O 1º Simpósio de Diabetes de Guarujá será realizado nesta quinta-feira (6), reunindo autoridades, especialistas e profissionais da saúde. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e acontece no Hotel Doral Guarujá (Av. Miguel Estefno, 3.001 – Enseada), a partir das 8h.
»» Leia também: Novembro Azul: Atendimento para câncer de próstata cresce 32% entre homens jovens no Brasil
Durante o dia, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas abordarão temas como complicações cardiometabólicas, retinopatia diabética, pé diabético, diabetes gestacional, alimentação inteligente e terapia regenerativa. O objetivo é apresentar propostas efetivas de prevenção das complicações do diabetes, que afetam a qualidade e o tempo de vida dos pacientes.
O simpósio também contará com amostra científica, em que 18 trabalhos serão apresentados em banners. O primeiro colocado receberá premiação. Haverá espaço para perguntas, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências, além de estandes de tecnologia, como sensores de monitoramento contínuo de glicose e aparelho automático de Índice Tornozelo-Braquial (ITB).
O secretário de Saúde, Fábio Mesquita, ressalta a importância da integração entre profissionais da rede para fortalecer estratégias de prevenção e atualização em diagnóstico e tratamento. A diretora de Atenção Especializada da Sesau, Luciana Saião, destaca que eventos como esse aprimoram o atendimento público e promovem cuidados mais humanizados.
O simpósio antecede o Dia Nacional e Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. No Brasil, mais de 20 milhões de pessoas vivem com a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. A programação completa está disponível aqui.


COMENTÁRIOS