Guarujá em Foco
Mudança de cobrança da taxa de lixo será pautada em Fórum Nacional
Como presidente do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Sidney Aranha pretende ampliar a discussão sobre a transferência da taxa de lixo
Da Reportagem – Eleito presidente do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, em votação on-line, o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, compõe a nova diretoria da entidade desde terça-feira (09).
Aranha comenta que o primeiro movimento na Baixada Santista será o estudo sobre a transferência da taxa de lixo cobrada no IPTU, para a conta de água. “Com isso, teríamos um aporte de recursos para poder ampliar o serviço de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos na região”.
— Leia também: Inscrições para Vestibulinho 2022 da E.M. 1° de Maio começam terça-feira (16)
Uma reunião com a Sabesp, concessionária responsável pelo abastecimento de água na Baixada, está prevista para ocorrer na semana que vem. Sidnei ressalta que caso a modificação seja realizada, não haverá mudanças na conta do consumidor e sim na gestão dos recursos.
“A taxa de inadimplemento do IPTU é em torno de até 30%, já na conta de água são 2%”, esclarece.
O Fórum existe desde 2012 e contribui diretamente para a tomada de decisões estaduais e federais sobre limpeza urbana e destinação de resíduos sólidos. O órgão trata a questão junto a representantes de outros 100 municípios brasileiros.
“Pretendemos conciliar um plano que atenda todos os municípios envolvidos”, destacou o novo presidente.
Entre os novos membros também estão os secretários municipais de Meio Ambiente: Celso Alves de Araújo (Guarapuava/PR), José Marcos Luedy Oliveira (Itacaré/BA); e Marta Arce de Brito, gestora de Resíduos Sólidos e Diretora do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Jandaia/GO.
(Contribuiu Sabrinha Hespanhol, estagiária de jornalismo)
You must be logged in to post a comment Login