Colunas
Como regularizar meu IPVA atrasado?
Prezados leitores, já ultrapassamos a metade do ano e certamente a frase mais escutada por todos nós é: “como o ano está passando rápido!”. Mas, de forma otimista eu vejo como uma forma de ainda iniciar projetos que estavam nos planos, regularizar o que precisa ser regularizado.
Sabemos que as dívidas podem ser alvos daquele efeito “bola de neve”, porém, elas podem ser eliminadas aos poucos e hoje irei auxiliar vocês no que diz respeito ao IPVA. Esse é um imposto estadual, ou seja, o Estado que “manda no jogo” e todos os que possuem automóveis pagam esse tributo.
O dinheiro arrecadado com ele é responsável por custear áreas como saúde, educação, segurança etc., portanto, quando vocês se questionarem sobre o destino do que pagam, com relação ao IPVA é isso.
»» Leia também: Comércio: existe diferença de tributação entre loja física e a virtual?
Agora, para vocês consultarem os débitos, basta acessarem o site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, preenchendo o número do RENAVAM do automóvel e demais dados do bem. Com isso, será possível descobrir o valor pendente total e, assim, ainda no mesmo portal, há opção de emitir uma guia para pagamento, inclusive parcelado.
Mas o que acontece se permanecer com esse tipo de pendência? Além do valor total ir aumentando cada vez mais, em decorrência dos juros e multa, haverá problemas que impedirão o licenciamento do veículo, impactando na liberação de créditos para financiamentos e, inclusive, inserção em dívida ativa, essa última dificultando negociações com o veículo.
Muito cuidado nesse momento com oferecimento de créditos ou mesmo as modalidades de parcelamento, analisem com cuidado como ficam as condições de eventuais taxas, sob pena de “pagar o dobro” do devido. Se torna necessário, e muito prudente, estudar a proposta com calma antes de concretizar qualquer decisão.
Fique atento(a) ao seu Direito, mas também aos seus deveres!
Beatriz Biancato é advogada tributarista em Guarujá, com ênfase em Tributação Municipal, Autora pela Editora Dialética e Idealizadora do Projeto gratuito “Tributário Sem Mistério”, cujo acesso pode ser feito através de https://www.tributariosemmisterio.com.br
You must be logged in to post a comment Login