Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá se despede do vereador José Nilton, o Doidão

Publicado

em

Crédito: Iolanda Teixeira

José Nilton exerceu três mandatos consecutivos na Câmara Municipal de Guarujá, entre 1996 e 2007. Retornou em 2016, quando exerceu a legislatura (2017-2020) e, reeleito em 2020, cumpria seu quinto mandato de vereador

Da Redação – O sepultamento do corpo do vereador e presidente da Câmara de Guarujá, José Nilton Lima de Oliveira (PSB), o Doidão, será realizado nesta sexta-feira (04), às 9h, no Cemitério da Consolação em Vicente de Carvalho. Personagem ilustre da história política da cidade, Doidão, faleceu na tarde de quarta-feira (2), aos 66 anos, vítima de um acidente de trânsito em Vicente de Carvalho, Guarujá.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas, no entanto, segundo relatos de testemunhas, o carro que ele dirigia colidiu com a traseira de uma carreta por volta das 16h30, na Avenida Perimetral, no Jardim Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho.

O Samu foi acionado, porém ao chegar no local, o vereador já estava sem vida. Viúvo, o parlamentar deixa três filhos. O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB) decretou três dias de luto oficial.

Prefeito e vereadores lamentam

Em nota, o prefeito lamentou a morte do vereador. “Recebo com grande consternação a notícia do falecimento do presidente da Câmara de Guarujá, José Nilton Lima de Oliveira, o Doidão, vítima de um acidente de automóvel. Presidente da Câmara Municipal por duas oportunidades, era um dos vereadores com o maior número de mandatos na Cidade. Era também sindicalista, ferrenho defensor da categoria dos caminhoneiros. Tinha Guarujá, especialmente nossa querida Vicente de Carvalho, no coração. Que Deus o receba de braços abertos”, disse Suman.

Raphael Vitiello

O vereador e secretário da Mesa Diretora, Raphael Vitiello homenageou com fotos o vereador, a quem chamou de amigo: “É dessa forma que quero me lembrar de você, meu amigo. Sorrindo e batalhando pelos menos favorecidos de nossa cidade! Você sempre soube do carinho e respeito que tenho por você. Obrigado por sua amizade. Minhas condolências a todos os familiares e amigos do José Nilton (Doidão).

“Obrigada por sua contribuição e história em nossa cidade”, foi a mensagem da vereadora Sirana Bozonkian.

“É com pesar que recebi a notícia do falecimento do presidente da Câmara Municipal de Guarujá, José Nilton Lima de Oliveira (Doidão), vítima de acidente de veículo. Que Deus possa confortar a família e os amigos”, desejou o vereador Toninho Salgado.

“Ainda em choque com a fatalidade que ocorreu na tarde de hoje, um homem de coração enorme que fez uma grande história como político na cidade de Guarujá”, destacou o vereador Sorriso.

História

Reeleito em 2020 com 2.591 votos, José Nilton Lima de Oliveira, era empresário do ramo de transporte de carga, e exerceu três mandatos consecutivos na Câmara Municipal, entre 1996 e 2007. Passados dez anos, foi novamente eleito para exercer a legislatura (2017-2020) e, nesta última eleição de 2020, reeleito para o quinto mandato de vereador.

Ingressou na Câmara Municipal em 1997, permanecendo por três mandatos consecutivos, até 2006. Foi, inclusive, presidente da Câmara entre 2005 e 2006. Retornou ao legislativo em 2016, para o quarto mandato – período em que também a exerceu a função de vice-presidente, seja no biênio 2017-2018, seja no biênio 2019-2020.

Nascido em Lages (BA), José Nilton veio para Guarujá quando tinha apenas 11 anos e aqui construiu sua família e carreira profissional. Começou trabalhando como engraxate; depois, como patrulheiro do CAMP de Santos; até se tornar mecânico (teve uma oficina, inclusive) e, mais tarde, caminhoneiro.

A entrada na política se deu na década de 1990, quando um tenente de polícia o convenceu a se candidatar a vereador, em razão da popularidade que tinha na Cidade, especialmente entre os caminhoneiros do Porto. “Fiz a primeira campanha com uma placa só e fui eleito, em 1996, sendo depois reeleito mais duas vezes”, recorda.

Na Câmara Municipal, Doidão contabiliza mais de 1.500 proposituras, entre projetos de leis, indicações e requerimentos. É autor de mais de 15 leis municipais, entre elas, a Lei 4.606, que prevê medidas de prevenção e combate ao abuso sexual de mulheres nos meios de transporte coletivo.

Também é autor da Lei 4.559, que prevê a implantação do Programa Horta Comunitária Urbana, em terrenos ociosos da Cidade, assim como da Lei 4.519, que autoriza o Poder Executivo a criar Programa de Aproveitamento de Alimentos não Consumidos no Município.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement