Guarujá em Foco
Etec oferece formação gratuita de gastronomia a turismo
Tatiana Macedo
Da reportagem
ETEC oferece inscrições para formação rápida e acessível até dia 6, com valor de R$ 39,00. As provas estão marcadas para o dia 3 de julho.
Leia também: Motorista perde controle do carro e invade loja
Já faz algum tempo que o ensino superior não é o único caminho para o desenvolvimento de uma nova carreira. Os cursos técnicos qualificam estudantes em diversas habilidades técnicas, acadêmicas e de empregabilidade.
Em Guarujá, a Escola Técnica Estadual Alberto Santos Dumont (ETEC) está com processo seletivo aberto para diversos cursos e é uma opção interessante para quem busca maneiras mais rápidas e acessíveis de entrar no mercado de trabalho.
A escola é administrada pelo Centro Paula Souza, uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, oferece formação técnica para quem está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio.
Os cursos têm duração de dois a quatro semestres, e formam profissionais em nível médio. A nossa reportagem esteve no local e conversou com coordenadores de alguns cursos.
A coordenadora do curso de Gastronomia lembra que os cursos são gratuitos. “O aluno só vai pagar a inscrição. Todos os insumos para a realização dos pratos são fornecidos pela escola”, afirma.
Sueli conta que a nomenclatura do curso passou de Cozinha para Gastromonia desde o início deste ano, por determinação do Ministério da Educação e Cultura (MEC). “O curso é de um ano e estão abertas inscrições para a segunda turma”.
“Nós temos três ex-alunos que abriram seus negócios próprios na Cidade após o curso. É uma ótima oportunidade para quem quer empreender ou ganhar uma renda extra”, conclui Sueli.
A aluna Edna Cristina Arantes, 43 anos, começou as aulas de Gastronomia quando estava concluindo o último ano do Ensino Médio, no ano passado. “Vou me formar agora em junho. Quero me especializar na área, e abrir minha própria empresa. Muitos que saíram daqui já estão com seu próprio negócio”, afirma.
Fábio Costa Maia, 37 anos, que se forma em junho, diz que sempre teve vontade de aprender a cozinhar com técnicas mais elaboradas. “Eu me aventurava em casa e me inscrevi no curso para experimentar e adorei”, afirma. Assim como Edna, Fábio também quer abrir seu próprio negócio.
Já Gabrielle Ferreira, de 21 anos, está até ganhando seu próprio dinheiro com o curso. “Eu me formo em junho e já estou estagiando. Quero seguir na área de alimentação”, conclui.
Outros cursos – Além do curso de Gastronomia, a Etec está com inscrições abertas para os cursos de Logística e Informática, no período noturno; Secretariado e Administração, semi-presenciais, com aulas aos sábados; e cursos de Ensino a Distância (EAD) para Guia de Turismo, Administração, Comércio, Secretariado, Desenvolvimento de Sistemas e Transações Imobiliárias.
Importante salientar que o curso de Guia de Turismo não é voltado apenas para a Região da Baixada Santista. “É uma dúvida muito frequente. Além de ser totalmente EAD, podendo estudar na hora que tiver tempo, o aluno recebe a carteirinha para trabalhar em qualquer lugar do território nacional”, explica Sueli, que também é professora do curso.
As inscrições seguem abertas através do site http://www.vestibulinhoetec.com.br, até a próxima segunda-feira (6), com valor de R$ 39,00.
Gabrielle, Fábio e Edna são formandos da turma de Gastronomia
Alunos do curso de gastronomia na sala de aula
Alunos do curso noturno de informática
Alunos do curso noturno de Logística
Alunos do curso noturno de Logística
You must be logged in to post a comment Login