Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá é uma das melhores cidades da Baixada para empreender

Published

on

Pesquisa avaliou os 101 municípios mais populosos, que tem São Paulo ocupando a primeira colocação, e reúne outras cidades da Baixada Santista

Guarujá é uma das melhores cidades para empreender. É o que revela o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, uma pesquisa feita pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Governo Federal. A Pérola do Atlântico, que ocupava a 83ª colocação no ano passado subiu, neste ano, para a posição 77ª, a melhora mais expressiva da Região, conforme a Enap.

A pesquisa avaliou os 101 municípios mais populosos, que tem São Paulo ocupando a primeira colocação, e reúne outras cidades da Baixada Santista. O Governo Federal explica que o avanço expressivo de Guarujá ocorreu por ações como a melhora na gestão fiscal, além da redução na taxa de congestionamento em tribunais, o que impacta positivamente o pilar “Ambiente Regulatório”.

— Leia também: Atenção: Anvisa suspende alimentos da marca Fugini

No eixo Infraestrutura, no qual Guarujá está na 6ª colocação, a cidade tornou o acesso à internet muito mais rápido, além do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita municipal em 2019, das compras públicas, das operações de crédito e do capital poupado per capita. Tudo atrelado ao crescimento da proporção de funcionários em ciência e tecnologia, contratos de concessão e aumento do tamanho das empresas em tecnologia de informação e comunicação.

Educação
No componente capital humano, Guarujá apresentou alta expressiva na taxa líquida de matrículas do Ensino Médio, o que indica uma boa retomada da educação básica de adultos no pós pandemia.

Confira a posição de Guarujá, por especialidade, no ranking do ICE 2023:

Geral – 77ª colocação
Infraestrutura – 6ª
Ambiente Regulatório – 35ª
Mercado – 58ª
Acesso a capital* – 72ª
Inovação – 55ª
Capital – 70ª
Cultura empreendedora – 87ª

Prefeito destaca ambiente de negócios gerados na Cidade

A evolução de Guarujá no Índice de Cidades Empreendedoras é comemorada pelo prefeito Válter Suman. “Construímos um verdadeiro ambiente de negócios em nossa Cidade, a partir do envolvimento de várias secretarias municipais e, principalmente, devido às grandes parcerias firmadas com Sebrae, Senai, CDL, Aceg, iniciativa privada, entre outros. E a nossa meta é permanente: sempre alcançar mais pessoas”, comemora o chefe do Executivo.

O resultado positivo se deve a um conjunto de ações consistes, desenvolvidas ao longo de 2017 pela Prefeitura. Dentre elas, o aumento significativo, de microempreendedores individuais (MEIs) na Cidade, passando de 13 mil em 2017, para os mais de 32 mil criadas até o momento.

A oferta rotineira de cursos e capacitações é outra importante ferramenta disponibilizada pela Prefeitura, assim como maior acesso a crédito; desburocratização e digitalização dos processos (incluindo a emissão de alvará e de notas fiscais); redução dos gargalos na análise de licenças.

Empresas maiores também contam com a facilidade e agilidade proposta pelo Programa Via Rápida Empresa, gerando ainda mais renda e oportunidades. No quesito infraestrutura, a Prefeitura destaca o posto do Sebrae no Centro.

Outro exemplo é que, hoje, para viabilizar o CNPJ de uma empresa em determinado endereço, o prazo é de apenas um dia útil, com procedimento praticamente feito todo de modo online. Antes, a espera levava 46 dias úteis.

Futuro
A Prefeitura pretende potencializar ainda mais o setor, o Município conquistou um novo posto do Sebrae na Cidade, que será viabilizado em Vicente de Carvalho, devido ao comércio pujante do Distrito. Por lá, esse ambiente de negócios na Cidade estará ainda mais fortalecido com o Aeroporto Civil Metropolitano. “O Aeroporto vai gerar novos empregos, outros negócios e toda uma cadeia de serviços”, afirma o prefeito.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement