Connect with us

Brasil/Mundo

16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação: Dicas para reduzir o desperdício de alimentos em casa

Publicado

em

Nutricionista Adriana Stavro dá dicas práticas para evitar o desperdício de alimentos, garantir nutrição e combater a fome global no Dia Mundial da Alimentação.

No Dia Mundial da Alimentação, a conscientização sobre o desperdício de alimentos se torna essencial. Segundo Adriana Stavro, Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo, a redução do desperdício é uma forma eficaz de garantir que mais pessoas, em qualquer lugar do mundo, tenham acesso a alimentos suficientes, acessíveis e nutritivos para manter uma vida ativa e saudável.

»» Leia também: Outubro Rosa: especialista esclarece mitos sobre próteses de silicone e câncer de mama

A população global deve chegar a 10 bilhões até 2050, enquanto mais de 2 bilhões de pessoas já enfrentam dificuldades para ter acesso regular a alimentos seguros e nutritivos. Além disso, cerca de 690 milhões de pessoas passam fome, um aumento preocupante de 10 milhões em relação a 2019. O impacto econômico global da desnutrição e da obesidade atinge US$ 3,5 trilhões por ano.

O desperdício de alimentos é um dos principais vilões nesse cenário. Aproximadamente 14% da produção alimentar mundial se perde nas fases de cultivo e transporte, e esse número aumenta nos estágios de varejo e consumo.

Para ajudar a combater esse problema, Adriana Stavro compartilha oito dicas simples para diminuir o desperdício de alimentos em sua cozinha:

1. Planeje suas refeições: Crie um cardápio semanal antes de ir às compras. Isso ajudará a comprar apenas o necessário e evitar excessos.

2. Limpe a geladeira regularmente: Uma limpeza semanal permite consumir frutas e vegetais antes que estraguem.

3. Organize a cozinha: Um espaço organizado facilita o preparo de refeições e evita desperdícios.

4. Controle as porções: Sirva pequenas porções e repita se necessário, evitando sobras.

5. Armazene alimentos corretamente: Técnicas simples, como manter coentro em água ou separar cebolas de batatas, podem prolongar a vida útil dos alimentos.

6. Use etiquetas e datas: Marque embalagens abertas para evitar dúvidas sobre a validade dos alimentos.

7. Seja criativo na cozinha: Aproveite todas as partes dos alimentos, como talos e cascas, para preparar receitas nutritivas.

8. Evite fazer compras com fome: Comprar alimentos quando se está com fome pode levar a escolhas impulsivas e desnecessárias.

Receita especial – Bolo de casca de banana funcional

Ingredientes:

4 cascas de banana
4 bananas
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de fécula de batata
½ xícara de polvilho
1 colher (sobremesa) de canela
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 ½ xícara de açúcar mascavo
3 ovos
½ xícara de óleo
1 colher de fermento em pó
1 ½ xícara de leite de coco (ou outro de sua preferência)
Modo de preparo:
Faça uma calda com ½ xícara de açúcar mascavo e disponha rodelas de banana na forma. Bata as cascas com ovos, óleo e leite no liquidificador, depois misture os demais ingredientes. Despeje na forma e asse por 40 minutos em forno médio.

Compostagem como última alternativa

Se sobrar algum alimento, faça compostagem! Restos de comida em aterros liberam metano, um gás de efeito estufa. Compostar ajuda a reduzir esse impacto ambiental.

Implementar essas práticas contribui não só para a sua saúde, mas também para o futuro do planeta.

 

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement