Guarujá em Foco
População pode contribuir para Orçamento 2024
Ação visa fortalecer o papel do cidadão e ampliar a sua participação na gestão dos recursos; sugestões podem ser encaminhadas até 15 de julho
A Prefeitura de Guarujá realizou na noite da última quarta-feira (14), a audiência pública referente à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2024. O objetivo do encontro, que ocorreu no Teatro Municipal Procópio Ferreira, foi promover o processo de Orçamento Participativo, que prioriza o envolvimento direto da população na discussão com o Poder Público acerca dos investimentos no Município.
— Leia também: Chuva altera programação da 1ª Semana da Diversidade Sexual de Guarujá
Na ocasião, os moradores encaminharam as sugestões, por meio de um formulário que foi direcionado às secretarias. Os titulares de cada pasta subiram ao palco para esclarecer dúvidas e responder as sugestões da população. Posteriormente, o material será analisado novamente pela Prefeitura.
A superintendente Orçamentária da Secretaria Municipal de Finanças, Fátima Cristina de Jesus da Silva, comentou sobre a importância da audiência, visto que a população ajuda a decidir, de forma direta, a aplicação de recursos em serviços que serão executados pela Administração Municipal.
“A ideia é fortalecer o papel do cidadão e ampliar a sua participação na gestão dos recursos do Município, construindo com o planejamento de forma democrática e aproximando a população do Poder Público”, destacou.
Morador de Guarujá há 73 anos, o munícipe Abimael Marcelo dos Santos comenta que decidiu participar por entender que é necessário a população saber para quais projetos é destinada a verba da Cidade. “Muitos reclamam, mas nos dias de audiência não comparecem para mostrar quais são as suas reais necessidades e avaliar onde deve ser empregado o dinheiro do imposto pago”, comentou o aposentado.
Já o morador José Jean Santos da Silva, aproveitou o dia de folga para exercer a sua cidadania. “Estava em casa e resolvi participar. É bom para a comunidade saber o que está acontecendo no Município e como os gestores estão atuando”, avaliou.
Educação, sustentabilidade e zeladoria foram os temas abordados pelo munícipe Henrique Dias, que participou da audiência representando o Centro de Documentação e Memória de Guarujá, o CEDOM – Guarujá.
Sugestões pela internet
Quem não participou da audiência ainda tem a oportunidade de participar do processo pela internet. Basta preencher o formulário disponibilizado pela Prefeitura no link https://rb.gy/ljohd. Outra opção é o envio por e-mail, no endereço eletrônico gestao.orcamentariagja@gmail.com. O canal segue aberto para envio até 15 de julho.
You must be logged in to post a comment Login