Justiça e Consórcio ABC firmam convênio para intensificar combate à LGBTfobia

Parceria é inédita, prevê capacitação de funcionários e servirá de modelo para outros municípios

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC assinaram nesta quarta-feira (12) um termo de convênio para descentralizar o recebimento de denúncias referentes à população LGBTQIA+.

Durante a cerimônia, o Secretário da Justiça e Cidadania Paulo Dimas Mascaretti, ressaltou que a parceria é inédita e servirá de modelo para outros municípios. “A inciativa reforça as políticas públicas de enfrentamento à LGBTfobia. Temos que buscar a igualdade em todas as situações e disseminar a cultura da paz e do respeito”, disse Paulo Dimas.

O documento prevê que de servidores das sete cidades que compõe o Consórcio (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) acolham denúncias com base nas Leis Estaduais: 10.948/01 (que pune a discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero), e 11.199/02 (que pune a discriminação contra pessoas que vivem com HIV ou AIDS), e posteriormente encaminhem para a Secretaria da Justiça.

“Com esse convênio o combate à discriminação no Grande ABC será fortalecido. Como governantes, um dos nossos principais papéis é ratificar a importância do respeito à vida, à dignidade e à diversidade”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

A capacitação dos funcionários sobre temas relacionados à discriminação da população LGBT e das pessoas que convivem com HIV ou Aids, com o objetivo de promover a orientação e o recebimento de denúncias, será realizada por uma equipe da Secretaria.

Caberá ao Consórcio ABC indicar os agentes, disponibilizar estrutura adequada para recebimento das denúncias e para eventos relacionados ao convênio, fornecer informações, além de manter permanente diálogo com as instâncias que trabalhem na promoção de Políticas Públicas Afirmativas e Promoção da Diversidade Sexual e de Gênero.

A parceria prevê ainda, mediante a elevação de demandas da região, realizar sessões de mediação de conflitos nas instalações do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Ator guarujaense apresenta peça on line neste sábado (12)

Sidney Santiago nasceu em Guarujá, na região do Perequê, e trabalhou em novelas e séries de sucesso na TV Globo, TV Record, TV Cultura e HBO O ator guarujaense Sidney Santiago Kuanza, conhecido nacionalmente por ter fundado a Cia. Os Crespos e atuado em novelas como Caminho das Índias e Escrava Mãe, além de séries Leia mais

Capitã da PM em Guarujá, Karoline é vencedora do MasterChef 2020

Da Redação Superação e momentos de pressão marcaram a noite que consagrou a capitã da Polícia Militar, Karoline, 37 anos, como a campeã do 8º episódio da temporada do MasterChef Brasil 2020. Moradora da cidade de Guarujá há 7 anos e há 16 anos na carreira militar, seu amor pela profissão é tanto que só Leia mais

Editora Unesp lança a Coleção Clássicos da Literatura

Cinco títulos marcam estreia da editora vinculada à Universidade Estadual Paulista na publicação de obras literárias Reconhecida pelo catálogo robusto de clássicos e acadêmicos nas mais variadas áreas do conhecimento, a Editora Unesp, vinculada à Universidade Estadual Paulista, se lança em uma nova empreitada: a publicação de livros de literatura, com a coleção Clássicos da Leia mais