Colunas
26ª Semana Espírita de Guarujá e Bertioga
No último dia 20 de agosto terminou a 26ª Semana Espírita de Guarujá e Bertioga.
O evento é a maior concentração de sociedades espíritas das duas cidades e contou com a participação de mais de mil fiéis.
Nas suas quatro primeiras edições, o certame foi feito pelo então Movimento Espírita de Guarujá, e com a criação da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, esta, a partir de 2002, passou, então, a coordenar as semanas espíritas.
Durante este período, nas vinte e seis edições, foram realizados palestras, seminários, cursos, feira de livros espíritas e outras atividades sempre com a finalidade de divulgar a doutrina kardecista.
»» leia também: Campanha arrecada ursinhos de pelúcia para projeto social
O Espiritismo surgiu na França em 18 de Abril de 1857 com a publicação do Le Livre des Esprites (O Livro dos Espíritos) por “Allan Kardec”, pseudônimo de Hippolyte-Leon Denizard Rivail, pedagogo de Lyon, França, responsável por importantes revisões da gramática francesa. Estima-se se que existam cerca de 15 milhões de seguidores no mundo.
O Brasil é o país onde a religião mais se difundiu, tendo cerca de 3,8 milhões de fieis. Isto se deve ao médium Chico Xavier, que psicografou mais de 500 livros, difundindo a religião em todo o país.
Chico, pelo seu trabalho social e de catequese, chegou a ser indicado duas vezes ao prêmio Nobel da Paz, o único brasileiro a conseguir este feito.
Contudo, segundo a Federação Espírita Brasileira (FEB), o Espiritismo pode chegar a muito mais seguidores. Sobre este fato ressalte-se a manifestação da pesquisadora Célia Arribas, da UFJF “Muitos não se assumem como espíritas porque são católicos ou porque não enxergam o Espiritismo como religião”.
Outro fato auspicioso é que os espíritas no Brasil têm os melhores indicadores socioeducacionais dentre os fiéis de todas as religiões praticadas no país – 31,5% deles têm nível superior completo, segundo o IBGE.
Para Marco Aurélio Cordeiro Nunes, presidente da USE, a Semana é sempre o ponto alto do Espiritismo na região. “Neste evento é quando conseguimos congregar a maioria das sociedades espíritas das duas cidades”.
A USE desde a sua fundação, que neste 2023 completa 21 anos de existência, vem sendo presidida por espíritas de renome e grande atuação em prol do Espiritismo em toda Baixada Santista.
Nomes como Francisco de Assis Lobo de Miranda, João Roberto Ré, Aurinete das Dores Trajano de Miranda e agora por Marco Aurélio Cordeiro Nunes, fazem parte de rol, e este último é quem ressalta.
“Todos foram excelentes condutores do movimento espírita na cidade e região e muito contribuíram para o crescimento da doutrina em nosso meio. Quero salientar o trabalho da irmã Aurinete que por três gestões, com ações efetivas e muito carinho, fez com que chegássemos ao número atual de 13 sociedades espíritas. Minha missão é continuar este trabalho”.
Marco Aurélio conclui: “Agora já estaremos nos reunindo para discussão dos temas da 27ª. Semana e relacionando os palestrantes que irão participar. Tenho certeza de que as casas espíritas de Guarujá e Bertioga continuarão seu trabalho de difusão e manutenção da doutrina espírita, além do trabalho assistencial grandioso que realizam como desde há muito vêm fazendo. Agradeço a Prefeitura Municipal pela cessão do Teatro além de todos que participaram da organização do evento, como também os palestrantes e principalmente a presença de todos os irmãos espíritas que compareceram maciçamente em todas as palestras realizadas”.
A 26ª. Semana Espírita de Guarujá e Bertioga foi aberta, na cidade de Bertioga e as demais palestras ocorreram sempre no Teatro Procópio Ferreira em Guarujá.
Sérgio Motti Trombelli
é professor universitário e palestrante
You must be logged in to post a comment Login