Guarujá em Foco
Moradores cobram promessa eleitoral no Jardim Las Palmas
Com faixa em uma avenida de grande circulação, moradores destacam vias sem pavimentação no bairro e cobram autoridades; iniciativa partiu dos próprios moradores, reunidos em um aplicativo de mensagens
Karina Mingarelli
Da Reportagem
As queixas são as mesmas, não importa quem seja o morador questionado sobre a faixa colocada na avenida dos Caiçaras, com a finalidade de chamar a atenção das autoridades para a demanda dos moradores de um trecho do Jardim Las Palmas, em Guarujá.
Residentes no bairro que pertence a área nobre da cidade, os moradores se queixam das ruas esburacadas, da poeira em dias secos e da lama em dias de chuva, que dificulta o tráfego de veículos e bicicletas, além dos próprios pedestres, no bairro. A drenagem lenta da água da chuva também está entre as queixas.
“Todo ano é a mesma coisa. Chega a época de chuvas os transtornos aumentam”, contou um morador antigo do bairro que preferiu não se identificar. “Tem também esse campo cedido pela prefeitura que não faz a manutenção das calçadas e o mato sobe alto, trazendo bichos e muitos mosquitos. É só descaso de todos os lados”, conclui.
Outro morador disse que ficou bem surpreendido ao ver a faixa. “Nossa vizinhança é cheia de pessoas ilustres no esporte, no social e até autoridades, que pela proximidade com as autoridades já fizeram as cobranças. Mas, até eles concordaram que algo precisa ser feito”, disse à reportagem..
A iniciativa partiu dos próprios moradores, reunidos em um aplicativo de mensagens. “Cada um deu sua contribuição para a confecção das faixas. Estamos cansados do descaso da prefeitura e resolvemos cobrar a pavimentação publicamente”, explica o morador Carlos Alexandre.
As demandas do bairro já foram levados ao governo, durante reuniões dos moradores com o prefeito e um vereador. “Todo o restante do bairro tem asfalto, mas nós ficamos só nas promessas do vereador Sérgio Santa Cruz e do prefeito Válter Suman, que vieram duas vezes ao bairro falar com os moradores , mas não resolveram a questão ainda”, contou o morador.
Planejamento não contempla todas as vias
A reportagem questionou a prefeitura sobre as demandas dos moradores. Em nota, a secretaria de Planejamento informa que reconhece os trechos sem pavimentação e que está buscando recursos para a realização das melhorias.
Segundo informado, na rua Jorge Chaddad o trecho não pavimentado possuiu cerca de 193 metros (entre a Av. dos Caiçaras e até o seu ‘final’, pouco após a Rua Josafa de Almeida Galindo).
Já a Rua José Alves de Oliveira não possui pavimento no trecho entre a Av. Miguel Alonso Gonzalés até a Washington de Souza (aproximadamente 60 metros). A secretaria ainda informa que a Rua Josafa Almeida Galindo não possui pavimento em sua totalidade (cerca de 92 metros).
O ponto de destaque à resposta que os moradores esperam é a Rua José Alves de Oliveira, onde um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já prevê a melhoria.
“A Prefeitura de Guarujá já concluiu o processo de licitação e, atualmente, aguarda a liberação do dinheiro por parte do MDR para dar a ordem de serviço. Segundo a Portaria 424, a Administração Municipal não pode anunciar a ordem de serviço sem o dinheiro na conta. Por esse motivo, tem cobrado incansavelmente essa liberação, no valor de R$ 384.205,00, referente ao contrato de repasse” anunciou em nota.
Sobre a Rua Jorge Chaddad, o Planejamento municipal informa que ela se encontra em projeto de planejamento e captação de recursos extraorçamentários para que as intervenções necessárias sejam realizadas.
Vereador quer marcar reunião
entre moradores e o prefeito
O vereador Sergio Santa Cruz também respondeu à nossa reportagem e destacou que desde 2018 vem apresentando indicações no sentido de atender aos moradores. Desde pedidos de serviços de motonivelamento, à pavimentação nas vias do bairro, o vereador tem dado atenção às demandas dos moradores.
“No segundo turno das eleições de 2018, fomos recebidos pela D. Sandra e não havia nem planejamento para pavimentação das ruas de lá”, reconhece o vereador. Desde que retornou à Câmara, ele vem apresentando indicações ao governo, mas esclarece que “o vereador pode pedir, indicar, mas quem executa é o Executivo”.
Após a repercussão da faixa, o vereador está tentando levar os moradores para falar diretamente com o prefeito Válter Suman. Segundo Sergio, a boa notícia é que o próximo Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público), prevê cerca de 300 vias contempladas com serviços, e a pavimentação nas ruas do bairros Las Palmas está incluída.
You must be logged in to post a comment Login