loja. Utilizar o ambiente instagramável junto de uma campanha com alguma hashtag específica é o ideal para aumentar o alcance da estratégia de Marketing, por exemplo.

Além disso, o ambiente instagramável é uma forma única e criativa de explorar o branding da marca. Afinal, trata-se de uma verdadeira instalação artística de sua marca. “Nela, você tem muito espaço para expressar de forma criativa seus valores e toda a identidade que deseja comunicar aos clientes”, ensina a profissional. Ou seja, você cria um ambiente legal e, então, seus próprios clientes e visitantes passam a gerar conteúdo para você. Não é demais?

Por que o Instagram?
Segundo estatísticas do site Hootsuite, um gerenciador de controle de contas nas diferentes redes sociais, o impacto do Instagram no Marketing Digital é avassalador: 1 bilhão de pessoas usam o Instagram a cada mês, com uma taxa de interação de 2,2%! Para você ter uma ideia, o Facebook tem somente 0,22%; 25 milhões das contas ativas são perfis de empresas; 80% dos usuários segue, no mínimo, um perfil comercial; 60% usam o Instagram para conhecer produtos; 75% tomam ações de compra a partir da interação com a rede.

Neste contexto, naturalmente, o interesse nessa rede social não poderia ser diferente. Para você ter uma ideia, grandes marcas já se renderam para o ambiente instagramável, como Lojas Marisa (FOTO); as galerias Melissa, presentes em diversas cidades do mundo, como Nova York, Londres e São Paulo; Lojas Hering e até mesmo a marca Doritos, que aproveitou o último Lollapalooza para divulgar sua campanha “Play for the bold” e lançar um novo sabor.

Muito além das marcas

Parque Little Island, em Nova York, tem estruturas que parecem flutuar no rio Hudson

Parque Little Island, em Nova York, tem estruturas que parecem flutuar no rio Hudson

Quando fui discutir a pauta da semana com a editora do Estância, Karina Mingarelli, ela relatou que recentemente, ao visitar exposição “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”, no MIS Experience, na capital, o local disponibilizava uma experiencia instagramável com a Monalisa.

experiência instagramável Mona Lisa Illusion

Experiência instagramável Mona Lisa Illusion -A Mingareli/arquivo pessoal

Não só marcas aderiram ao novo conceito, mas a divulgação da arte, cultura, gastronomia e até destinos turísticos, abusam deste novo modo de colocar o próprio visitante como principal divulgador do produto.

Você pode achar na internet, por exemplo, um roteiro com as principais ruas instagramáveis de Paris! Ou um parque, o Little Island (FOTO), inaugurado há duas semanas em Nova York, nos Estados Unidos. Um novo mundo, onde tudo o que se visita, come ou faz fica perfeito para fotos no Instagram.

“Quando pensamos em ambientes, fotografias, estilos e principalmente em uma decoração instagramável, estamos falando de cenários criativos, coloridos, ousados e que chamam a atenção de todos onde quer que estejam. E, claro – atraem milhares de likes nas fotos publicadas nas redes!”, nos desperta Beatriz.

Mais a fundo no instagramável 

E se você tiver um olhar um pouco mais crítico para o que segue ou acompanha na internet vai poder ver até um ativismo instagramável, com uma grande relevância de debates com temas diversos vem despontando por aí.

Mas esse é um assunto para outra coluna. A gente pode até falar dele mais para frente se você, leitor, quiser. Sobre a parede instagramável que citei lá no início, da minha amiga designer, trago fotos na semana que vem. O coquetel é no fim de semana, após o fechamento desta edição. Eu estou curiosa. E você?

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