Connect with us

Destaque

Regata Santos-Rio será realizada nesta sexta-feira (4)

Publicado

em

Antes da largada oficial, os veleiros partem do píer do Iate Clube de Santos, situado em Guarujá, e, durante o desfile das embarcações o público poderá assistir as apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da Banda Musical da Marinha do Brasil

 Os Iates Clubes de Santos (sediado em Guarujá) e do Rio de Janeiro realizam nesta sexta-feira (4), a 72ª edição da Regata Santos-Rio, uma das primeiras regatas em mar aberto realizada no País. A disputa também tem os apoios da Confederação Brasileira de Vela e da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel).

 Leia também: Unaerp realiza Fórum sobre Práticas Integrativas em Saúde no dia 09

Um desfile com os veleiros participantes no canal de Santos antecede a saída da regata, que está prevista para as 12 horas. Conforme a organização da prova, o local de largada será no meio da Baía de Santos e vai depender da direção do vento. Poderá ocorrer nas proximidades das Galhetas, llha das Palmas ou Ilha Porchat.

A apresentação será abrilhantada pela Banda Militar da Marinha com aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), a famosa Esquadrilha da Fumaça. As manobras poderão ser conferidas pelo público geral no Píer dos Pescadores.

O desafio tem um percurso aproximado de 200 milhas náuticas e chegada no Iate clube do Rio de Janeiro. Com a proximidade do evento e a repercussão da edição especial na comunidade náutica, velejadores importantes já confirmaram presença.

 Aberta a veleiros clássicos e representada pelo Iate Clube de Santos, a Santos-Rio oferecerá aos três primeiros colocados da “classe Clássicos”, o troféu que representa o prêmio internacional da regata  mais antiga do mundo, nesta modalidade, organizada pelo Yacht Club de Mônaco, a Regata La Belle Classe.

Regata La Belle Classe – No dia 1º de agosto de 2013, em Mônaco, o Comodoro Berardino Antonio Fanganiello recebeu a espada que simboliza a entrada do ICS no seleto grupo de Embaixadores da Belle Classe.

A distinção, criada pelo avô do atual príncipe Albert II, é um compromisso firmado entre navegadores apaixonados por veleiros clássicos e históricos para que preservem a etiqueta náutica assim como seus valores; que cuidem do meio ambiente marinho e transmitam esses conceitos às gerações futuras.

 

Iate Clube de Santos – Com 75 anos de história, o Iate Clube de Santos é considerado, atualmente, um dos maiores clubes náuticos do país. O ICS oferece aos associados, visitantes e sócios de clubes conveniados duas belas sedes náuticas, em Guarujá, onde dispõe de área para manutenção e reparos de veleiros e de lanchas e em Angra dos Reis. 

Somadas, ocupam uma área com mais de 180 mil metros quadrados, além de uma Sede social e Administrativa que é um marco na arquitetura e na história da Cidade de São Paulo. Atualmente o ICS tem em sua flotilha veleiros das classes RGS, ORC e clássicos. “É um prazer realizar mais uma edição desse marco da vela brasileira”, disse o Comodoro do Iate Clube de Santos, Berardino Antonio Fanganiello.

Parceria – O Iate Clube de Santos realiza projetos sociais de inclusão em convênio com a Prefeitura de Guarujá, por meio do projeto da Associação Esportiva Formando Cidadão.  Desenvolve cursos na área náutica (vela, remo e canoagem) para cerca de 80 alunos.

Para o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Guarujá, José Roberto Galvão, o evento serve de incentivo para os futuros velejadores. “A cessão do espaço para os trabalhos de iniciação de vela e canoagem da Sel, por meio do Projeto Formando Cidadão, consolida a parceria da Prefeitura com o Iate Clube e, a Regata, além do grande atrativo para a Cidade e Região, serve de espelho para os nossos jovens”, complementa.

 

Outras informações poderão ser obtidas por meio do site www.icsantos.com.br

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement