Connect with us

Guarujá em Foco

Opinião: A defesa da cidade nas mãos da população

Published

on

Na manhã de terça-feira (04), a Câmara Municipal de Guarujá realizou Audiência Pública com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), visando discutir a proposta de contratação de Organizações Sociais (OSs) para a prestação de serviços na área da saúde do Município de Guarujá.

Quem acompanhou a audiência, ouviu o secretário afirmar com todas as letras que a contratualização de uma OS para gestão da Saúde é uma ‘aberração’, mas um mal necessário para Guarujá, visto que a Saúde está em uma emergência sanitária. Para surpresa de 0 pessoas. A não ser um ou outro vereador, mas essa é outra discussão.

O corajoso secretário, Luiz Claudio Sartori, tem a expertise de ter passado pela gestão da Saúde do município de Diadema (SP), que tem o invejável ‘Quarteirão da Saúde’, e pelo Ministério da Saúde, além de ser defensor da administração direta na Saúde básica municipal

E disse isso na frente dos vereadores, que, de forma geral, são os primeiros a barrar qualquer projeto de concurso público na administração, não apenas aqui, mas em qualquer município do país, para não perder ‘a capacidade de alegrar aos eleitores com indicação de cargos’.

Infelizmente uma cultura maldita também em Guarujá, responsável pelo inchaço da máquina pública com pessoas nem sempre qualificadas à função atribuída, e facilmente substituídas ao sabor da política.

Enfim, na opinião de quem ouviu as tres horas de explicações do Governo, a contratação tem tudo para correr bem, com transparência e com a celeridade que é necessária. Afinal, os erros do passado já estão cobrando seus royalties e essa conta é endereçada aos contribuintes.

A defesa da cidade está em nossas mãos e é importante que todo cidadão tenha acesso ao conteúdo. A audiência está gravada e disponível para o público em geral no link: https://www.youtube.com/watch?v=eNXigcxPD08&t=2s

++++++++++

Micros

Sociedade
Vale ressaltar que apesar da inexistente comunicação prévia sobre a audiência pública com a participação da Secretaria de Saúde sobre a proposta de contratação de Organizações Sociais (OSs) para a prestação de serviços na saúde do Município de Guarujá, um bom público esteve presente nas galerias.

Sociedade II
Fora os assessores públicos, representantes da sociedade civil também estiveram acompanhando e questionando pontos do projeto. Integrantes do Movimento Guarujá 2034, bem como entidades e servidores públicos acompanharam as explicações do governo. É como o suave bater das asas da borboleta e seus impactos no mundo.

R$ 29 milhões
Esse é o valor que o Governo de São Paulo, por meio da SABESP, está investindo para implantação do sistema de abastecimento de água para atender 30 mil pessoas nos bairros Barra do Sahy, Baleia e Camburi/Camburizinho, em São Sebastião.

Tragédia
O empreendimento é parte dos esforços do Governo de São Paulo para reconstruir o Litoral Norte após as fortes chuvas e consequentes deslizamentos que aconteceram no Carnaval. A previsão é que todo o sistema seja concluído até dezembro deste ano. Que assim seja!

E Guarujá?
Em Guarujá, nenhuma novidade sobre o reservatório, mas Vicente de Carvalho já sente redução no volume de água durante algumas horas do dia. Esperamos que não seja preciso uma tragédia em Guarujá para o Governo decidir o problema de abastecimento de água na cidade.

Ocupação…
O setor hoteleiro da Baixada Santista espera ultrapassar a taxa de 75% de ocupação nos feriados de Páscoa e Tiradentes deste ano. A projeção é do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes).

…Hoteleira
O levantamento foi realizado em hotéis e pousadas das cidades de Santos, Guarujá, Bertioga e Praia Grande, e aponta que até o momento, a taxa de ocupação está em 60% para a Páscoa e 54% paras o feriado de Tiradentes.

3 mil
As cidades pesquisadas somam aproximadamente 1.038 acomodações e têm capacidade para acomodar mais de 3 mil pessoas.

Aleluia!
‘Parada da Banda de Pitangueiras’ vem aí! Está marcado para este sábado (8), dia de celebração do ‘Sábado de Aleluia’, a ‘Parada da Banda de Pitangueiras’. O evento acontece das 11h às 15 horas, na Praça Mário da Silva, que fica na avenida Leomil esquina com a rua Roberto Gelsomini, em Pitangueiras.

Banda
A banda foi formada por amigos residentes no bairro da Barra Funda, para ajudar entidades sociais da Cidade com a venda de abadás. Há 11 anos, o Centro de Reabilitação de Paralisia Infantil (CRPI) vem recebendo os recursos da folia, que já foram usados para diversas melhorias na sede da entidade.

Solidariedade
Para o presidente do CRPI a parceria tem dado bons frutos. “A parceria com a Banda de Pitangueiras é importante também para dar visibilidade ao trabalho do CRPI de uma forma que une a solidariedade à alegria do samba e do Carnaval”, relatou.

Agradecimento
Ainda sobre a banda, a sua diretoria manifestou a esta coluna, agradecimento pelo apoio do secretário de cultura, Renato Prietopaolo e, em especial, à vereadora Sirana Bosonkian, por incentivarem a manifestação cultural do Carnaval, e a solidariedade, mesmo que seja um pouco mais tarde.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement