Guarujá em Foco
Guarujá intensifica ações de acolhimento a 222 famílias
Nesta segunda-feira (20), foram servidas 255 refeições apenas no almoço nos dois alojamentos da Cidade; enquanto isso, secretarias atuam incansavelmente nas ruas
O acolhimento a 222 pessoas desalojadas preventivamente pela Defesa Civil de Guarujá é a prioridade da Prefeitura desde a madrugada deste domingo (19), quando choveu quase 400 milímetros, o maior índice em 70 anos.
Nesta segunda-feira (20), os trabalhos seguem a todo vapor, com 125 famílias nos dois alojamentos disponibilizados pela Prefeitura: a Escola Municipal Benedita Blac, no Jardim Umuarama (Perequê), cedida pela Secretaria de Educação (Seduc), e o Centro Esportivo Duque de Caxias (Tejereba), liberado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel).
O total de 255 refeições foi servido apenas no almoço dos dois alojamentos. No Ginásio Tejereba, estão 47 pessoas, sendo 18 famílias. Dessas, são 13 crianças, 17 homens e 17 mulheres. Foram servidas 49 refeições. Já no Perequê, estão 175 pessoas abrigadas, sendo 56 homens, 58 mulheres e 61 crianças. Foram oferecidas 206 refeições.
Os munícipes desalojados recebem o atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), com acolhimento seguro, alimentação, higienização, roupas limpas, referenciamento social e cadastro.
Solidariedade
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá ofertou 820 peças de roupas, 320 cobertores, 48 kits de cama e banho e 750 quilos de alimentos para o preparo de refeições aos desalojados. O FSS solicita ainda doações de kits de higiene (pasta de dente, escovas, sabonetes, absorventes, desodorantes, pentes), roupas de cama (lençol, fronha, travesseiros e cobertores), colchões, fraldas, leite e toalhas de banho. O Ginásio Tejereba é um posto de arrecadação de doações 24.
A mobilidade urbana foi restabelecida com a retirada de barreiras e árvores caídas pelas equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e de Operações Urbanas (Seurb), com caminhões, maquinários, tratores, pá-carregadeira e retroescavadeiras.
Até o momento, foram registradas sete ocorrências. São elas:
– Uma queda de árvore na Estrada Guarujá-Bertioga, sem danos ou vítimas;
– Cinco deslizamentos, sem vítimas, e com danos materiais, em Vila Maia, Morro do Cantagalo, Perequê, Morro do Sorocotuba e Morro da Península (Gilberto Glasser);
– Uma queda de detritos na Rua Chile, sem danos ou vítimas.
A Defesa Civil de Guarujá prossegue com o monitoramento e as vistorias das áreas atingidas.
You must be logged in to post a comment Login