Mães aprendem Libras para auxiliar filhos no ensino remoto

Com a suspensão das aulas presenciais, em função da covid-19, foi necessária uma nova dinâmica de estudos e as mães tiveram um papel maior em relação à aprendizagem dos filhos.

De Guarujá

Para conseguir ajudar as crianças nas atividades escolares, três mães de Guarujá aprenderam a se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Mesmo com um conhecimento básico em Libras, a necessidade se intensificou devido ao isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus, onde as mães tiveram um papel maior em relação à aprendizagem dos filhos.

Para Mariemily de Jesus Ramos, mãe do jovem Marcelo, de 7 anos, esse trabalho em conjunto com as professoras foi fundamental. “No começo era muito difícil, pois tinha muita dificuldade em fazer os roteiros com o Marcelo. Hoje consigo dar um ‘bom dia’ uma ‘boa tarde’ para meu filho, coisa que para alguns é tão simples e comum, e para mim fazia muita falta’’, relata.

Nessa transição, as professoras do Ensino Especial perceberam o quão desafiador poderia ser para os alunos com deficiência auditiva participar das aulas. “Decidimos que faríamos o acompanhamento através de vídeochamada, para que pudéssemos utilizar a Língua Brasileira de Sinais, que é a primeira língua deles”, conta Kátia Christina de Oliveira, professora do Atendimento Educacional Especializado, na Sala de Recursos da E.M. Dirce Valério Garcia.

Seguindo a plataforma e os roteiros de estudos foram realizadas atividades complementares, de acordo com a necessidade de cada estudante e das mães. As aulas de Libras ocorreram duas vezes por semana, onde era possível treinar os sinais.

Hoje, após um longo ano letivo, essas mães vêem uma diferença significativa no seu dia a dia. “Agradeço de todo o meu coração as professoras Kátia e Magali. Elas foram uma benção em nossas vidas e me ajudaram a entender o meu filho. Hoje consigo me comunicar com ele”, afirma Michelle Pontes de Oliveira, mãe do Miguel, de 8 anos.

Já Daniela de Souza, mãe do Breno, de 7 anos, e da Luana de 9, ambos com deficiência auditiva, o resultado é gratificante. “Agora ficou fácil pra eles me entenderem. Foi maravilhoso’’.

Para Magali Eliana Cavalcante Rodrigues, professora de Educação Especial na E.M. Almeida Júnior, o sentimento é de que o objetivo foi alcançado. “Em um ano tão difícil para todos, sentimos que conseguimos fazer a diferença para essas famílias, pois hoje as mães se mostram tranquilas e felizes ao conseguirem entender seus filhos e serem entendidas por eles, podendo conversar em casa usando a língua de sinais” comenta.

Libras
A Língua Brasileira de Sinais é a língua oficial da comunidade surda brasileira. Essa língua é uma modalidade de comunicação gestual, que utiliza da combinação de sinais com as mãos e expressões faciais para substituir as palavras da modalidade oral-auditiva.

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Dia do Padroeiro: Orquestra e Coral de Guarujá realizam homenagem virtual

A programação que será realizada de forma virtual, conta com músicas tradicionais para a celebração, além da participação do cantor Ariel Grushka Em homenagem ao Dia de Santo Amaro, padroeiro da Cidade, será realizada nesta sexta-feira (15), uma apresentação musical em comemoração a data. A apresentação, que será online devido à pandemia, tem inicio previsto Leia mais

Volta às aulas no Havaí terá arte brazuca

101perfectwaves: Murais 37 e 38 foram pintados na escola Dole Middle, localizada em Kalihi, bairro urbano em Honolulu e tiveram grande destaque na mídia local O artista e muralista guarujaense Hilton Alves finalizou 2020 com sucesso no Hawaii. O artista fechou o ano pintando dois de seus murais do projeto internacional 101 Perfect Waves. Os Leia mais

Centros Culturais de Bertioga retomam aulas presenciais

Alunos que optarem por ficar em casa, poderão assistir às aulas on-line; material impresso será disponibilizado a quem não tiver acesso à internet As aulas presenciais dos Centros Culturais já retornaram, respeitando todos os protocolos sanitários e medidas de distanciamento social. Nesse primeiro momento, as atividades são voltadas somente para os alunos já matriculados. Devido Leia mais

Passeios com ônibus turístico iniciam neste sábado (26)

Veículo passará pelas principais praias da Cidade e terá seis pontos de parada; atração funcionará exclusivamente aos finais de semana; Neste sábado (26), o ônibus turístico de Guarujá começa a funcionar. Após a realização do trajeto técnico experimental, na última sexta-feira (19), o veículo está pronto para levar o público pelas praias do Guaiúba, Tombo, Leia mais