Connect with us

Guarujá em Foco

Evento esportivo e lúdico promove conscientização

Published

on

Entidade comemora o Dia Mundial Sobre o Autismo- celebrado em 2 de abril, com atividades que visam conscientizar a população sobre o conhecimento e compreensão acerca dos portadores do Transtorno do Espectro Autista – o TEA

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guarujá (APAAG) promoverá no próximo dia 31, o evento esportivo intitulado Conscientização do Autismo. As atividades terão inicio às 8 horas e ocorrerão na Praia de Pitangueiras, altura da Rua Santo Amaro. A iniciativa da entidade conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel).

— Leia também: Atenção aos trechos de interdição na Av Santos Dumont

No local serão desenvolvidas atividades lúdicas e esportivas, proporcionando a interação dos autistas, familiares, funcionários da instituição e profissionais do esporte. A programação faz parte da comemoração do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril.

As modalidades que estarão à disposição dos participantes serão futebol, vôlei adaptado, banho de mar com cadeiras anfíbias, surf adaptado e ações lúdicas. De acordo com a organização, cerca de 300 pessoas devem interagir durante os períodos da manhã (9h30 às 11h30) e tarde (13h30 às 16 horas).

Os exercícios e atividades planejados tiveram, em sua formatação e planejamento, colaboração da Secretaria de Esportes e Lazer. Funcionários da Sel, inclusive, estarão presentes no dia para participar, de forma integral, da iniciativa.

O objetivo da iniciativa realizada pela entidade e poder público é o de informar e conscientizar a população sobre o conhecimento e a compreensão acerca do autismo, a fim de amenizar o preconceito e garantir mais respeito aos portadores da patologia e seus familiares.

Autismo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma patologia crônica que acomete falhas no desenvolvimento da comunicação, na linguagem, na interação social, falhas também no desenvolvimento motor. Crianças com essa síndrome apresentam atividades restritas, repetitivas e estereotipados.

Esporte
A atividade esportiva deve ser incentivada desde a infância, pois já é de amplo conhecimento os benefícios que ela traz, tanto para o desenvolvimento físico como para as funções cognitivas das crianças, tais como memória e atenção. No caso de crianças com autismo, o esporte ganha ainda maior relevância, atuando como uma verdadeira terapia de estimulação cerebral e habilidades motoras.

A prática de atividade física acompanhada por profissionais da área – e com apoio de uma equipe multidisciplinar – pode trazer aos pequenos pacientes diversos benefícios, como equilíbrio, desenvolvimento físico e motor, coordenação dos movimentos e até contribuir na inclusão social.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement