Colunas
É chegada a abertura da Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e Fome
Com o início do tempo da Quaresma, após a Quarta-feira de Cinzas, os católicos terão no próximo dia 26 de fevereiro a oportunidade de celebrar a abertura da Campanha da Fraternidade 2023.
O evento contará com uma liturgia voltada para o despertamento espiritual e a ação prática necessária para o combate à desigualdade e à fome. Neste ano, em sua 60ª edição, a Campanha tem como tema principal a fome, algo que também ocorreu em outras duas edições – 1975 e 1985.
Em 1975, o tema foi ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’. Já em 1985, o lema foi ‘Pão para quem tem fome’.
O tema foi escolhido ainda em 2022, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que foi realizado em Recife, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’.
A escolha se deu diante do agravamento da segurança alimentar e nutricional no contexto nacional. O Brasil voltou ao mapa da fome em 2015, um ano depois de ter saído segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente 33,1 milhões de brasileiros não têm garantia de sua alimentação.
Desta forma, a Campanha da Fraternidade 2023 está sendo articulada pela Igreja no Brasil como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome pela terceira vez. O lema da CF 2023 segue uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), afinal, ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs.
A campanha busca incentivar as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus.
Clique aqui e confira a Oração e o Hino da Campanha da Fraternidade 2023. E acesse o site para conferir todos os detalhes e atualizações:
Em Santos, o lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2023 aconteceu no auditório do Colégio Liceu Santista, sob a responsabilidade de Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo Diocesano de Santos.
You must be logged in to post a comment Login