Semana da Consciência Negra

A Prefeitura de Guarujá promove a partir desta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, uma semana de reflexão sobre as conquistas e lutas dos negros pela igualdade. A programação segue até o próximo dia 27 e inclui palestras, rodas de conversas e apresentações culturais. A iniciativa tem o objetivo de discutir a questão étnico-racial e a necessidade do combate ao racismo, tão presente na sociedade.
“É uma semana de quebra de paradigmas. Vivemos em um país que é o celeiro da diversidade, não podemos mais admitir o desrespeito. A data também não nos deixa esquecer, de onde viemos, onde estamos e onde queremos chegar”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Suely de Melo Pastoriza.

Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O dia é dedicado à reflexão e reconhecimento dos descendentes africanos na construção do Brasil.
A semana é uma iniciativa da Secretaria de Relações Sociais de Guarujá (Seres) e tem o apoio do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

Programação

Sexta-feira (22) – 14 horas – Palestra Intolerância Racial / Roda de Capoeira Local: Escola Estadual Coralina Ribeiro Dos Santos Caldeira (Avenida Brasil, 2.300 – Vila Edna).

Domingo (24) – 13 horas – XXII Batizado e Troca de Cordão de Capoeira – Centro Cultural Herança de Palmares. Local: Associação Cultural Grupo Afroketu (Avenida Antenor Pimentel – n° 849, sala 20 – Morrinhos II).

Segunda-feira (25) – 18 horas – Apresentação cultural – Local: Academia Grande Roda (Rua Liberdade, 83 – Pae Cara)

Terça-feira (26) – 9h30 – Apresentação dos índios da tribo Pankararé – Local: Escola Estadual Waldemar da Silva Rigotto (Rua 1º de Maio, s/nº – Pae Cara).

Quarta-feira (27) – 14 horas – Palestra Intolerância Racial – Local: Conjunto Habitacional Cantagalo – Projeto Enseada

19 horas – Encerramento, Local: Associação Cultural Grupo Afroketu (Avenida Antenor Pimentel – n° 849, sala 20 – Morrinhos II).


Mostra destaca aves do mundo

Câmara de Guarujá recebe mostra do fotógrafo Carlos Roberto Barretto, que reúne imagens de aves catalogadas ao longo de 20 anos, em viagens pela África, Oceania, Ártico, América do Norte, Caribe e América do Sul.
Um trabalho fotográfico realizado ao longo de 20 anos, com registros de aves das mais diversas regiões do planeta, será exposto ao público, pela primeira vez, a partir desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Guarujá.
Trata-se da exposição ‘O Encanto das Aves’, do fotógrafo de natureza Carlos Roberto Barretto, que reúne imagens de espécies catalogadas em viagens pela África, Oceania, Ártico, América do Norte, Caribe e, também, na América do Sul.
Todas serão exibidas de forma inédita ao público.
A mostra permanecerá até o dia 05/12, no espaço cultural do legislativo guarujaense. A visitação é gratuita e aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no saguão da Câmara Municipal de Guarujá (Av. Leomil, 291 – Pitangueiras).

Aves do Brasil

A abertura da exposição também contou com o lançamento do livro fotográfico ‘Aves do Brasil’, publicado pela Editora Aves & Fotos, que reúne 186 imagens de espécies da avifauna nacional.
Os registros foram coletados ao longo de 10 anos, em expedições pelo Amazonas, Pará, Bahia, Pantanal e costa litorânea da região Sudeste. Aves como a arara azul, uirapuru, tucano, seriema, tuiuiú e pica-pau-rei são algumas que compõem a publicação – que também será lançada de forma inédita.
“Além de mostrar a exuberância desses seres fascinantes, esse trabalho tem por objetivo chamar a atenção para a necessidade de preservar o que resta de nossas matas e florestas, que são as principais áreas de concentração da vida animal”, destaca Barretto.
A expectativa do fotógrafo é que, ao observar as imagens, o público sinta-se motivado a admirar e, sobretudo, conservar as aves da natureza. Mais informações e fotografias do artista podem ser acessadas pelo Instagram: @carlosrbarretto


Colégio Adélia vence o Surf Colegial

O Colégio Adélia foi o grande campeão da 24º edição do ‘A Tribuna de Surf Colegial’. O evento aconteceu no Parque Municipal Roberto Mário Santini, o Quebra-Mar, no último domingo (17). Quebrando o próprio recorde, o Colégio Adélia levou o título de escola campeã pela 15º vez. O destaque do campeonato ficou com a aluna Carolina Bastides, que com apenas 8 anos, conquistou o 2º lugar na categoria feminina. John Muller conquistou medalha de prata na categoria iniciante. Já Ryan Araújo garantiu o 4º lugar na categoria mirim.


 

 

 

 

Black Friday, atenção consumidor!

Prezados leitores, pela quantidade de anúncios que provavelmente receberão este mês, considero meu dever em auxiliá-los(as) nesse “black-momento”! Hoje vamos dar continuidade ao nosso encontro da edição passada com duas dicas finais.
Muitas vezes a dor de cabeça do consumidor não é a compra, mas, a entrega, especialmente em compras online! Você fica acompanhando o pedido, ele já está com a transportadora/correios por dias, mas, você não percebe nenhuma movimentação… Liga na empresa e escuta: ‘‘É problema nos Correios!’’. Negativo!
Atenção pessoal, quem te vendeu o produto não pode responsabilizar outras pessoas por problemas na entrega, afinal, na maior parte das vezes, não escolhemos o responsável pela entrega, não é mesmo?! E, mesmo se fosse possível, o Código de Defesa do Consumidor fala sobre responsabilidade do vendedor, sendo assim, não chegou o produto por qualquer motivo? Entre em contato com ele e peça um novo produto ou o estorno do valor pago! Se você fizer a compra na loja física, exija por escrito em sua nota fiscal o prazo para entrega e montagem.
Por fim, uma dica importante de segurança, acessem o site ‘‘www.bflegal.com.br’’. Lá vocês podem conferir as lojas que possuem um selo chamado de Black Friday Legal. Esse selo é fornecido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico para as empresas que se comprometem com boas práticas em suas vendas. Pode ser um bom jeito de começar suas buscas por lojas confiáveis!
Espero que as dicas sejam úteis. Este mês chama muitos consumidores às compras e a quantidade de ofertas e anúncios, por vezes, despertam a atenção de quem não tinha intenção de comprar nada, ou muito menos condições financeiras para tanto, por isso a necessidade do cuidado na hora de analisar as propostas. Fique atento ao seu direito!

 

Deixe seu comentário:

Notícias relacionadas

Decoração de Natal abre as comemorações de fim de ano

A chegada do Papai Noel em Guarujá será celebrada em grande estilo com o Natal Iluminado, evento programado para este final de semana (dias 14 e 15), e que contará com a inauguração das árvores de Natal gigantes e iluminadas nas praças 14 Bis, em Vicente de Carvalho, e dos Expedicionários, em Pitangueiras. O evento Leia mais

Confira a Agenda Cultural para o final de semana

Os Anjos Dizem Amém – Sexta-feira (6) e sábado (7) – 21 horas – Baseada na obra do escritor paraibano Ariano Suassuna, o espetáculo presta homenagem aos autos, popularizados por ele e por Gil Vicente. Os ingressos custam R$45,00 (inteira) e R$22,50 (meia) e a classificação é livre. Teatro Procópio Ferreira, Avenida Dom Pedro I, Leia mais

Guarujá é exemplo em programa mundial de educação sustentável

“Guarujá é exemplo de ação e engajamento do maior programa de educação sustentável do mundo”. A afirmação é do representante do Instituto Ambientes em Rede (IAR) e do Programa Eco-Escolas no Brasil, Ricardo Cerruti. Ele participa nesta semana da certificação do Programa com o título Eco-Escolas, em cinco unidades da rede municipal de ensino. A Leia mais

Definidos os vencedores do 2º Festival de Talentos de Guarujá

Guarujá realiza nesta sexta (15) e sábado (16), o Festival de Dança 2019, a partir das 20 horas. O evento é ideal para os amantes de modalidades como balé clássico, jazz e danças populares, folclóricas e urbanas. O palco das apresentações será no Centro Esportivo Duque de Caxias, localizado na Praça Horácio Lafer, s/n – Leia mais